Manutenção dos Freios: Qual a Importância de Fazer?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Manutenção dos Freios: Qual a Importância de Fazer?

Trepidação no volante e Barulho de “ferro com ferro” são alguns dos sinais de que os Freios precisam de manutenção!

O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por isso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é pensar na segurança.

Cabe ao motorista o dever de ficar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. Porém, ainda mais importante é realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que problemas aconteçam.

Nesta matéria, vamos apresentar as vantagens da manutenção preventiva dos componentes do freio e, também, como identificar possíveis problemas no seu carro. Dessa forma, acompanhe todos os tópicos a seguir.

Por que fazer uma manutenção preventiva dos freios?

Os sistemas de freio estão ficando cada vez mais complexos e contando com ainda mais tecnologia embarcada. Isso é um fator positivo, uma vez que estes avanços foram projetados para levar mais segurança para o veículo e seus ocupantes.

Dessa forma, a manutenção preventiva tem se tornado cada vez mais relevante na vida de quem dirige. Assim, fazer um checkup antes de pegar a estrada e evitar que algo possa apresentar problemas é necessário para garantir que um eventual defeito não se torne um problema ainda mais complexo.

A quantidade de componentes que fazem parte do sistema de freios é grande. Então, quanto mais cedo alguma falha for detectada, melhor. Portanto, itens como a pastilha e o disco de freio devem ser considerados.

Quando fazer a manutenção?

Cada fabricante tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção preventiva dos componentes que fazem parte do sistema de freios. Por isso, cheque sempre o manual do proprietário para ter informações mais precisas e tomar os cuidados necessários com o carro.

Assim, os materiais que compõem o sistema têm diferentes graus de desgaste. Como resultado, eles precisarão de reparos ou até mesmo de completa substituição em diferentes momentos.

Caso haja mau funcionamento em algum dos itens, é indicado recorrer à avaliação de um profissional especializado para determinar se é preciso ou não realizar a troca. Dessa forma, pastilha e o disco de freio, no modo geral, merecem uma atenção especial durante as revisões periódicas do carro. Portanto, tenha atenção com estas peças.

Como saber se há algum problema com os freios?

No dia a dia com o carro, é bom ter atenção a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de freios. Assim, no tópico abaixo, apresentamos uma lista com os mais comuns.

Trepidação no volante

Se ao frear você sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser sinal de disco de freio empenado.

Barulho de “ferro com ferro”

Caso ouça um barulho de ferro batendo durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de freio precisam ser substituídas. Lembre-se de que elas são indispensáveis para manter a eficiência da frenagem.

Pedal de freio baixo

Se o pedal de freio estiver muito baixo, pode ser por conta da falta de fluido — geralmente indicada no painel — ou também em virtude de algum problema com o servo ou até o cilindro mestre.

Pedais enrijecidos

A dificuldade para pisar no pedal está relacionada ao servo freio. Dessa forma, se sentir que o pedal estiver muito rígido para pisar, é necessário substituir este componente, o que é feito após rodar algo entre 120 e 200 mil quilômetros.


Para realizar a Manutenção dos Freios do seu Carro, clique aqui! Temos uma equipe altamente capacitada para cuidar dele!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira