Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Saiba mais sobre o Engate de Reboque: uma solução diferenciada que protege o seu Veículo. Confira na matéria!

O engate para reboque é, por sua própria definição, um equipamento para que o automóvel possa puxar um segundo veículo, que – na verdade – projetado para isso. Assim, este possui diversos tipos diferentes de peso e dimensão, mas são adequados para transportar carga.

Dessa forma, consiste de uma esfera metálica, onde o encaixe do reboque se prende ao veículo. Alguns engates possuem encaixe removível, onde o proprietário pode retirá-lo, deixando somente a estrutura do suporte no veículo.

Normalmente este é empregado em picapes, e o sistema no geral consiste também em um conector de energia, que aciona as luzes de freio, lanternas e repetidores de direção do reboque.


Quais veículos podem usar engate?

Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado. Assim, deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.

Desse modo, carros pequenos e com motores fracos, certamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque. Já carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando até a 6 toneladas.

Por isso, o ideal é que o modelo de veículo tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, a capacidade é fornecida pelo fabricante ou importador do veículo. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adapta-lo.

De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.


Tipos de engate aprovados

O engate para reboque é certificado pelo Inmetro. Então, nunca instale um que não tenha essa certificação, assim como superfícies cortantes e adornos, que de funcional não tem nada.

Como resultado, o objetivo deste equipamento é rebocar e não servir de proteção da traseira ou meramente um acessório estético.

Placa de Identificação

O equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Tomada de energia funcional

No próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Fixação de corrente e placa visível

Além disso, é necessário um gancho ou similar para fixação de corrente, que serve como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

A recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto ótico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

O reboque também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.

O que diz a Lei sobre os Engates

O engate para reboque e as determinações para sua utilizada são regidas pela Resolução 197/06, a qual determina que o PBT seja de até 3.500 kg, para quem portar CNH categoria B. Desse modo, acima desse peso e até 6.000 kg, é necessário portar a CNH C. A partir daí, somente a CNH E.

A resolução do Contran também obriga que fabricantes e importadores informem aos órgãos de trânsito quais modelos podem receber engate para reboque e sua referida capacidade máxima de tração (CMT), assim como os pontos de fixação do suporte.


Portanto, a fim de contar com os melhores pneus do mercado, conheça o Centro Automotivo da Full Pneus. Como resultado, o seu veículo estará totalmente capacitado no Rio de Janeiro!


Full Pneus – Nossa empresa pneumática está entre as mais excepcionais de todo o mercado no Rio de Janeiro. Aqui você encontra a maior variedade de pneus do país, além disso, temos uma oficina capacitada para atender ao seu carro!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (sentido para São Paulo). 

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: temos um espaço ideal para você deixar a criança, enquanto realiza a compra do seu produto.

Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Preço de Pneus Continental

Quando precisamos trocar os pneus do nosso carro, não podemos deixar pra depois, não é? Isto porque sabemos que nossa segurança e da nossa família está em jogo. Por isso, antes de sair por aí, confira o preço de pneus Continental! Desse modo, sabemos que o custo dos produtos está muito alto. Atualmente, vemos que…

As principais medidas de pneus para caminhonete

Quando temos um automóvel, é importante que saibamos cuidar e manter sempre em bom estado. Inclusive, saber os melhores pneus para o nosso tipo de carro. Por isso, saiba mais sobre as principais medidas de pneus para caminhonete. Uma caminhonete serve para inúmeros tipos de coisas. Você pode usar para realizar viagens, carregar móveis ou…

Preço de Pneus 185/70R14 

Pesquisando o preço de pneus 185/70 R14 por aí? Você chegou ao lugar certo! Aqui na Full Pneus, você encontra as melhores marcas de pneus para o seu carro. Sabemos que, no mercado automotivo, temos inúmeras opções de marcas de pneus. Desse modo, podemos escolher dentre várias marcas para o nosso carro. Pensando nisso, a…

Aumento do IPVA 2022

O IPVA 2022 aumentou, mas a boa notícia é que você já consegue quitar o imposto de uma nova maneira. Com o aplicativo Zul+, você é quem escolhe como deseja pagar: à vista com Pix, parcelado com o Governo ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples e inteligente. “Queremos…

Carros na Enchente: Como funciona o seguro nesses casos?

Os carros na enchente: o seguro cobre esse tipo de dano? Essa dúvida iremos esclarecer nesta matéria. Os Carros arrastados pelas fortes enxurradas e veículos submersos devido a ruas ou garagens alagadas. Esse tipo de cena se tornou comum neste início de ano devido às fortes chuvas que atingiram diversas cidades brasileiras. E a pergunta…

promção