Manutenção preventiva: economize na manutenção do seu carro
Autor: Full Pneus
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Quem tem carro sabe: é necessário fazer uma manutenção preventiva periodicamente no seu automóvel.
Você pode até pensar: “Vou ter que gastar dinheiro todo mês com carro?”
E a resposta que daremos aqui é que você não precisa gastar dinheiro com manutenção preventiva do seu automóvel todo mês.
Até porque, como o próprio nome diz: a manutenção preventiva serve para prevenir que você tenha gastos desnecessários com seu carro. Como resultado, você economiza e não perde dinheiro.
Tá, mas como assim? Vamos explicar.
Geralmente, ao longo do tempo, as peças do seu automóvel se desgastam e estragam e fazem com que outras peças se estraguem também sem você perceber, pegando você desprevenido e fazendo com que você gaste dinheiro às pressas.
Por isso, optar por fazer uma manutenção preventiva com frequência vai prevenir que você passe por essas situações.
E a frequência dessas manutenções vai depender da sua relação com o uso do carro. Além disso, a manutenção das peças não precisa ser em todos os meses, mas, isso também pode ser discutido com um especialista na área.
Quer saber mais sobre a manutenção preventiva que você precisa oferecer ao seu carro?
Acompanhe este artigo!
Dicas para uma Manutenção preventiva
Qual é a diferença entre uma manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
Basicamente, a corretiva é quando a peça para de funcionar e tem que ser substituída.
Enquanto, a manutenção preventiva é a substituição de peças que não possuem defeito. Porém, não estão em seu funcionamento completo ou na sua melhor performance.
Confira, a seguir, algumas dicas para que você tenha um bom êxito na manutenção do seu carro. E, assim, ele possa ter um ótimo funcionamento nas ruas e estradas.
Manutenção preventiva: fique atento nas próximas dicas:
1º Dica: lubrificação
Em relação à lubrificação do seu carro: todo veículo que possui um motor à combustão necessita ter uma lubrificação.
Pois, com a lubrificação em dia, é possível ter o mínimo de aquecimento.
2º Dica: óleo lubrificante
Ainda falando de lubrificação, é preciso observar o tempo ou a qualidade.
Essa dica é fundamental para todos os dois tipos de pessoas que comentamos no início do texto.
O óleo lubrificante pode ser medido ou observado pelo tempo de troca, pela sua cor ou pela sua quilometragem:
Quilometragem: 5 a 10 mil quilômetros rodados.
Tempo: 6 a 12 meses da última troca.
Cor: a cor diz muito de como está a lubrificação do motor. Se for encontrado uma cor caramelo escuro, isso mostra que o óleo já está em tempo de trocar.
3º Dica: refrigeração
Como estamos falando de motores à combustão interna, é necessário que haja resfriamento.
Com isso, a câmara de combustão chega a 900 graus Celsius. Com uma temperatura dessa, é necessário que seja feito um resfriamento.
Por isso, indicamos realizar a troca de 6 em 6 meses.
Dessa forma, com a troca do líquido de resfriamento, há uma limpeza de todo o sistema e um resfriamento mais apropriado.
4º Dica: líquido de resfriamento
Algumas pessoas acham que líquido de refrigeração pode ser usado água.
Diferente da água, o líquido de resfriamento possui um nível de aquecimento bem maior que a água.
Como resultado, a água não tem o mesmo poder de resfriamento e nem de limpeza do sistema.Por isso, o seu carro agradece quando você usar o líquido de arrefecimento específico para essa manutenção.
5º Dica: o filtro
Os filtros são responsáveis por limpar e purificar os fluidos. Assim, o filtro de óleo deve ser trocado juntamente com a troca de óleo. Dessa forma, ele deve ser trocado com 10 mil km já rodados.
O filtro de combustível é responsável por tirar toda e qualquer impureza do combustível. Seja ele gasolina, álcool ou diesel.
Já os filtros de ar do sistema de restauração devem ser trocados também com 10 mil km.
O filtro do ar condicionado deve ser limpo a cada 3 meses e substituído a 6 meses. Assim, ele é incumbido de purificar o ar para dentro do ambiente.
6º Dica: pneus
Os pneus devem possuir um rodízio.
Dessa forma, o rodízio dos pneus deve ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses.
Com esse tipo de rodízio faz com que os pneus que recebem mais carga, possam ser desgastados igualmente.
Os pneus que ficam na parte da frente recebem o peso do motor, com isso, são desgastados com mais facilidade.
O rodízio deve acontecer a inversão dos pneus traseiros para a parte da frente.
Já os dianteiros devem ir para os lugares dos traseiros.
Quando 2 pneus são substituídos o ideal é serem colocados na dianteira. Isso acontece, pois os mesmos estão rígidos e aguentam mais tempo o peso do pneu.
7º Dica: observar as peças substituídas.
Essa dica é para observar o material que está sendo substituído.
Devem possuir a mesma medida, as mesmas especificações e se possível por produtos originais.
Pois, com produtos que não são originais o risco de quebrarem ou não funcionarem como devido é bem maior.
Manutenção preventiva é mais barata
Como já respondemos, a manutenção preventiva é quase sempre mais barata que em manutenção corretiva.
Quando você possui um planejamento de manutenção, você terá menos gastos com a manutenção do seu automóvel.
Pois, com um planejamento de manutenção a compra de material pode sair mais em conta, pois a pessoa vai ter mais tempo para pesquisar e encontrar um valor mais agradável.
Outro fato que também é favorável para quem realiza um planejamento de manutenção é a questão do tempo.
Em uma troca de óleo, por exemplo, se a pessoa não puder parar o carro naquela semana, não tem risco de outras peças virem a quebrar.
Além do fato de quando algo é planejado, o gasto também é planejado. Então, não sendo um susto como é em uma manutenção corretiva.
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