Gasolina ou Etanol: Qual combustível usar?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Gasolina ou Etanol: Qual combustível usar?

Muitos donos de veículos tem dúvida na hora de abastecer: gasolina ou etanol? Conheça cada um dos combustíveis!

Um dos gastos mais recorrentes que temos com o nosso carro – sem dúvidas – é o do combustível. Para a maioria das pessoas, ao menos toda semana precisamos abastecer seu veículo com gasolina ou etanol. Entretanto, sempre surge aquela dúvida: “qual o melhor?”.

Nesta matéria, vamos esclarecer ao máximo possível essa questão, exemplificando os pontos positivos e alguns negativos da gasolina ou etanol. Confira todo o texto e conclua qual o melhor combustível para o seu carro!

Vantagens e desvantagens da gasolina

Há tempos que a gasolina é conhecida como o principal combustível para veículos automotores no geral. Comparado ao etanol, ela já está no mercado há quase um século a mais. Não à toa, é muito fácil encontrar serviços e produtos relacionado a gasolina por aí — com uma variedade enorme para o consumidor.

No entanto, é fato, também, que a gasolina possui uma taxa de ineficiência considerável em relação ao álcool — não é possível usar toda a sua energia para transformar em força motriz em um veículo.

Além disso, ela é derivada do petróleo — um recurso não renovável. Conforme passam os tempos, menos petróleo continua existindo nas camadas terrestres.

Gasolina comum, aditivada ou premium?

No total existem três tipos diferentes de gasolina disponíveis nos postos de abastecimento: comum, aditivada e premium — por exemplo, a gasolina podium. Pode não parecer, mas cada uma possui suas próprias características, podendo compensar mais para tipos diferentes de carros.

A gasolina comum, por exemplo, é a mais popular das três. Sem muitas propriedades específicas, ela oferece uma potência — menor do que o etanol, mas, dependendo do valor de mercado desse e da quantidade a ser abastecida, colocar gasolina comum no veículo pode compensar.

A gasolina aditivada, no entanto, talvez seja a menos “famosa”. Mais cara do que a comum, ela não costuma oferecer nada tão significativo para o motor e desempenho do carro que a faça valer a pena.

Para quem quer abastecer com um combustível mais sofisticada visando o bem estar do motor, as gasolinas premium podem ser uma opção melhor. Já a podium, por exemplo, desenvolvida pelos postos Petrobras, possui aditivos que, realmente, fazem a diferença na conservação do motor.

As vantagens e desvantagens do etanol

A primeira coisa a se saber é que o etanol, como era de se esperar, possui composições diferentes da gasolina — por mais que tenham a mesma finalidade.

Nas últimas décadas, o ser humano, tendo em vista que a gasolina origina-se de uma fonte não renovável, se empenhou em desenvolver um combustível que pudesse ser extraído de fontes renováveis.

Então, lançaram o etanol ao mercado — com uma proposta mais “verde” de combustível, já que emite menos gases poluentes. O etanol, inclusive, já passou a ser incluído na composição da gasolina — justamente para atenuar a emissão de gases poluentes.

No entanto, há um ponto importante envolvendo o etanol e o desempenho do carro: necessita-se de mais queima desse combustível para atingir a mesma energia da gasolina. O álcool possibilita uma potência maior ao veículo, mas, mesmo assim, também necessita de mais litros do mesmo.

Nesse caso, é comum que o consumo médio de um veículo movido a etanol seja maior do que na gasolina — no entanto, não se deixe iludir: como dito, o álcool precisa de mais queima para atingir a mesma energia.

Afinal, gasolina ou etanol?

O etanol, com certeza, é mais prejudicial ao motor do carro do que a gasolina. Se o motor não for flex, a mecânica envolvida desgasta-se mais rapidamente com a utilização do álcool.

Já a gasolina não prejudica tanto assim o motor — e, como dito antes, ela é um combustível tão universal que, para qualquer problema, existe um produto ou serviço para repará-lo.

Entretanto, se tratando de economia, talvez o etanol possa valer a pena. Com certeza, ele é mais barato que a gasolina — em tempos de necessidade de poucos gastos, faz toda diferença.

Fato é que tanto um quanto o outro suprirão o abastecimento do carro — resumindo: o veículo continuará andando.


Deseja fazer uma manutenção preventiva em seu carro, trocar seus pneus ou comprar alguma peça automotiva? Dessa forma, faça uma visita a Full Pneus ou entre em contato conosco aqui!


Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Assim, ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >