Super Banner

Entenda os riscos ao rodar com estepe

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Entenda os riscos ao rodar com estepe

Um estepe pode nos salvar em situações temporárias. Mas, não passa disso. Fazer um uso excessivo do estepe pode trazer riscos para você e sua família. Saiba mais neste artigo. 

O estepe foi idealizado somente para situações inesperadas. Ou seja, em último caso, é preciso usá-lo por pouco tempo. Mas, como assim? 

Neste sentido, as montadoras adicionam um pneu a mais no carro, o chamado pneu estepe. Esse tipo de pneu é mais fino para que possa ocupar adequadamente menos espaço no porta-malas. 

Em relação aos pneus tradicionais, os pneus estepes possuem uma durabilidade inferior, possuindo limitações de velocidade e durabilidade.  

Por conta dessas características de material, este tipo de pneu não possui uma aderência adequada. Como resultado, usar de forma prolongada esse tipo de pneu pode fazer com que o carro perca o controle na hora da direção sem que você esteja preparado para isso. 

Além disso, o motorista corre o risco de ter a borracha do pneu requentada com mais facilidade ao andar com o carro em alta velocidade. 

As capacidades de frenagem e de tração também são inferiores ao pneu comum. Exigindo, ainda, ainda mais cuidado na condução.

Geralmente, é possível usá-lo em até 80 km/h. Então, se você for viajar, não use o por mais do que isso.

Se a viagem for pela cidade, não há um problema grave. Mas, mesmo assim, busque trocar por um pneu adequado ao seu carro. 

Quer saber mais sobre os pneus estepes? Acompanhe o artigo!


Estepe: entenda os riscos e limitações de rodar

Conhecido como o quinto pneu do carro, o estepe temporário é mais fino em relação aos pneus normais. Assim, eles ocupam um espaço menor no interior do veículo.

Por isso, não é aconselhável que use o estepe por muito tempo. Isto porque ele pode explodir ao longo do trajeto. Geralmente, ele pode ser usado em até 80 Km/h. 

Andar na cidade com o estepe não é um risco alto. No entanto, em viagens longas, o estepe não terá um bom funcionamento em frenagens e tração. Além disso, eles não terão a mesma aderência em relação aos demais pneus.

Portanto, não utilize o estepe como se fosse um pneu normal. Pois, como já comentado, o material dele é diferente. 

Por isso, não é à toa que esse tipo de pneu é chamado de estepe temporário. Assim, em uma troca de pneus, por exemplo, não é aconselhável que se forme um par usando o estepe.

Isto porque haverá níveis diferentes de desgaste em um mesmo eixo.  

Por isso, o estepe temporário é apenas para ser usado em situações, nas quais acontecem devido a um imprevisto. Como, o exemplo que nós comentamos no início do texto.


Estepe do carro: vantagens

As vantagens de calibrar, fazer cambagem e alinhamentos nos pneus são diversas e acabam diminuindo alguns gastos desnecessários.

A primeira vantagem de se calibrar um pneu é a economia no consumo de combustível, pois com um pneu calibrado o motor não necessita fazer tanta força para girar as rodas.

Nesse sentido, a segunda vantagem é que com a cambagem, o alinhamento e a calibragem do pneu roda por igual, fazendo com que o desgaste do mesmo seja todo por igual.

Dessa forma, a terceira vantagem é a duração do pneu, com esses procedimentos fundamentais, geram nos pneus uma vida útil mais extensa.

Além disso, a quarta vantagem é relacionada a segurança, com um pneu devidamente calibrado, os mesmo ganham aderência ao solo e com isso, traz estabilidade para o veículo.

Já a quinta vantagem também tem haver com a segurança, no que é no quesito aquaplanagem, que é quando entre o pneu e a superfície tem uma cama de água impedindo que os dois se toquem.

Lembramos que até mesmo com o estepe os procedimentos de calibragem, cambagem e alinhamento devem ser feitos periodicamente, para que na hora de um sufoco, estejam em perfeito estado.


Procurando por pneus novos? Conheça os pneus Continental

Para o seu conhecimento, enfatizamos algumas propriedades que estão presentes na ampla maioria dos produtos desta empresa. Assim, você poderá observá-los no seu dia a dia.

Como resultado, terá a melhor experiência ao transitar pelos espaços urbanos e rurais. Portanto, dê uma olhada:

A Continental é uma empresa mundial que conta com uma variedade de pneus, com diversos tamanhos e especificações de rodagem.

A empresa conta também com os pneus runflat, que permitem rodar por 80 km, com o pneu furado.

Além de serem utilizadas por alguns fabricantes como: Mercedes Benz e Volkswagen.  

Outra vantagem de possuir pneus Continental é o conforto e segurança que os pneus trazem para quem está dirigindo e acompanhando dentro do veículo. 

No ano de 2021 o preço da gasolina teve e tem tido reajustes que chegam a 37% em 12 meses, prejudicando muito o bolso dos brasileiros.

Um benefício de utilizar os pneus Continental é a diminuição de combustível. Isso mesmo que você leu. Está em dúvida sobre isso? Vamos te explicar melhor.

Os pneus Continental possuem melhor aderência ao solo, isso possibilita que menos combustível seja usado, reduzindo a emissão de CO2 ( monóxido de carbono).


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de molas para GNV ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção