Fiat Uno sai de linha após 37 anos

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Fiat Uno sai de linha após 37 anos

Fiat Uno, que já foi o carro mais barato do Brasil, deixa de ser produzido após 37 anos.

Alguns carros são tão marcantes que merecem campanhas de “deslançamento”. Este é o caso do Fiat Uno, que se despede do mercado brasileiro na versão Ciao (“tchau” em italiano) após 37 anos de produção em Betim.

O modelo surpreendeu pelo valor elevado, partindo de R$ 84.990. O fim do Uno era cogitado desde que a Fiat lançou o Mobi, em 2016.

Os modelos compartilham a plataforma e até o motor, mas o Mobi tem um visual moderno. A partir daí, a Fiat ficou sem o que fazer com o Uno, um fenômeno conhecido na indústria como “canibalização”.

Desde então, todas as novas versões do Uno chegavam às concessionárias causando a impressão de que talvez fossem as últimas. A Fiat está depositando suas fichas nos novos motores 1.0 e 1.3 turbo para o Pulse e a Toro, mas a primeira experiência com turbocompressores no Brasil foi, no mínimo, polêmica.

O esportivo entregava 118 cv de potência a 5.750 rpm e 17,5 kgfm a 3.500 rpm. Assim como o Uno 1.5 R, o Uno Turbo é uma raridade no segmento dos carros clássicos.

Uma unidade em bom estado pode passar de R$ 60 mil nos principais classificados online. A linha 96 marcou o fim dos motores carburados no Mille. O compacto 1.0 passou a ter 58 cv com injeção eletrônica, ante 56 cv do antigo motor.

Em 2013, já em sua segunda geração, o Uno passou a ser oferecido na versão College. O objetivo da Fiat era ter um modelo descolado para um público mais jovem em busca do primeiro carro, com grande foco na relação custo-benefício.

O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, farol de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas e acionamento elétrico dos vidros e travas.

O motor 1.0 da família Fire já era antigo, desenvolvendo 75 cv de potência. A Fiat apostou em uma tonalidade exclusiva para a carroceria, direção hidráulica, retrovisores elétricos e vidros e travas elétricas. Durante seus 37 anos de vida, o Fiat Uno emplacou mais de 4,3 milhões de unidades.

Ele chegou a ser o carro mais barato do Brasil por vários anos ininterruptos.

Fonte: UOL

Matérias Relacionadas

Honda Fit dá adeus ao Brasil
IPVA pago em cota única terá desconto no Rio de Janeiro
O Aplicativo 99 Instala GNV no Carro dos Seus Motoristas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais as principais medidas de pneus para carros SUV?

Quem nunca pensou em comprar ou ter uma SUV por conta de um problema, ou situação que passou? Por isso, os motoristas que possuem um SUV em casa precisam saber as principais medidas de pneus para carros SUV.  Os SUVs são carros que têm tido uma procura maior por conta de serem carros mais robustos.…

Pneus Continental têm garantia?

A Continental é uma das líderes em venda de pneus. Desse modo, ela possui uma vasta experiência no meio e muita tecnologia para auxiliar. Neste artigo, saiba se os pneus Continental têm garantia.  Pensar em pneus Continental é pensar em tecnologia e qualidade. Não é à toa que a empresa tem crescido tanto. Neste sentido,…

Porsche Carrera GT: Nem Michael Schumacher resistiu a essa máquina

Na época em que pilotava para a Ferrari, o alemão Michael Schumacher não podia ser visto rodando com carros de outras marcas. Porém, acabou usando “escondido” um Porsche Carrera GT durante alguns anos. E essa unidade agora está à venda em uma loja especializada em modelos da Porsche na Alemanha. A loja informou que o…

Problema no escapamento do Corolla Cross leva Toyota a Prestar esclarecimentos no MP

Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre problema no escapamento do Corolla Cross. A Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre o polêmico abafador do escapamento do Corolla Cross. A Secretaria Nacional do Consumidor notificou a montadora sobre o possível baixo padrão de qualidade da peça, além da solução para…

Preciso trocar as molas ao colocar GNV no meu carro?

Sabemos que a cada dia que passa, o valor do combustível aumenta. Muitas pessoas têm procurado cada vez mais substituir a famosa gasolina pelo GNV. O Gás Natural Veicular, o famoso GNV, apesar de ter um poder de explosão menor que a gasolina, tem se mostrado mais atraente para muitas pessoas. Neste sentido, os condutores…

promção