Super Banner

Fusca – Trocou o Motor 1200L por 1600

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Fusca – Trocou o Motor 1200L por 1600

Um fato curioso, que ocorreu dentro do segmento automotivo: a mudança do motor de um querido e antigo automóvel brasileiro: o Fusca.

Quando pensamos em carros históricos, buscamos relembrar de alguns modelos, os quais fizeram parte da vida de boa parte dos brasileiros. Assim, seguindo esta linha de pensamento, é impossível não citar o saudoso Fusca.

Este carro (inicialmente, chamado de “Beetle”), foi adquirido pela fabricante Volkswagen. Como resultado, a sua estréia foi idealizada e realizada com o nome da própria montadora (que, em alemão, significa “carro do povo”).

Ao chegar em terras brasileiras, teve a sua nomenclatura modificada e passou a se chamar “Fusca”. Atualmente, é um utilitário mais identificado como uma raridade nas grandes cidades ou pouco comum, dentro das regiões rurais. Porém, apesar disto, muitas pessoas ainda têm muito carinho por este “carrinho” pequeno e robusto.

O Início da História do Fusca

Lançado no mercado em 1935, sua fabricação foi desenvolvida pelo então projetista Ferninand Porsche. Além disso, para a época, possuía uma gama de equipamentos modernos, os quais o diferenciava de outros modelos:

Como resultado, tornou-se um automóvel muito cobiçado no mercado automobilístico alemão. Assim, a concorrência pela aquisição deste produto aumentava a cada dia. Em 1936, algumas mudanças foram desenvolvidas. Isto fez com que a aparência deste veículo fosse se aproximando a, mais ou menos, o que é atualmente.

Porém, no final da Segunda Guerra Mundial, a sua fabricação foi interrompida por um breve período. Isto porque, o paradeiro dos seus projetistas era desconhecido e a VW quase chegou a falência. Tudo indicava um final trágico!

Apesar disso, de uma hora para outra, o major inglês Ivan Hirst (atraído pelo automóvel) resolveu “adotar” o modelo e a sua versão original continuou a ser fabricada.

Portanto, com este retorno, abriu-se caminho para a vinda deste automóvel para o nosso país!

O Fusca no Brasil

No Brasil, a história deste modelo da Volkswagen teve o início no ano de 1950. Assim, o carro vinha desmontado da Alemanha e era montado na fábrica da Brasmotor (não havia a montadora da fabricante VW por aqui). Além disso, durante este período, este carro era enviado com o seu vidro traseiro cortado em dois.

No ano de 1953, o Fusca começou a ser montado por aqui pela própria fabricante alemã. Porém, as peças ainda eram enviadas, diretamente, do país europeu. Apenas em 1959, os equipamentos utilizados começaram a ser produzidos aqui e a montadora conseguiu o grau de nacionalização de 54% previsto em Lei.

A partir dos anos 60, o automóvel começou a ganhar um renome no mercado, alcançando um número de vendas interessante e a simpatia de uma ampla parcela da população. Além disso, os modelos com teto solar e as melhorias no motor foram adotadas, deixando este automóvel muito mais bonito e elegante.

Esta trajetória do Fusca teve o seu apogeu. Porém – também – teve um declínio.

No ano de 1986, o automóvel deixou de ser fabricado. A montadora alegava que o carro estava obsoleto e que não valia a pena manter sua continuidade.

Mas, ainda não foi o seu fim. Assim, com a lei do carro popular, que previa isenções e diminuições de impostos para os carros com motor 1.0, este veículo especial voltou a ter uma fabricação pela VW e um destaque no mercado. Apesar de conseguir boas vendas, a meta prevista pela montadora não foi alcançada.

Novamente, em 1996, foi encerrada a produção do automóvel e apenas uma “série ouro” foi disponibilizada para os amantes deste pequeno carro.

Hoje em dia, é possível observar diversos modelos de Fusca em feiras de carros antigos e em grupos de pessoas que se reúnem para apresentarem os seus modelos e conversarem sobre esta saudosa época.

Mudança do Motor 1200 L por 1600

Em 1964, o Fusca com o motor de 1200 começou a ser vendido em nosso país. Depois de um tempo, ele passou a ser considerado um automóvel potente e excepcional. Assim, por esta fama, foi comercializado em larga escala com a polícia militar da época.

Como resultado, tanto nas ruas, quanto em filmes nacionais, era possível ver as viaturas deste modelo rodando.

Algumas das vantagens, as quais faziam este veículo ter uma aceitação muito boa no mercado:

Além disso, apesar de ser um utilitário desenvolvido para a classe média de baixo poder aquisitivo, o seu acabamento e detalhes surpreendiam pela beleza e toque refinado

Em 1974, o motor 1600 começou a ter espaço dentro da indústria automotiva. Como resultado, foi lançado o Fusca 1600S (o famoso Besourão), um automóvel potente, equipado com bancos reclináveis, acessórios esportivos e diversas peculiaridades que fizeram deste modelo um grande sucesso.

Em 1984, com o fim da produção destes carros com o motor 1300, o modelo 1600 voltou a ter um amplo destaque. Assim, este Fusca com um novo motor, conhecido como tork, trouxe algumas novidades, as quais deixaram os loucos por carros muito animados. Dentre elas, podemos citar: a válvula de aquecimento de partida a frio (Termac), os freios a disco na dianteira e as válvulas de escape maiores.

Portanto, a diferença entre estes dois motores em destaque, é que o segundo possui uma potência maior e é equipado com diversos equipamentos (modernos para a época), o que fazia ser muito atrativo.

Apesar disso, qualquer um que teve a oportunidade de ter um destes carros em sua garagem, com toda a certeza, aproveitou muito cada momento!


Na Full Pneus, revitalizamos um modelo de Fusca incrível.

Com uma linda cor e detalhes originais no acabamento, este lindo automóvel precisava de alguns retoques. Assim, após a nossa equipe realizar os procedimentos, o carro ficou muito bonito e pronto para rodar a vontade pelas ruas!

Precisa consertar o seu veículo ou renová-lo para deixá-lo como um automóvel novinho em folha? Fale com a gente agora e solicite maiores informações!


Nosso Centro Automotivo possui diversos serviços excepcionais para o seu veículo!

Venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo). 

Central de atendimento: 21 2765 6700.

Importante: temos um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção