Super Banner

Engates de Reboque: Saiba Utilizá-los com Segurança

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Engates de Reboque: Saiba Utilizá-los com Segurança

De forma geral, não descartamos o uso de engates de reboque em veículos particulares no Brasil. 

No entanto, existem regulamentações específicas que precisamos seguir para que o engate esteja de acordo com a legislação e possamos utilizá-lo de forma legal e segura.

Com isso, a regulamentação sobre o uso de engates é mais complexa e varia de acordo com o tipo de veículo e a finalidade do engate.

Para que um engate de reboque seja considerado legal e seguro, é necessário que ele seja homologado pelo INMETRO e esteja em conformidade com as normas do CONTRAN. 

Desse modo, a Resolução Nº 197/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece as normas para o uso de engates em veículos automotores. 

Segundo essa resolução, o engate deve estar devidamente certificado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e ser adequado ao modelo e ao ano de fabricação do veículo. Além disso, o engate não pode interferir na iluminação traseira e nem prejudicar a visibilidade da placa do veículo.

Isso garante que o engate atenda aos requisitos de qualidade, segurança e desempenho pelos órgãos reguladores.


Engates de reboque na Full Pneus

E nós da Full Pneus realizamos as vendas de engates de reboque que seguem essas regulamentações e oferecem aos clientes opções de engates que atendem aos requisitos legais. 

Nossos vendedores e instaladores de engates fornecem informações claras aos clientes sobre as normas de uso e garantem que os produtos vendidos estejam de acordo com a legislação vigente.

Portanto, se você é proprietário de um Uno 2003, Peugeot 206, Fiesta Hatch 2008, Corsa 2010 ou outro modelo de carro, adquira um engate de reboque de qualidade. 

Aqui na Full Pneus, você encontra engates de reboque com preços a partir de R$ 550,00* já colocados.

*Verifique se há atualizações no preço da peça e do serviço conosco!

Engates não homologados

Por outro lado, existem modelos de engates de reboque que não possuem homologação do INMETRO ou não atendem às normas protegidas pelo CONTRAN. Neste caso, engates não homologados ou que não estejam em conformidade com as regulamentações podem ser considerados ilegais e sujeitos a impostos.

Com isso, o uso de travas de reboque não homologadas ou inadequadas pode apresentar alguns problemas e riscos. Neste sentido, eles podem interferir na segurança do veículo e de outros usuários da via, além de não oferecerem a capacidade de carga e resistência adequada para o rebocamento de cargas.

Se um engate de reboque não possuir homologação ou estiver em desacordo com as regulamentações, a utilização desse acessório pode acarretar em multas e apreensão do veículo, além de colocar em risco a segurança do motorista, passageiros e de outros usuários das vias.

Riscos de andar com engates não homologados:

 


Como Escolher o Engate de Reboque Adequado para o Seu Veículo

Escolher ou contratar um engate de reboque correto para o seu veículo é essencial para garantir a segurança e a eficiência durante o transporte de cargas rebocadas. 

Sendo assim, com tantas opções disponíveis no mercado, podemos identificar qual engate é o mais compatível com o modelo e o ano de fabricação do seu veículo. 

Neste guia, oferecemos dicas práticas para ajudá-lo a escolher o engate de reboque mais adequado, levando em consideração suas necessidades de rebocagem.

  1. Verifique a Capacidade de Carga do Veículo:

Antes de escolher um engate de reboque, é fundamental conhecer a capacidade de carga máxima do seu veículo. 

Sendo assim, podemos encontrar essa informação no manual do proprietário ou na etiqueta de especificações localizada na lateral da porta do motorista. 

Portanto, certifique-se de que o engate que você escolher esteja dentro dos recursos de carga recomendados pelo fabricante do veículo.

  1. Escolha o Tipo de Engate:

Normalmente, podemos encontrar os engates de reboque em diferentes tipos, como fixos, removíveis e retráteis. 

Desse modo, o tipo de engate que você escolher dependerá do seu uso pessoal e da frequência com que pretende usar o engate. Saiba os tipos de engate:

  1. Adquirir Marcas Confiáveis ​​e Homologadas:

Opte por engates de reboque de marcas reconhecidas e mantenha-se firme, que alcancem a garantia e atendam às normas de qualidade e segurança. 

Além disso, verifique se o engate possui homologação do INMETRO e se está de acordo com as regulamentações protegidas pelo CONTRAN.

    4. Consulte um Profissional Especializado:

Caso tenha dúvidas sobre qual escolher ou como realizar a instalação, recomendamos que você busque ajuda de um profissional especializado. 

Assim, um técnico capacitado poderá oferecer orientações adequadas e garantir a instalação correta do engate, proporcionando mais segurança durante o uso.

E, para isso, conte com os profissionais da Full Pneus!


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!


Confira nossas promoções da Continental em nossa loja! 

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook 

Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção