Ferrari única tem porta de Lamborghini, não roda na rua e se transforma na pista.
Desde os primeiros momentos do projeto, o cliente quis criar um carro único, baseado na 488 GT3 EVO, mas com linhas mais modernas, uma carroceria mais limpa, e não homologado para andar nas ruas. Por isso, há algumas diferenças em relação ao modelo que lhe serviu de inspiração.
A dianteira é mais “bicuda”, os faróis também foram redesenhados e a traseira é inspirada no conceito Ferrari Vision Gran Turismo. Visto pela lateral, as rodas são de 21 polegadas na dianteira e 22 na traseira, e sua estrutura remove qualquer relevo e deixa tudo vedado para criar um efeito de cúpula bem futurista, derivada dos aviões, segundo a Ferrari. As portas são do estilo borboleta, como na LaFerrari.
Os designers optaram por “esconder” algumas partes do carro, em especial as entradas de ar laterais, fazendo com que elas fiquem fechadas e abram automaticamente quando o motor V8 biturbo na parte central traseira for ligado.
Deste modo, a Ferrari denomina a KC23 como um carro ‘vivo’, que muda de forma de acordo com seu uso e muda partes da carroceria de forma automática. Se as entradas precisarem ser abertas com o carro em movimento, por exemplo, elas serão. Caso contrário, ficam fechadas para deixar a carroceria mais limpa. A asa traseira também pode ser removida.
Parece que a ideia é deixar o carro exposto como uma obra de arte com linhas bem modernos e lisas, mas quando for para a pista tudo se transforma para extrair o máximo de performance.
O interior foi mantido o mais básico possível e semelhante ao da 488 GT3 Evo 2020, exceto pelo acabamento do painel de instrumentos do lado do passageiro e painéis das portas. Ou seja, é o interior de um carro de corrida.
A visibilidade traseira é garantida por um sistema de câmeras que trouxe vantagens aerodinâmicas ao eliminar os clássicos espelhos retrovisores, preservando as linhas da lateral do carro. As câmeras nos retrovisores são semelhantes as do Audi e-tron, por exemplo.
Fonte: Auto Esporte