Gasolina, Etanol e Diesel: qual a diferença de cada combustível?
Autor: Full Pneus
Compartilhar:
Você acompanha as variações dos valores de cada combustível do carro?
Há alguns meses, vemos que o preço do combustível estava batendo cerca de 10 reais o litro em algumas regiões do país.
Isso pode ser resquício da pandemia que alastrou inúmeros lugares pelo Brasil a fora. Fazendo com que muitos motoristas avaliassem o uso do carro por conta dos altos preços de combustível.
Mas, para o mercado automotivo, existem algumas diferenças entre eles. Dentre as quais são:
Para quem não sabe o etanol é resultado do processo de destilação da cana.
Ele contém um pequeno percentual de água. Na etapa seguinte, de desidratação, ele vira o anidro, o qual é misturado à gasolina vendida nos postos.
Já a gasolina e o diesel são frações do petróleo destilados em diferentes temperaturas.
Podemos encontrar nas refinarias esse óleo em estado bruto que passa por uma série de processos até se transformar em derivados.
Para veículos considerados leves, o etanol e a gasolina são os mais indicados. Agora, para os carros mais pesados, como caminhões e ônibus, por exemplo, que percorrem distâncias maiores, o diesel é a melhor opção.
Quer saber mais sobre a cultura de economia de combustível? Acompanhe a seguir!
Até mesmo antes de adquirir um carro, já sabemos que toda peça em um veículo necessita de atenção.
Por isso, a calibragem é responsável pelo atrito direto com o solo e a peça mediadora repassa todo atrito com o solo, para outras peças dentro do motor.
Sem exagerar na pressão deles e nem ter uma pressão inferior às dos demais pneus do carro, verifique como os pneus estão sendo inflados e se eles estão apresentando bom funcionamento mesmo aparentemente.
Além disso, saiba que é necessário fazer a calibragem dos pneus de 15 em 15 dias. Saiba mais aqui!
Realizar a troca de marchas no momento certo
Um dos hábitos importantes para economizar combustível é trocar as marchas na rotação correta. Para isso, você mantém o giro do motor compatível à marcha escolhida.
Desse modo, se você estiver na primeira marcha a 60km/h, você está forçando o motor a trabalhar com mais força. Com isso, quanto mais você acelera com mais intensidade, você empurra mais combustível para dentro da câmara. Então, o carro consome mais combustível.
Mantenha a manutenção em dia
Realizar a uma manutenção preventiva no seu carro evitará com que o motor consuma mais combustível que o necessário. Outro fator importante é que a manutenção preventiva ajuda a aumentar a vida útil do componente.
Manter o balanceamento, alinhamento, os filtros de ar, de óleo, de combustível e substituir as velas em dia proporcionam um bom desempenho do carro e evitam o excesso de consumo de combustível.
Não acelere com o carro parado
Sabe quando você está no trânsito e acelera o seu carro mesmo parado? Pois é, está perdendo gasolina sem saber.
Por isso, ao ficar com o carro engrenado, sem acelerar, o motor recebe menos combustível da injeção eletrônica. Além disso, dirigir de modo agressivo, desgasta o motor e com o pé no acelerador, é mais desperdício de combustível.
Local onde ocorre o abastecimento
É natural que por conta do aumento dos combustíveis, as pessoas procuram por melhores preços. Entretanto, isso pode ocasionar sérios problemas para o seu motor.
Desse modo, alguns postos, para diminuir o valor do combustível utilizam mais etanol. Por que isso é ruim?
Apesar da gasolina possuir uma porcentagem de álcool em sua composição, o aumento do álcool, faz com que o combustível não tenha o mesmo desempenho.
Em outros casos, postos que não possuem procedimento adequado, os famosos postos tarjas brancos, em vez de acrescentarem álcool, colocam água.
Com isso, água e ferro/ alumínio não combinam, e muitas das vezes causam a queima do cabeçote do motor.
Evite frenagem brusca e as arrancadas
Por mais que você imagine que a frenagem de um veículo não altera o consumo de combustível, a grande verdade é que aumentam sim.
As arrancadas fazem com que o bico injetor, coloque mais e mais combustível para a câmara de combustão.
Sobre o ponto morto
Embora, alguns condutores digam que descer uma ladeira com o veículo em ponto morto, existe uma redução no consumo, a grande verdade é que esse fator é uma mentira e até pode causar outros problemas.
Ultrapassagem
Quando decidimos fazer ultrapassagens, em alguns casos colocamos a nossas vidas em risco e de outras pessoas que estão em outros veículos.
Desse modo, ao realizar uma ultrapassagem, necessitamos adicionar mais combustível. Com isso, o consumo aumenta.
Não acelerar sem necessidade
Essa dica é para condutores mais novos.
Assim, quando colocamos o pé no acelerador, o sistema de injeção faz uma leitura e injeta mais e mais combustível, sem necessidade.
Evitar o excesso de peso
Quando botamos mais peso no veículo, é necessário que o motor faça mais força para tirar o veículo do lugar.
Desse modo, algumas pessoas acham que colocar mais peso no veículo é normal. Entretanto, além do aumento do consumo do combustível, outras peças são prejudicadas, principalmente a suspensão, que ao longo do tempo vão necessitar serem trocadas, por conta desse peso extra.
Então, com essas dicas o consumo de combustível reduz em 20 a 30% do consumo de combustível no mês dos veículos.
Sendo assim, sendo uma grande vantagem para os condutores que sofrem tanto com esse aumento no valor dos combustíveis.
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
Você já parou para pensar em como a injeção eletrônica e os pneus do seu carro podem influenciar no consumo de combustível e no desempenho do motor? A resposta para essas perguntas está na relação entre esses dois componentes aparentemente distintos, mas que trabalham em conjunto para garantir uma condução eficiente e prazerosa. Imagine a…
O Fiat Uno é conhecido por sua resistência e versatilidade. No entanto, em algumas situações, o espaço interno do veículo pode não ser suficiente para atender às necessidades de transporte, principalmente para quem trabalha com materiais em grande quantidade. É nesse momento que o engate de reboque se torna uma solução indispensável. Benefícios do engate…
Quem tem uma Montana 2014 sabe da versatilidade desse carro. Mas e se você pudesse explorar ainda mais suas capacidades? Um engate de reboque pode transformar sua Montana em um verdadeiro coringa, seja para aventuras de fim de semana, transportes de carga ou até mesmo para aqueles momentos em que você precisa de um ajudinha…
Neste artigo, destacamos as principais marcas de pneus 175/65 R14, um dos tamanhos mais comuns para carros de passeio. Chegou a hora de trocar os pneus do seu carro? Sabemos, que nesta procura por pneus novos, você se depara com uma infinidade de marcas e modelos disponíveis no mercado. Com isso, entendemos que a escolha…
Imagine você dirigindo tranquilamente pela cidade, quando de repente você precisa frear para evitar um acidente. Você pisa no freio, mas o carro não para como deveria. Essa situação, infelizmente, é mais comum do que se imagina e pode ter consequências graves. Um dos principais motivos para isso é o uso de pneus carecas. Por…