Freios Falhando? Reconheça os Sinais e Evite Acidentes!
Os freios são um dos sistemas mais importantes de um veículo, garantindo nossa segurança nas ruas.
Por isso, é fundamental estar atento a qualquer sinal de que algo não está funcionando corretamente.
Mas como identificar os problemas nestes componentes e evitar acidentes?
Sinais de que os freios podem estar com problemas
- Pedal de frenagem esponjoso ou macio: Se o pedal afunda mais do que o normal ao ser pressionado, pode indicar um vazamento de fluido de freio ou desgaste nas pastilhas.
- Pedal duro: Um pedal de frenagem duro pode ser sinal de problemas no servo freio ou no cilindro mestre.
- Ruídos ao frear: Ruídos como chiados, rangidos ou assobios podem indicar desgaste nas pastilhas, discos de freio empenados ou outros problemas nas peças.
- Vibrações no pedal ou no volante ao frear: Vibrações podem indicar discos empenados, problemas nas pastilhas ou no sistema de suspensão.
- Carro puxando para um lado ao frear: Isso pode indicar problemas no sistema de frenagem ou no alinhamento das rodas.
- Perda de eficiência na frenagem: Se você precisar pisar mais forte no pedal para o carro parar, pode haver um problema no sistema de frenagem.
- Luz de aviso acendendo: A luz de aviso do freio no painel indica que há algum problema no sistema de frenagem e deve ser verificado imediatamente.
Causas comuns de problemas nos freios
- Desgaste natural das peças: As pastilhas, os discos e outros componentes que compõem o sistema de frenagem se desgastam com o uso e precisam ser substituídos periodicamente.
- Vazamentos de fluido de freio: Vazamentos no sistema hidráulico podem causar perda de pressão e comprometer a eficiência da frenagem.
- Problemas no servo freio: O servo freio auxilia na amplificação da força aplicada ao pedal de freio. Sendo assim, se ele estiver com defeito, o pedal ficará duro e a frenagem será comprometida.
- Superaquecimento dos freios: Frenagens bruscas e prolongadas podem superaquecer dos componentes de frenagem. Dessa forma, causando danos e perda de eficiência.
- Corrosão: A umidade e a sujeira podem causar corrosão nas peças do sistema de frenagem. Assim, comprometendo seu funcionamento.
O que fazer em caso de problemas no sistema de frenagem
- Não ignore os sinais: Se você notar algum dos sintomas mencionados acima, procure uma oficina mecânica especializada o mais rápido possível.
- Evite frenagens bruscas e prolongadas: Se os freios estiverem com problemas, evite frenagens bruscas, pois isso pode agravar a situação e causar acidentes. Além de superaquecer estas peças.
- Dirija com cuidado: Reduza a velocidade e mantenha uma distância segura dos outros veículos.
- Realize a manutenção preventiva: Verifique o nível do fluido de freio regularmente e troque-o conforme recomendado pelo fabricante.
- Inspecione as pastilhas e os discos periodicamente: Verifique se há desgaste excessivo ou danos nas peças.
Tipos de Freios: Disco x Tambor
Responsáveis por desacelerar e parar o carro, os freios exigem atenção especial e manutenção regular.
A seguir, conheça os diferentes tipos de freios, a importância do fluido de freio e os cuidados essenciais para garantir o bom funcionamento desse sistema.
A saber, os sistemas de frenagens mais comuns nos veículos modernos são os a disco e a tambor.
Dessa forma, cada um possui suas características e aplicações:
-
Disco:
- Funcionamento: Consistem em um disco metálico fixado ao eixo da roda e pastilhas que se pressionam contra ele ao acionar o pedal do freio.
- Vantagens: Melhor desempenho em altas temperaturas, dissipação mais eficiente do calor, resposta mais rápida e precisa.
- Componentes: Disco de freio, pastilhas de freio, pinça, pistão e fluido de freio.
- Aplicações: Geralmente encontrados nas rodas dianteiras, onde a maior parte da força de frenagem é aplicada.
-
Tambor:
- Funcionamento: Consistem em um tambor metálico que gira junto com a roda e sapatas que se expandem contra a superfície interna do tambor ao acionar o freio.
- Vantagens: Maior vida útil em condições de muita poeira.
- Componentes: Tambor de freio, sapatas de freio, cilindro de roda e molas de retorno.
- Aplicações: Comumente encontrados nas rodas traseiras, embora alguns veículos mais antigos utilizem freios a tambor nas quatro rodas.
A Importância do Fluido de Freio
A saber, o fluido de freio é um líquido incompressível que transmite a força exercida no pedal de freio para as pastilhas ou sapatas. Como resultado, acionando o sistema de frenagem.
- Funções: Transmitir a pressão, lubrificar as peças internas e proteger o sistema contra a corrosão.
- Tipos de fluido: Existem diferentes tipos de fluido de freio, cada um com suas especificações. Portanto, é fundamental utilizar o fluido correto recomendado pelo fabricante do veículo.
- Quando trocar: O fluido de freio absorve umidade com o tempo, dessa forma, perdendo suas propriedades e comprometendo a eficiência da frenagem. Assim, a recomendação é que se inspecione todos os componentes do sistema de freio a cada 10 mil km ou 1 ano, além disso se houver qualquer sinal de desconforto com a frenagem. Já para a troca do fluido costuma variar entre 1 ano e 2 anos ou de acordo com as indicações do fabricante
- Riscos de usar fluido inadequado: O uso de um fluido de freio inadequado pode causar a formação de bolhas de ar no sistema, corrosão nas peças e perda de eficiência na frenagem.
Manutenção Preventiva
Para garantir a segurança e o bom funcionamento destes componentes, é essencial realizar a manutenção preventiva regularmente.
Sendo assim, os seguintes itens devem ser verificados:
- Pastilhas: Inspecionar o desgaste e substituí-las quando atingirem o limite mínimo.
- Discos: Verificar a presença de ranhuras, empenamentos ou rachaduras.
- Sapatas: Analisar o desgaste e a condição das molas.
- Cilindro mestre: Procurar por vazamentos, corrosão e funcionamento correto.
- Mangueiras de freio: Observar se estão rachadas, amassadas ou com vazamentos.
- Nível do fluido de freio: Verificar se o nível está adequado e se o fluido está limpo.
- Componentes do sistema ABS: Verificar o funcionamento do sistema ABS (se equipado).
Em suma, a manutenção dessas peças é fundamental para garantir a segurança e o bom desempenho do veículo.
Sendo assim, ao conhecer os diferentes tipos de freios, a importância do fluido de freio e os cuidados necessários, você poderá tomar decisões mais conscientes e evitar problemas futuros.
Lembre-se: A segurança não tem preço. Portanto, realize a manutenção dos freios regularmente e procure sempre um profissional qualificado para realizar os serviços.
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
Confira nossas promoções da Continental em nossa loja!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook
Instagram
Matérias Relacionadas
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro