Fiat Uno sai de linha após 37 anos

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Fiat Uno sai de linha após 37 anos

Fiat Uno, que já foi o carro mais barato do Brasil, deixa de ser produzido após 37 anos.

Alguns carros são tão marcantes que merecem campanhas de “deslançamento”. Este é o caso do Fiat Uno, que se despede do mercado brasileiro na versão Ciao (“tchau” em italiano) após 37 anos de produção em Betim.

O modelo surpreendeu pelo valor elevado, partindo de R$ 84.990. O fim do Uno era cogitado desde que a Fiat lançou o Mobi, em 2016.

Os modelos compartilham a plataforma e até o motor, mas o Mobi tem um visual moderno. A partir daí, a Fiat ficou sem o que fazer com o Uno, um fenômeno conhecido na indústria como “canibalização”.

Desde então, todas as novas versões do Uno chegavam às concessionárias causando a impressão de que talvez fossem as últimas. A Fiat está depositando suas fichas nos novos motores 1.0 e 1.3 turbo para o Pulse e a Toro, mas a primeira experiência com turbocompressores no Brasil foi, no mínimo, polêmica.

O esportivo entregava 118 cv de potência a 5.750 rpm e 17,5 kgfm a 3.500 rpm. Assim como o Uno 1.5 R, o Uno Turbo é uma raridade no segmento dos carros clássicos.

Uma unidade em bom estado pode passar de R$ 60 mil nos principais classificados online. A linha 96 marcou o fim dos motores carburados no Mille. O compacto 1.0 passou a ter 58 cv com injeção eletrônica, ante 56 cv do antigo motor.

Em 2013, já em sua segunda geração, o Uno passou a ser oferecido na versão College. O objetivo da Fiat era ter um modelo descolado para um público mais jovem em busca do primeiro carro, com grande foco na relação custo-benefício.

O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, farol de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas e acionamento elétrico dos vidros e travas.

O motor 1.0 da família Fire já era antigo, desenvolvendo 75 cv de potência. A Fiat apostou em uma tonalidade exclusiva para a carroceria, direção hidráulica, retrovisores elétricos e vidros e travas elétricas. Durante seus 37 anos de vida, o Fiat Uno emplacou mais de 4,3 milhões de unidades.

Ele chegou a ser o carro mais barato do Brasil por vários anos ininterruptos.

Fonte: UOL

Matérias Relacionadas

Honda Fit dá adeus ao Brasil
IPVA pago em cota única terá desconto no Rio de Janeiro
O Aplicativo 99 Instala GNV no Carro dos Seus Motoristas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Saiba qual é o pneu ideal para o seu carro

Quando temos um automóvel, precisamos fazer constantemente, uma manutenção preventiva. Desse modo, é preciso cuidar muito bem de todas as partes que compõem o carro. Especialmente, os pneumáticos. Por isso, saiba estar atento(a) ao pneu ideal para o seu carro.  Desse modo, adquirir pneus adequados para o seu tipo de carro, é essencial para o…

Quais foram os carros mais vendidos de 2021?

O mercado automotivo é um dos setores mais dinâmicos na sociedade. Ao longo do ano, vemos várias mudanças e atualizações no consumo desse bem durável. Neste sentido, saiba quais foram os carros mais vendidos em 2021. Ainda em pandemia, vemos que a economia, em alguns setores, está voltando ao que era antes. Além disso, com…

Cambagem e direção: Quando fazer?

Todo motorista deve saber que a cambagem precisa ser feita nos automóveis de maneira recorrente. Por isso, é importante que eles levem os carros aos profissionais que realizam atentamente este serviço. Até porque uma cambagem bem feita pode proporcionar um menor desgaste do pneu.  Desse modo, devemos estar atentos a este serviço para que possamos…

Carros pouco rodados podem ser uma roubada!

Carros poucos rodados pode não ser uma qualidade e sim uma roubada. Entenda. Quem busca um automóvel usado ou seminovo costuma valorizar atributos como carros pouco rodados e histórico com apenas um proprietário. Especialmente a pouca rodagem, via de regra, valoriza o carro no mercado – tanto que vendedores mal-intencionados adulteram o hodômetro, com o…

Quanto Custa o IPVA dos 5 Carros Mais Vendidos em 2021?

IPVA 2022: Confira a lista de carros mais vendidos em 2021 e quanto pagarão de imposto. Um dos fardos anuais de todos os proprietários de veículos no Brasil é o pagamento do IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. O valor a ser pago varia de acordo com o modelo, o ano de fabricação…

promção