Fique atento à troca de fluidos do seu carro
O fluido de transmissão, o fluido de direção hidráulica e o fluido de arrefecimento (líquido do radiador) são os “sangues” vitais de sistemas cruciais.
Sendo assim, negligenciá-los pode levar a reparos caríssimos e, pior, comprometer sua segurança.
Neste artigo, a Full Pneus explica por que a manutenção e a troca desses fluidos são tão importantes para a longevidade e o desempenho do seu carro.
Fluido de Transmissão: O Facilitador de Marchas
Em geral, muitos motoristas se concentram no óleo do motor e no combustível, mas a saúde do seu veículo depende de um conjunto de outros fluidos essenciais.
Neste sentido, o fluido de transmissão (também conhecido como óleo de câmbio) é crucial tanto para câmbios manuais quanto para automáticos.
A saber, ele desempenha múltiplas funções vitais:
- Lubrificação: Reduz o atrito e o desgaste entre as engrenagens e componentes internos da transmissão, que estão em constante movimento e sob alta pressão.
- Arrefecimento (Resfriamento): Dissipa o calor gerado pelo atrito. Em transmissões automáticas, este é um papel ainda mais crítico devido ao complexo funcionamento das embreagens e conversores de torque.
- Transmissão de Força (Automáticas): Em transmissões automáticas, atua como um meio hidráulico para transmitir a potência do motor e facilitar as trocas de marcha de forma suave e precisa.
Riscos de Não Trocar o Fluido de Transmissão
Com o tempo e o uso, o fluido de transmissão se degrada, perde suas propriedades lubrificantes e acumula detritos.
Não trocá-lo nos intervalos recomendados pelo fabricante pode causar:
- Danos à Transmissão: O atrito excessivo, devido à má lubrificação, pode levar ao desgaste prematuro de engrenagens, embreagens e selos.
- Superaquecimento da Transmissão: O fluido degradado perde a capacidade de resfriar o sistema, resultando em temperaturas elevadas que podem “fritar” a transmissão, dessa forma, exigindo a reconstrução ou substituição completa, um dos reparos mais caros do carro.
- Trocas de Marcha Irregulares: No caso de automáticos, as marchas podem começar a “patinar”, engatar com trancos, ou até mesmo deixar de engatar.
Fluido de Direção Hidráulica: Direção Leve e Precisa
O fluido de direção hidráulica é um óleo hidráulico que transforma o esforço de girar o volante em uma tarefa leve e confortável.
- Transmissão de Pressão: É o meio que transfere a pressão hidráulica no sistema de direção assistida. Essa pressão é gerada por uma bomba, dessa forma, amplificando o movimento do volante e facilitando o giro das rodas.
- Lubrificação e Proteção: Lubrifica os componentes internos, como a bomba e a caixa de direção. Assim, protegendo-os contra o desgaste e a corrosão.
Riscos de Não Trocar o Fluido de Direção Hidráulica
O fluido degradado ou em baixo nível pode comprometer o sistema de assistência.
- Direção Pesada e Difícil de Manobrar: A falta de fluido ou um fluido contaminado reduz a assistência, tornando o volante extremamente pesado, especialmente em manobras de baixa velocidade, o que é perigoso.
- Ruídos Anormais: A falta de lubrificação ou excesso de ar no sistema pode provocar chiados, guinchos ou estalos ao girar o volante.
- Desgaste Acelerado: A bomba de direção hidráulica e outras peças podem sofrer danos irreparáveis se operarem sem a devida lubrificação.
Fluido de Arrefecimento: O Guardião da Temperatura do Motor
O fluido de arrefecimento, também conhecido como líquido do radiador, é uma mistura de água desmineralizada e aditivo (anticorrosivo/anticongelante) que circula pelo motor e radiador.
A saber, sua função é manter a temperatura do motor dentro da faixa ideal.
- Controle de Temperatura: Absorve o calor gerado pela combustão no motor e o libera através do radiador.
- Proteção Anticorrosiva: O aditivo previne a ferrugem e a corrosão das peças metálicas e de alumínio do motor e do sistema de arrefecimento.
- Elevação do Ponto de Ebulição: O aditivo eleva o ponto de ebulição da água, como resultado, impedindo que ela ferva sob altas temperaturas de funcionamento.
Riscos de Não Trocar o Fluido de Arrefecimento
Com o tempo, o aditivo perde suas propriedades anticorrosivas e a água pode evaporar, deixando o sistema vulnerável.
- Superaquecimento do Motor: É o risco mais grave. A falha no controle de temperatura pode levar o motor a superaquecer e, em casos extremos, a fundir ou causar graves danos ao cabeçote.
- Corrosão e Entupimento: A perda da proteção anticorrosiva causa ferrugem, que forma depósitos que entopem as mangueiras, o radiador e as galerias do motor, comprometendo ainda mais o resfriamento.
Quando e Como Verificar os Níveis?
A verificação regular desses fluidos é uma prática de manutenção preventiva simples, mas que faz uma enorme diferença.
Fluido de Transmissão (Automática)
Quando verificar: Mensalmente, ou sempre que notar dificuldade ou trancos nas trocas de marcha.
Como verificar:
- Motor Ligado e Quente: Diferente do óleo do motor, o nível do fluido de transmissão automática deve ser verificado com o motor funcionando e, geralmente, após rodar alguns quilômetros (consulte o manual).
- Localização: Localize a vareta de medição da transmissão (geralmente próxima ao motor).
- Medição: Com o carro em superfície plana e a alavanca em “P” (Park) ou “N” (Neutro), retire a vareta, limpe-a, insira-a novamente e retire para verificar.
- Nível: O nível deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” (ou “Hot” e “Cold”, dependendo da vareta).
Fluido de Direção Hidráulica
Quando verificar: Mensalmente ou a cada 5.000 km.
Como verificar:
- Carro em Posição: O veículo deve estar em superfície plana e, geralmente, com o motor desligado (verifique o manual, alguns fabricantes pedem a verificação com o motor quente e ligado).
- Localização: O reservatório (vaso) tem uma tampa com um símbolo de direção no topo.
- Medição: O reservatório geralmente possui marcas de nível Mínimo e Máximo na lateral ou uma pequena vareta na tampa. O nível deve estar entre as marcas.
- Cor: O fluido deve ser claro e não apresentar cor escura ou cheiro de queimado.
Fluido de Arrefecimento
Quando verificar: Semanalmente, ou antes de viagens longas.
Como verificar:
- Motor Frio: Importante: NUNCA abra a tampa do reservatório ou do radiador com o motor quente, pois o sistema está pressurizado e pode causar queimaduras graves.
- Localização: O reservatório de expansão (geralmente de plástico translúcido) possui marcas de nível “MIN” e “MAX”.
- Nível: O nível deve estar entre as duas marcações. Se estiver baixo, complete apenas com a mistura correta de água desmineralizada e aditivo, seguindo a proporção do fabricante.
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