Super Banner

GNV e Manutenção do Veículo: Saiba tudo agora!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

GNV e Manutenção do Veículo: Saiba tudo agora!

Está pensando em instalar GNV em seu Carro? Então, fique atento em como fazer a correta manutenção do veículo a gás!

Em geral, a instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) é simples e requer apenas a manutenção básica, porém com maior frequência do sistema de ignição (cabos e velas) e do filtro de ar. Assim, em carros com o kit GNV, estes componentes sofrem maior desgaste, diminuindo sua durabilidade.

O gás natural é um combustível que substitui a gasolina e o etanol. Além de ele ser mais barato para os proprietários dos automóveis adaptados com cilindros GNV, ele também traz menos prejuízos para o meio ambiente. No entanto, os automóveis com gás natural veicular precisam de manutenção preventiva específica, o que requer muitos cuidados por parte de quem oferece os serviços.

Portanto, se você tem um carro com kit gás ou está pensando em instalá-lo em seu veiculo, acompanhe todos os tópicos e fique atento ao texto.

Quais carros podem ser convertidos para GNV?

Muitos motoristas desejam saber se o seu automóvel pode ser convertido para GNV. A resposta é sim! Todo carro movido a combustão pode ser abastecido com gás natural veicular.

Entretanto, há diversos pontos que precisam ser levados em consideração antes de converter o automóvel. O primeiro é analisar o porte do veículo. Se ele é grande e tem espaço para a instalação dos cilindros onde fica armazenado o GNV, então, o carro pode ser beneficiado pela troca do combustível.

É que os cilindros são instalados no porta-malas, então é necessário levar em conta o espaço disponível. Porém, você deve deixar bem claro para o cliente que se o automóvel é usado para viagens em família, é necessário pensar se vale a pena mudar para GNV, pois o espaço para as bagagens será reduzido.

Quais os motores mais indicados para instalação do gás?

Outro ponto importante antes de fazer a conversão é avaliar as verdadeiras vantagens que ela trará em termos de economia. Aqui, mais uma vez, os veículos de maior porte — e que, portanto, costumam consumir mais gasolina — são potencialmente mais beneficiados pela conversão para o GNV. Entenda por quê:

Por outro lado, donos de veículos menos potentes vão perceber menor impacto no bolso ao fazerem a conversão para GNV. Por que isso acontece? Justamente pelo fato de serem menos potentes, esses motores precisam trabalhar sempre no nível máximo para se manterem no ritmo do trânsito, o que gera a necessidade de consumir mais combustível.

Como fazer a manutenção preventiva nos carros com GNV?

Você já sabe que usar gás veicular natural no automóvel não estraga o motor. Ainda assim, quem opta por esse tipo de combustível deve ficar de olho em outros detalhes na manutenção do seu veículo. Confira os principais itens!

Instalação

A conversão do modelo tradicional para o GNV deve ser feita somente por profissionais qualificados e devidamente homologados pelo Inmetro. Sempre consulte se a oficina está habilitada para realizar esse serviço.

Ignição

O sistema de ignição, composto por cabos e velas, e também o filtro de ar devem trocados mais frequentemente por quem usa GNV. Isso ocorre pelo fato de o combustível provocar maior desgaste nesses componentes. A recomendação é para que a troca do filtro de ar seja feita a cada 10 mil km rodados.

Já as velas devem ser substituídas a cada 15 mil km ou, no máximo, 20 mil km rodados — um carro com sistema de combustão por gasolina, por exemplo, deve fazer essas trocas a cada 30 mil km. No caso das velas, uma limpeza a cada 5 mil km garante que o desempenho do automóvel não seja afetado.

Tubulação

O kit GNV tem uma tubulação localizada do cilindro até o redutor. É necessário muito cuidado para que essa tubulação não esteja exposta a choques com quebra-molas, rampas e outras elevações da pista. É provável que o componente seja danificado caso isso ocorra.

Válvula de segurança

Em caso de vazamento de gás, é fundamental que a válvula de segurança esteja em boas condições de uso. Todo motorista deve usá-la sempre que um vazamento ocorrer.

A válvula ajuda a estancá-lo por tempo limitado, até que seja possível levar o automóvel a um profissional qualificado para resolver o problema de forma definitiva.


Para você que deseja saber sobre GNV e manutenção do veículo e ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção