Super Banner

Manutenção Preventiva: Os pneus fazem parte dessa lista

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Manutenção Preventiva: Os pneus fazem parte dessa lista

Antes de iniciar este artigo, um conselho que nós queremos te dar hoje é: não faça a manutenção preventiva do seu carro de qualquer jeito. 

Nem que seja feita por partes, mas busque levar o seu carro para que os profissionais possam avaliar as peças e os componentes do automóvel. 

Especialmente, os pneus. Eles são peças fundamentais para o funcionamento do carro. Desse modo, eles devem estar na lista de prioridades. 

Normalmente, os pneus começam a se desgastar ao longo do tempo de uso. Assim, para verificar o momento ideal da troca de pneus, é feita a manutenção preventiva. 

Com isso, o profissional avaliará qual o nível da banda de rodagem em relação ao nível dos sulcos presentes.

Sendo assim, se o nível da banda de rodagem estiver maior em relação ao nível dos sulcos, é necessário realizar um rodízio de pneus.

Agora, se esta situação se inverte, ou seja, se o nível da banda de rodagem estiver menor que o nível dos sulcos, é indicado a substituição dos pneus. 

De modo geral, para que o condutor possa realizar a melhor escolha para o seu automóvel, é importante buscar bons profissionais para realizar este tipo de verificação da manutenção preventiva. 

Além disso, a manutenção preventiva pode indicar se o pneu está em bom estado de uso. Isso porque, em alguns casos, os pneumáticos podem possuir rachaduras ou até mesmo se encontram em tempo de substituição ou troca, segundo o fabricante.

Quer saber mais sobre a manutenção do seu carro? Acompanhe a seguir!


Tipos de manutenção

Os tipos de manutenção correspondem ao tipo de serviço realizado no carro.

Por isso, quando pensamos em manutenção para resolver um problema, estamos pensando em manutenção corretiva.

Como o próprio nome já identifica, é o tipo de manutenção que corrige algo que está ruim ou quebrado.

Desse modo, a manutenção corretiva refere-se quando estamos falando de um carro, temos que pensar que deve ser feita em uma peça que não tem como prever que vai quebrar.

Um exemplo bem fácil para entender quando deve ser realizada a manutenção corretiva é um furo no radiador, ou na tubulação de água.

Esses tipos de problemas sabemos que podem acontecer em qualquer hora e 99% das vezes não conseguimos prever.

Já a manutenção preventiva é uma tentativa de minimizar um gasto excessivo e principalmente não ser obrigado a parar o carro por muito tempo.

Diferente da manutenção corretiva a manutenção preditiva pode ser realizada em um dia que você não precisa do carro.

Vamos ao exemplo: Uma troca de óleo. 

Com a manutenção corretiva o óleo estaria mais grosso do que o devido, não estaria fazendo a lubrificação e resfriamento das peças de forma correta.

E dependendo do caso que é encontrado o óleo é bem possível que se o óleo estiver muito queimado tenha que refazer o motor.

Como falamos no começo do texto, a manutenção corretiva geralmente demanda mais dinheiro e mais tempo.

Pois, quando uma peça se danifica, muita das vezes acaba condenando outras peças que estão ligadas.

Já na manutenção preventiva isso não acontece, no exemplo da troca de óleo. Ao invés de condenar outras peças o serviço que vai ser feito.

Respondendo a pergunta sobre se a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva:

É sim mais barata, vamos explicar o porquê disso.


Manutenção preventiva: pneus

Os pneus devem possuir um rodízio.

Dessa forma, o rodízio dos pneus deve ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses.

Com esse tipo de rodízio faz com que os pneus que recebem mais carga, possam ser desgastados igualmente.

Os pneus que ficam na parte da frente recebem o peso do motor, com isso, são desgastados com mais facilidade.

O rodízio deve acontecer a inversão dos pneus traseiros para a parte da frente.

Já os dianteiros devem ir para os lugares dos traseiros.

Quando 2 pneus são substituídos  o ideal é serem colocados na dianteira. Isso acontece, pois os mesmos estão rígidos e aguentam mais tempo o peso do pneu.


Manutenção preventiva é mais barata

Como já respondemos, a manutenção preventiva é quase sempre mais barata que em manutenção corretiva.

Quando você possui um planejamento de manutenção, você terá menos gastos com a manutenção do seu automóvel.

Pois, com um planejamento de manutenção a compra de material pode sair mais em conta, pois a pessoa vai ter mais tempo para pesquisar e encontrar um valor mais agradável.

Outro fato que também é favorável para quem realiza um planejamento de manutenção é a questão do tempo.

Em uma troca de óleo, por exemplo, se a pessoa não puder parar o carro naquela semana, não tem risco de outras peças virem a quebrar.

Além do fato de que, quando algo é planejado, o gasto também é planejado. Como resultado, o serviço automotivo acaba não sendo um susto como é em uma manutenção corretiva, por exemplo.


Manutenção preventiva: conheça a Full Pneus

Para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!

Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto! Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook        Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção