Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Saiba mais sobre o Engate de Reboque: uma solução diferenciada que protege o seu Veículo. Confira na matéria!

O engate para reboque é, por sua própria definição, um equipamento para que o automóvel possa puxar um segundo veículo, que – na verdade – projetado para isso. Assim, este possui diversos tipos diferentes de peso e dimensão, mas são adequados para transportar carga.

Dessa forma, consiste de uma esfera metálica, onde o encaixe do reboque se prende ao veículo. Alguns engates possuem encaixe removível, onde o proprietário pode retirá-lo, deixando somente a estrutura do suporte no veículo.

Normalmente este é empregado em picapes, e o sistema no geral consiste também em um conector de energia, que aciona as luzes de freio, lanternas e repetidores de direção do reboque.


Quais veículos podem usar engate?

Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado. Assim, deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.

Desse modo, carros pequenos e com motores fracos, certamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque. Já carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando até a 6 toneladas.

Por isso, o ideal é que o modelo de veículo tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, a capacidade é fornecida pelo fabricante ou importador do veículo. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adapta-lo.

De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.


Tipos de engate aprovados

O engate para reboque é certificado pelo Inmetro. Então, nunca instale um que não tenha essa certificação, assim como superfícies cortantes e adornos, que de funcional não tem nada.

Como resultado, o objetivo deste equipamento é rebocar e não servir de proteção da traseira ou meramente um acessório estético.

Placa de Identificação

O equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Tomada de energia funcional

No próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Fixação de corrente e placa visível

Além disso, é necessário um gancho ou similar para fixação de corrente, que serve como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

A recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto ótico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

O reboque também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.

O que diz a Lei sobre os Engates

O engate para reboque e as determinações para sua utilizada são regidas pela Resolução 197/06, a qual determina que o PBT seja de até 3.500 kg, para quem portar CNH categoria B. Desse modo, acima desse peso e até 6.000 kg, é necessário portar a CNH C. A partir daí, somente a CNH E.

A resolução do Contran também obriga que fabricantes e importadores informem aos órgãos de trânsito quais modelos podem receber engate para reboque e sua referida capacidade máxima de tração (CMT), assim como os pontos de fixação do suporte.


Portanto, a fim de contar com os melhores pneus do mercado, conheça o Centro Automotivo da Full Pneus. Como resultado, o seu veículo estará totalmente capacitado no Rio de Janeiro!


Full Pneus – Nossa empresa pneumática está entre as mais excepcionais de todo o mercado no Rio de Janeiro. Aqui você encontra a maior variedade de pneus do país, além disso, temos uma oficina capacitada para atender ao seu carro!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (sentido para São Paulo). 

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: temos um espaço ideal para você deixar a criança, enquanto realiza a compra do seu produto.

Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais as principais medidas de pneus para carros SUV?

Quem nunca pensou em comprar ou ter uma SUV por conta de um problema, ou situação que passou? Por isso, os motoristas que possuem um SUV em casa precisam saber as principais medidas de pneus para carros SUV.  Os SUVs são carros que têm tido uma procura maior por conta de serem carros mais robustos.…

Pneus Continental têm garantia?

A Continental é uma das líderes em venda de pneus. Desse modo, ela possui uma vasta experiência no meio e muita tecnologia para auxiliar. Neste artigo, saiba se os pneus Continental têm garantia.  Pensar em pneus Continental é pensar em tecnologia e qualidade. Não é à toa que a empresa tem crescido tanto. Neste sentido,…

Porsche Carrera GT: Nem Michael Schumacher resistiu a essa máquina

Na época em que pilotava para a Ferrari, o alemão Michael Schumacher não podia ser visto rodando com carros de outras marcas. Porém, acabou usando “escondido” um Porsche Carrera GT durante alguns anos. E essa unidade agora está à venda em uma loja especializada em modelos da Porsche na Alemanha. A loja informou que o…

Problema no escapamento do Corolla Cross leva Toyota a Prestar esclarecimentos no MP

Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre problema no escapamento do Corolla Cross. A Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre o polêmico abafador do escapamento do Corolla Cross. A Secretaria Nacional do Consumidor notificou a montadora sobre o possível baixo padrão de qualidade da peça, além da solução para…

Preciso trocar as molas ao colocar GNV no meu carro?

Sabemos que a cada dia que passa, o valor do combustível aumenta. Muitas pessoas têm procurado cada vez mais substituir a famosa gasolina pelo GNV. O Gás Natural Veicular, o famoso GNV, apesar de ter um poder de explosão menor que a gasolina, tem se mostrado mais atraente para muitas pessoas. Neste sentido, os condutores…

promção