Super Banner

Freio abs: como funciona?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Freio abs: como funciona?

O freio ABS, em um carro, é uma tecnologia que vem aprimorar o freio a disco. Mas, como assim? 

Normalmente, ao longo do tempo, passamos por várias mudanças nos automóveis para melhorar o uso e otimizar o nosso tempo na estrada, ruas e quaisquer espaços que vamos utilizar o carro. 

Quem tem mais experiência sabe: o mercado automotivo vem cada vez mais se renovando e mostrando para os motoristas novas capacidades da composição dos automóveis. 

Uma mudança pequena ali, outro detalhe de uma peça que foi sendo melhorada ali. 

E com o sistema de freio não é diferente. A partir de agora, com o freio ABS há um novo processo de desacelerar o carro. 

Neste sentido, a tecnologia do freio ABS evita com que as rodas travem quando o motorista for fazer uma frenagem mais brusca em alguma via. Como resultado, os motoristas possuem mais controle do carro ao realizar a frenagem. 

Além disso, se tiver um obstáculo inesperado no meio de uma rua, com o freio abs, o motorista pode frear e desviar do obstáculo com segurança sem perder o controle da direção do carro.

Para entender o funcionamento dos freios abs, é necessário saber que ele é formado por alguns componentes:

Você já passou por uma situação de que precisa parar o carro rapidamente? 

Esses componentes são colaborativos entre si e são responsáveis por fazer com que a roda do pneu pare de acordo com o comando do motorista.

Para fazer uso do freio abs, é preciso pisar fundo no pedal do freio. Assim, é possível acioná-lo até o carro diminuir a velocidade. Além disso, é normal que a trepidação aconteça. Isso porque o freio ABS altera a pressão entre as rodas. Como resultado, essa alternância gera  trepidação no pedal do freio.

Você sabia que, desde 2014, todos os carros novos vendidos no Brasil já vêm equipados, obrigatoriamente, com o freio ABS?

Então, provavelmente, o seu carro já possui essa tecnologia nos freios proporcionando a você e a sua família mais segurança. 

Quer saber mais sobre como cuidar dos freios abs? Conheça a manutenção desta peça a seguir!


Como funciona o serviço de manutenção do Sistema de Freio?

Os automóveis são compostos por um sistema de freios. Por isso, o processo de frenagem automotiva é formado por algumas peças veiculares. 

Tais peças são chamadas de tambor, discos, sapata, servo de freio, sensor de pastilha, cilindro de roda, cilindro mestre, cubo de roda, fluido de freio, interruptor do pedal, pinça de freio e outros componentes importantes.

Todos esses itens, portanto, precisam ser analisados e testados com bastante atenção dos motoristas. Porque, se em algum trecho na estrada, você tiver que passar por uma descida íngreme, é preciso que a frenagem do motor esteja em perfeitas condições, por exemplo, não é ?

Portanto, qualquer outro componente relacionado à frenagem do seu veículo precisa de uma avaliação antes de viajar e utilizar o carro durante as férias. 

Este é um exemplo claro de cuidado que traz maior tranquilidade para os viajantes e para o bolso do responsável pelo carro.

Mas, em primeiro lugar, os especialistas do Centro Automotivo irão desenvolver um diagnóstico rápido e preciso. Assim, a partir de alguns sinais (como os barulhos estranhos no conjunto) e de algumas perguntas simples ao cliente (quando começou o problema ou em que condição esse dano aparece), os profissionais terão uma ideia do que ocorre.

Após este momento inicial, o próximo passo será o mecânico “dar uma volta” com o carro (junto com o dono), com a finalidade de identificar e reproduzir o defeito. Como resultado, será feito um teste de rodagem.

A partir destas etapas e ao observar o problema, o especialista em mecânica dará prosseguimento na implementação dos procedimentos. Portanto, com uma equipe de excelência, os equipamentos certos e uma boa capacidade de desenvolvimento das soluções, os resultados finais serão muito bons para o consumidor.


Freio abs: manutenção

Os freios são peças muito importantes para serem cuidadas quando for realizar a manutenção preventiva. 

Por isso, para quem não é acostumado com os sistemas que contêm o carro, é importante saber algumas dicas para que você mantenha a peça em bom estado por mais tempo em funcionamento. 

A primeira dica é:

  1. Mantenha sempre o seu veículo em perfeito estado. Desse modo, faça regularmente as manutenções necessárias para que não fique parado na rua.

Nas manutenções preventivas, é sempre bom ficar de olho nos seguintes componentes: Óleo, filtros (óleo, combustível, antipólen), rodízio dos pneus (balanceamento e alinhamento).

  1. Limpeza e revisão dos pneus. Os pneus são fundamentais para qualquer carro. Então, sempre mantenha eles limpos e revisados.

Como já falamos sobre fazer o rodízio, é sempre necessário fazer a calibragem. Esses dois pontos também auxiliam no funcionamento das pastilhas de freio.

  1.  Verificar o funcionamento do freio. Não é muito comum as pessoas fazerem esse tipo de teste, mas lembramos que é fundamental fazer principalmente em uma viagem.

E quando falamos de viagem e, se vai passar por alguma serra, é sempre bom antes de descer, testar bem os freios, para que não haja nenhum problema. E sempre utilize o sistema do freio motor.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se o seu carro precisa de uma manutenção dos freios de qualidade ou de dos melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Troca de pneus e rodas é na Full Pneus

A troca de pneus e rodas em boas condições são essenciais para a segurança do seu veículo e dos ocupantes. Além disso, garantem melhor desempenho, economia de combustível e dirigibilidade mais suave. Na Full Pneus, você encontra tudo o que precisa para manter seus pneus e rodas sempre em dia. Saiba mais neste artigo! Serviços…

Filtro de Ar Sujo? Saiba o que Fazer!

O filtro de ar é um componente essencial para o bom funcionamento do seu carro, mas muitas vezes passa despercebido nas revisões e manutenções. A saber, sua função principal é capturar impurezas do ar, como poeira, fuligem e outros poluentes, antes que elas entrem no motor e causem danos. Mas como saber se o filtro…

Por que não devo usar água da torneira no meu carro?

Embora possa parecer uma solução prática e econômica, utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento do seu carro pode trazer graves consequências para o veículo. Neste artigo, saiba os principais motivos pelos quais você deve evitar essa prática. Além de entender por que a água desmineralizada é a única opção segura e recomendada. Os…

Revisão Preventiva: quando e por que fazer?

Manter o carro em bom estado é fundamental para garantir a segurança nas ruas, evitar imprevistos e prolongar a vida útil do veículo. E a revisão preventiva é a chave para alcançar esse objetivo! Mas, com qual frequência devo levar meu carro para revisão? A resposta depende de diversos fatores, que vamos explorar neste artigo.…

A coifa da homocinética rasgou? Troque agora!

A coifa da homocinética, também conhecida como coifa da junta homocinética, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu carro. Neste sentido, essa peça, geralmente feita de borracha, tem a importante função de proteger a junta homocinética, localizada na extremidade do semi-eixo, contra poeira, água, pedras e outros elementos que podem danificá-la. Mas…

promção