Manutenção do ar-condicionado: Economia de Combustível

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Manutenção do ar-condicionado: Economia de Combustível

Como bem sabemos um item crucial que antigamente era artigo de luxo, é o ar condicionado. Sendo assim, conheça mais sobre a manutenção do ar-condicionado.

Com isso, os veículos automotivos vêm passando por atualizações, tanto no seu exterior no motor, quanto, principalmente, no interior.

Carros cada dia mais velozes e com o conforto de um sofá de casa. Além disso, os fabricantes pensam em construir carros para terem uma alta velocidade.

Não é diferente da Lamborghini que busca juntar tecnologia, sofisticação, conforto e  principalmente velocidade.

Dessa forma, é verdade que esses carros mais velozes não possuem tanto conforto. Isto porque são projetados para segurarem as pessoas no banco.

Nesses casos, utilizamos os bancos conchas. Dessa forma, estes bancos fazem a função de abraçar o corpo da pessoa.

E até nesses casos que não tem tanto conforto, ainda mais se a pessoa possuir 1,90 metros de altura e ficar bem apertado, um componente indispensável é o ar- condicionado.

Em carros mais populares, como HB20 1.0 da Hyundai ou Uno Attractive 1.0 da Fiat ou Kwid Life 1.0 da Renault, possuem seu kit básico que são, vidros dianteiro e travas elétricas e o ar- condicionado.

O  aparelho de ar condicionado tem suas funções como todo aparelho de ar.

É natural que pensemos que o ar condicionado como um todo é apenas para o resfriamento do ar, sendo que a grande verdade ele faz mais que isso.

Quando o ar é puxado para dentro do veículo, ele passa por um filtro que retira a impureza. Em seguida, ao resfriar esse ar, é eliminado a umidade.

Por isso, toda vez que você usa o ar condicionado do seu automóvel, quando você pára e depois volta tem água no chão.


Manutenção do ar- condicionado: economia

Algumas pessoas pensam que a falta da utilização do ar condicionado em estradas faz com que haja uma economia.

Podemos te afirmar que não é bem assim. Além disso, podemos dizer mais: se você faz isso, você pode estar gastando até mais do que se estivesse usando o ar condicionado.

Sim, isso mesmo que você leu. 

Quando utilizamos o automóvel com as janelas abertas, a massa de ar se move para dentro do veículo fazendo com que esse ar que se move por fora, ele prenda o veículo. 

Esse fenômeno físico, faz com que a massa de ar seja maior dentro do veículo do que se estivesse com as janelas fechadas. 

Assim, todo fabricante de um automóvel pensa em sua aerodinâmica. Mas o que é aerodinâmica de um carro?

A aerodinâmica nada mais é do que o desenho que o ar faz, no caso do carro, não é diferente, o desenho que o carro tem não é apenas estético.

Ele tem a função de reduzir o atrito do carro contra o ar.

Quanto menor o atrito em torno do veículo, melhor é a relação do carro em relação ao combustível.

Resumindo, para reduzir o consumo de combustível em um automóvel é mais viável que os motoristas utilizem o ar condicionado.

Nesse sentido, as empresas realizam testes com o carro utilizando o ar condicionado. Isto para saber quanto o automóvel utiliza para percorrer uma distância.


Manutenção do ar- condicionado: cuidados

Devemos ter alguns cuidados com o ar condicionado. 

Frequentemente, ligue o ar condicionado do carro. Dessa forma, recomenda-se que o ar condicionado do seu carro seja ligado pelo menos uma vez por semana. Mesmo em dias frios e o deixe funcionar por pelo menos dez minutos. 

Essa atitude permite que o inversor controle a função de retenção e a válvula do sistema continue operando. 

Pode até ser feito com sprays que são facilmente encontrados em lojas de autopeças. No entanto, a limpeza adequada da máquina geralmente dura mais e é mais eficiente. 

Essa limpeza ajuda a eliminar ácaros, bactérias e fungos que crescem nos dutos de ar e filtros do sistema de refrigeração. 

Quando ligamos os condicionadores de ar, eles produzem odores desagradáveis ​​e também podem causar problemas respiratórios para os usuários de automóveis.

A recirculação do ar é uma função que impede a entrada de ar do exterior, de forma que apenas o ar da cabina pode ser recirculado no automóvel. 

Isso otimiza o processo de resfriamento e evita que a fumaça externa entre na cabine. No entanto, esse recurso também pode ser perigoso: pode aumentar a presença de dióxido de carbono no carro, o uso excessivo do sistema de recirculação pode causar sonolência e, em casos extremos, pode causar desmaios. 

O carro esquenta com o sol? Você pode esfriar rapidamente, se o carro estiver ao sol. Além disso, o desempenho do ar condicionado do carro pode ser melhorado pelas seguintes etapas: Abre a janela Ligue e mova o carro ao longo da rua;

Ligue o ar condicionado e abra a janela sempre que se sentir entupido; 

Quando achar que o calor está mais agradável feche as janelas e aproveite.

Além disso, não fume com o aparelho de ar condicionado ligado.


Dicas para realizar uma Manutenção Correta no Ar Automotivo

– Faça uma Revisão no Período Indicado

Em primeiro lugar, para que a manutenção seja desenvolvida na época certa, leia o manual do seu automóvel. Assim, será possível identificar em que momento será preciso implementar as melhorias. Normalmente, estes documentos indicam uma observação do ar condicionado automotivo de trinta em trinta mil km ou após 6 meses.

– Utilize na Temperatura que consuma menos combustível

Outro ponto relevante é que existe uma temperatura específica – a qual permitirá ao automóvel consumir uma média menor de gasolina, álcool diesel ou GNV. Assim, isso ajudará em uma economia financeira. Portanto, o ideal é que se coloque o equipamento entre o nível de 22 a 23 graus.

– Mantenha uma Excelente Higienização

A limpeza dos elementos é primordial. Isso porque, ajudará na preservação do bem estar dos presentes. Além disso, também contribuirá para que a saúde dos indivíduos não seja afetada. Portanto, realize a troca do filtro da cabine entre doze e doze meses. Verifique também a tubulação existente em seu material e demais peças importantes.

– Observe se há algum Vazamento

Para constatar se existe algum tipo de contratempo no equipamento, solicite para que o seu especialista em mecânica observe qualquer vazamento ou dano nas mangueiras, polias e outros espaços. Além disso, não esqueça de analisar se há um superaquecimento nesta peça automotiva. Este procedimento será algo imprescindível, porque evitará que ocorra um problema grave na estrutura do ar condicionado automotivo.

– Mesmo no Inverno, ligue o seu Componente

Por último, evite que o equipamento fique – durante um longo período de tempo – desligado e sem utilização. Assim, esta ação será muito importante para que o ar automotivo mantenha as suas funções intactas.


Portanto, precisando fazer a revisão do ar automotivo no Rio de Janeiro? Então, dirija-se ao Centro Automotivo da Full Pneus. Nós sabemos como ajudar o seu Carro!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 

Matérias Relacionadas

Conserto de rodas em Nova Iguaçu

Revisão preventiva: quando fazer?

Pneus feitos para chuva. Conheça essa tecnologia

 

 

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira