GNV e Manutenção do Veículo: Saiba tudo agora!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

GNV e Manutenção do Veículo: Saiba tudo agora!

Está pensando em instalar GNV em seu Carro? Então, fique atento em como fazer a correta manutenção do veículo a gás!

Em geral, a instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) é simples e requer apenas a manutenção básica, porém com maior frequência do sistema de ignição (cabos e velas) e do filtro de ar. Assim, em carros com o kit GNV, estes componentes sofrem maior desgaste, diminuindo sua durabilidade.

O gás natural é um combustível que substitui a gasolina e o etanol. Além de ele ser mais barato para os proprietários dos automóveis adaptados com cilindros GNV, ele também traz menos prejuízos para o meio ambiente. No entanto, os automóveis com gás natural veicular precisam de manutenção preventiva específica, o que requer muitos cuidados por parte de quem oferece os serviços.

Portanto, se você tem um carro com kit gás ou está pensando em instalá-lo em seu veiculo, acompanhe todos os tópicos e fique atento ao texto.

Quais carros podem ser convertidos para GNV?

Muitos motoristas desejam saber se o seu automóvel pode ser convertido para GNV. A resposta é sim! Todo carro movido a combustão pode ser abastecido com gás natural veicular.

Entretanto, há diversos pontos que precisam ser levados em consideração antes de converter o automóvel. O primeiro é analisar o porte do veículo. Se ele é grande e tem espaço para a instalação dos cilindros onde fica armazenado o GNV, então, o carro pode ser beneficiado pela troca do combustível.

É que os cilindros são instalados no porta-malas, então é necessário levar em conta o espaço disponível. Porém, você deve deixar bem claro para o cliente que se o automóvel é usado para viagens em família, é necessário pensar se vale a pena mudar para GNV, pois o espaço para as bagagens será reduzido.

Quais os motores mais indicados para instalação do gás?

Outro ponto importante antes de fazer a conversão é avaliar as verdadeiras vantagens que ela trará em termos de economia. Aqui, mais uma vez, os veículos de maior porte — e que, portanto, costumam consumir mais gasolina — são potencialmente mais beneficiados pela conversão para o GNV. Entenda por quê:

  • quanto mais potente o motor, menor será o impacto no desempenho do carro e maior será a economia;
  • por rodarem em rotações mais baixas, especialmente em vias urbanas, o consumo de combustível nesses veículos é menor;
  • se o motor for turbo, melhor ainda. Uma vez que permite maior variação da mistura de ar/combustível, o desempenho do motor é otimizado, consumindo menos gás.

Por outro lado, donos de veículos menos potentes vão perceber menor impacto no bolso ao fazerem a conversão para GNV. Por que isso acontece? Justamente pelo fato de serem menos potentes, esses motores precisam trabalhar sempre no nível máximo para se manterem no ritmo do trânsito, o que gera a necessidade de consumir mais combustível.

Como fazer a manutenção preventiva nos carros com GNV?

Você já sabe que usar gás veicular natural no automóvel não estraga o motor. Ainda assim, quem opta por esse tipo de combustível deve ficar de olho em outros detalhes na manutenção do seu veículo. Confira os principais itens!

Instalação

A conversão do modelo tradicional para o GNV deve ser feita somente por profissionais qualificados e devidamente homologados pelo Inmetro. Sempre consulte se a oficina está habilitada para realizar esse serviço.

Ignição

O sistema de ignição, composto por cabos e velas, e também o filtro de ar devem trocados mais frequentemente por quem usa GNV. Isso ocorre pelo fato de o combustível provocar maior desgaste nesses componentes. A recomendação é para que a troca do filtro de ar seja feita a cada 10 mil km rodados.

Já as velas devem ser substituídas a cada 15 mil km ou, no máximo, 20 mil km rodados — um carro com sistema de combustão por gasolina, por exemplo, deve fazer essas trocas a cada 30 mil km. No caso das velas, uma limpeza a cada 5 mil km garante que o desempenho do automóvel não seja afetado.

Tubulação

O kit GNV tem uma tubulação localizada do cilindro até o redutor. É necessário muito cuidado para que essa tubulação não esteja exposta a choques com quebra-molas, rampas e outras elevações da pista. É provável que o componente seja danificado caso isso ocorra.

Válvula de segurança

Em caso de vazamento de gás, é fundamental que a válvula de segurança esteja em boas condições de uso. Todo motorista deve usá-la sempre que um vazamento ocorrer.

A válvula ajuda a estancá-lo por tempo limitado, até que seja possível levar o automóvel a um profissional qualificado para resolver o problema de forma definitiva.


Para você que deseja saber sobre GNV e manutenção do veículo e ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Preço de Pneus 185/70R14 

Pesquisando o preço de pneus 185/70 R14 por aí? Você chegou ao lugar certo! Aqui na Full Pneus, você encontra as melhores marcas de pneus para o seu carro. Sabemos que, no mercado automotivo, temos inúmeras opções de marcas de pneus. Desse modo, podemos escolher dentre várias marcas para o nosso carro. Pensando nisso, a…

Aumento do IPVA 2022

O IPVA 2022 aumentou, mas a boa notícia é que você já consegue quitar o imposto de uma nova maneira. Com o aplicativo Zul+, você é quem escolhe como deseja pagar: à vista com Pix, parcelado com o Governo ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples e inteligente. “Queremos…

Carros na Enchente: Como funciona o seguro nesses casos?

Os carros na enchente: o seguro cobre esse tipo de dano? Essa dúvida iremos esclarecer nesta matéria. Os Carros arrastados pelas fortes enxurradas e veículos submersos devido a ruas ou garagens alagadas. Esse tipo de cena se tornou comum neste início de ano devido às fortes chuvas que atingiram diversas cidades brasileiras. E a pergunta…

Preço de pneus 175/70R14

Quem possui um carro, sabe que cuidar de um pode ser muito caro. Diante disso, trocar alguma peça, pôr gasolina ou simplesmente fazer uma manutenção em dia já ultrapassa o orçamento da maioria dos brasileiros. Principalmente, quando está na hora de trocar os pneus. Por isso, saiba mais sobre o preço de pneus 175/70 R14.…

Quais os principais modelos de pneus para carro popular?

O mercado automotivo é muito movimentado aqui no Brasil. Desse modo, os brasileiros buscam investir em um carro novo assim que podem. Por isso, quem for adquirir um carro novo, saiba os principais modelos de pneus para carro popular? Neste sentido, se quiser realizar a troca dos pneumáticos, também é importante saber qual o principal…

promção