Guerra na Ucrânia pode afetar Mercado Automotivo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Guerra na Ucrânia pode afetar Mercado Automotivo

Devido a guerra na Ucrânia, empresas de autopeças e de insumos  pararam sua produção, impactando o mercado automotivo.

Os efeitos da primeira semana de conflito no Leste da Europa já afetam diversas atividades industriais. E o resultado de atitudes individuais de empresas fabricantes de veículos e de produtores de autopeças poderá ter um impacto ainda inimaginável nas operações em diversos países, inclusive no Brasil.

A Volkswagen se juntou a outras gigantes do setor e anunciou a paralisação das suas atividades nas unidades fabris russas de Kaluga, Nizhny e Novgorod, próximas às fronteiras com Bielorrússia e Letônia. Desde 1º de março a Ford, que mantém joint-venture com a Sollers, da qual administra 50%, suspendeu a produção “até novo aviso”.

No segmento de veículos pesados a Daimler e a Volvo Caminhões avisaram que paralisaram suas operações de produção e vendas na Rússia.

Todas essas empresas dizem que estão analisando constantemente o desenrolar do conflito armado e que podem rever suas decisões a qualquer momento.

As empresas do Reino Unido, inclusive, por causa dos desafios comerciais e logísticos dessas operações, mas, também, em apoio às sanções comerciais impostas pelo seu país de origem, tomaram a decisão de não enviar mais produtos à Rússia.

A Volvo Car anunciou que suspendeu a exportação de veículos por causa de “riscos potenciais associados ao comércio de produtos com a Rússia, incluindo sanções dos Estados Unidos e da União Europeia”.

A Alemanha, por causa da guerra poderá não atingir o seu objetivo de colocar nas ruas, até 2030, os 15 milhões de veículos elétricos necessários para reduzir significativamente as emissões. A crise tem prejudicado o abastecimento de níquel, elemento essencial na produção das baterias para os carros elétricos. A Rússia é o terceiro maior produtor de níquel do mundo.

A incerteza do abastecimento dessa matéria-prima fez o preço do níquel subir 18% no ano passado, ultrapassando os US$ 24 mil por tonelada. Se esse conflito continuar é uma questão de tempo para outras empresas europeias suspenderem suas operações.

Fonte: Uol

Matérias Relacionadas

Os 10 carros mais vendidos em 2021
Quais carros vêm de fábrica com Pneus Continental?
Romelu Lukaku, jogador do Chelsea, postou foto com sua nova Ferrari

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção