Fiat Uno, que já foi o carro mais barato do Brasil, deixa de ser produzido após 37 anos.
Alguns carros são tão marcantes que merecem campanhas de “deslançamento”. Este é o caso do Fiat Uno, que se despede do mercado brasileiro na versão Ciao (“tchau” em italiano) após 37 anos de produção em Betim.
O modelo surpreendeu pelo valor elevado, partindo de R$ 84.990. O fim do Uno era cogitado desde que a Fiat lançou o Mobi, em 2016.
Os modelos compartilham a plataforma e até o motor, mas o Mobi tem um visual moderno. A partir daí, a Fiat ficou sem o que fazer com o Uno, um fenômeno conhecido na indústria como “canibalização”.
Desde então, todas as novas versões do Uno chegavam às concessionárias causando a impressão de que talvez fossem as últimas. A Fiat está depositando suas fichas nos novos motores 1.0 e 1.3 turbo para o Pulse e a Toro, mas a primeira experiência com turbocompressores no Brasil foi, no mínimo, polêmica.
O esportivo entregava 118 cv de potência a 5.750 rpm e 17,5 kgfm a 3.500 rpm. Assim como o Uno 1.5 R, o Uno Turbo é uma raridade no segmento dos carros clássicos.
Uma unidade em bom estado pode passar de R$ 60 mil nos principais classificados online. A linha 96 marcou o fim dos motores carburados no Mille. O compacto 1.0 passou a ter 58 cv com injeção eletrônica, ante 56 cv do antigo motor.
Em 2013, já em sua segunda geração, o Uno passou a ser oferecido na versão College. O objetivo da Fiat era ter um modelo descolado para um público mais jovem em busca do primeiro carro, com grande foco na relação custo-benefício.
O pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, direção hidráulica, farol de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas e acionamento elétrico dos vidros e travas.
O motor 1.0 da família Fire já era antigo, desenvolvendo 75 cv de potência. A Fiat apostou em uma tonalidade exclusiva para a carroceria, direção hidráulica, retrovisores elétricos e vidros e travas elétricas. Durante seus 37 anos de vida, o Fiat Uno emplacou mais de 4,3 milhões de unidades.
Ele chegou a ser o carro mais barato do Brasil por vários anos ininterruptos.
Quem é motorista sabe que a embreagem é uma peça fundamental em veículos com transmissão manual. Neste sentido, ela desempenha um papel crucial na operação suave e eficiente do seu carro. No entanto, muitos motoristas subestimam a importância de cuidar desta peça automotiva e, consequentemente, acabam enfrentando desgaste prematuro e despesas desnecessárias. Neste artigo, conheça…
O líquido de arrefecimento é uma parte essencial do sistema do seu carro, responsável por manter a temperatura do motor dentro de limites seguros. Desse modo, manter o nível correto de líquido de arrefecimento é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e prolongar a vida útil do motor. Neste artigo, saiba por que…
As temperaturas extremas, como as que estamos vivendo, podem sim afetar a eficiência do veículo. A densidade do ar tende a diminuir. O ar menos denso pode afetar ligeiramente o desempenho do motor, no entanto, esse efeito pode não ser perceptível em situações normais de condução. O sitema de ar-condicionado coloca uma carga adcional no motor,…
Já imaginou ter a Ferrari mais cara do mundo na sua garagem? Alguém ao redor do mundo acaba de ter este privilégio depois de comprar a raríssima Ferrari 330 LM de 1962. O modelo italiano foi leiloado por nada menos que US$ 51,7 milhões, o equivalente a impressionantes R$ 251,4 milhões em conversão direta. Apenas…
A injeção eletrônica revolucionou a forma como os motores de veículos funcionam, proporcionando maior eficiência, desempenho e redução de emissões. Neste artigo, saiba mais sobre os diferentes aspectos desta área do carro, desde suas tecnologias mais avançadas até a manutenção adequada e a personalização por meio do tuning. Tecnologias e Sistemas de Injeção Eletrônica Injeção…