Guerra na Ucrânia pode afetar Mercado Automotivo

Devido a guerra na Ucrânia, empresas de autopeças e de insumos pararam sua produção, impactando o mercado automotivo.
Os efeitos da primeira semana de conflito no Leste da Europa já afetam diversas atividades industriais. E o resultado de atitudes individuais de empresas fabricantes de veículos e de produtores de autopeças poderá ter um impacto ainda inimaginável nas operações em diversos países, inclusive no Brasil.
A Volkswagen se juntou a outras gigantes do setor e anunciou a paralisação das suas atividades nas unidades fabris russas de Kaluga, Nizhny e Novgorod, próximas às fronteiras com Bielorrússia e Letônia. Desde 1º de março a Ford, que mantém joint-venture com a Sollers, da qual administra 50%, suspendeu a produção “até novo aviso”.
No segmento de veículos pesados a Daimler e a Volvo Caminhões avisaram que paralisaram suas operações de produção e vendas na Rússia.
Todas essas empresas dizem que estão analisando constantemente o desenrolar do conflito armado e que podem rever suas decisões a qualquer momento.
As empresas do Reino Unido, inclusive, por causa dos desafios comerciais e logísticos dessas operações, mas, também, em apoio às sanções comerciais impostas pelo seu país de origem, tomaram a decisão de não enviar mais produtos à Rússia.
A Volvo Car anunciou que suspendeu a exportação de veículos por causa de “riscos potenciais associados ao comércio de produtos com a Rússia, incluindo sanções dos Estados Unidos e da União Europeia”.
A Alemanha, por causa da guerra poderá não atingir o seu objetivo de colocar nas ruas, até 2030, os 15 milhões de veículos elétricos necessários para reduzir significativamente as emissões. A crise tem prejudicado o abastecimento de níquel, elemento essencial na produção das baterias para os carros elétricos. A Rússia é o terceiro maior produtor de níquel do mundo.
A incerteza do abastecimento dessa matéria-prima fez o preço do níquel subir 18% no ano passado, ultrapassando os US$ 24 mil por tonelada. Se esse conflito continuar é uma questão de tempo para outras empresas europeias suspenderem suas operações.
Fonte: Uol
Matérias Relacionadas
Os 10 carros mais vendidos em 2021
Quais carros vêm de fábrica com Pneus Continental?
Romelu Lukaku, jogador do Chelsea, postou foto com sua nova Ferrari