Embreagem: Evite o desgaste com nossas Dicas

Autor: Full Pneus

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Embreagem: Evite o desgaste com nossas Dicas

Fique ligado nessas super dicas e saiba como prolongar a vida útil da Embreagem do seu Veículo!

A embreagem tem por objetivo controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio e assim facilitar a troca de marchas.

Assim, ele é composto por disco, platô e rolamento (colar) ou atuador hidráulico, e dificilmente há necessidade de troca. Quando isso ocorre, normalmente são por ações erradas que o motorista cometeu.

As principais precauções para evitarmos o problema têm a ver com a maneira com que o motorista conduz o seu veículo. Alguns hábitos e vícios podem fazer com que o conjunto fique seriamente acometido, obrigando o dono do veículo a fazer a troca antes da hora prevista.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas de como evitar o desgaste da embreagem. Confira nos tópicos a seguir!

Não saia com carro engatado na segunda marcha

Muitas vezes, para economizar tempo, o motorista quando parado em sinal engata o carro na segunda marcha, para quando o sinal abrir ele dar uma boa arrancada. Essa não é uma boa prática — exceto em situações como em ladeiras, por exemplo, em que o carro necessita de mais força.

Não faça meia embreagem

Um hábito bem usual entre os motoristas é a famosa meia embreagem, que consiste em ficar segurando o carro em uma ladeira ou em locais íngremes na embreagem e com a primeira marcha engatada.

Esta atitude eleva muito o giro do motor, podendo ocasionar, em situações de muita aceleração, a queima da embreagem. O certo é ficar imóvel com freio ou freio de mão.

Evite os trancos

Reduzir as marchas dando os chamados “trancos” podem danificar seriamente a embreagem — podendo haver inclusive quebra de componentes. Assim, o correto é reduzir as marchas de forma gradual de acordo com a velocidade em que o carro estiver.

Fique atento entre aceleração e embreagem

É muito importante, no momento em que for arrancar o carro, manter uma sincronia entre soltar a embreagem e acelerar — isso evita o desgaste do sistema.

Assim, para evitar a chamada “queimada da embreagem” — que faz com que o carro não desenvolva e consuma combustível em excesso —, o ideal é soltar pouco a embreagem, sem acelerar demais.

O motorista deve, de acordo com o aumento ou diminuição da velocidade, trocar a marcha de forma gradual, sempre em ordem e conforme a rotação do motor. Isso, certamente, poupará as peças da embreagem.


Problemas mais comuns com a Embreagem

1. Embreagem deslizando

A embreagem é responsável pela ligação entre volante e caixa de marchas, que por sua vez se liga às rodas. Sua função é desacoplar o disco do platô, interrompendo essa ligação, para que a mudança de marcha seja realizada.

Um dos problemas mais comuns é quando a embreagem fica deslizando ou patinando. Isso acontece por diversos motivos, em geral quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô, devido a algum dano ou mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo.

Trata-se de um problema mais sério, podendo comprometer o kit todo. Assim, um meio de identificá-lo é quando solta o pedal e a embreagem permanece acionada. Nesse caso, o melhor a se fazer é substituir o kit completo.

2. Travamento

Uma embreagem que trava ou não engata pode ser um grande problema na hora de dirigir. Não só aumenta cada vez mais os danos causados ao conjunto como pode colocar em risco a segurança do motorista — caso ele precise realizar uma manobra e seja impedido, pois a marcha não entra.

Nem sempre isso significa que o kit completo precisa ser substituído. É possível realizar uma regulagem e até a troca do rolamento do eixo piloto. Entretanto, esse desgaste pode ter comprometido também outras peças, tornando um ajuste ineficaz.

De nada adianta você gastar metade do preço do conjunto agora para trocar algumas peças e depois de um mês ter que substituir o kit completo.

3. Pedal rígido

Esse é um dos sintomas que a maioria dos motoristas já percebeu, mas poucos sabem do que se trata. O pedal fica claramente mais duro do que costumava ser, gerando preocupação quanto ao funcionamento da embreagem.

Neste tipo de situação, o mais comum é que haja algum problema no cabo da embreagem. O desgaste e a falta de lubrificação são grandes vilões para essa peça, podendo causar sua quebra. Em alguns casos, a substituição do cabo é suficiente.

Entretanto, é importante consultar um mecânico, pois pode haver empenamento do platô, devido a um superaquecimento. Nesse caso, é provável que o kit todo precise ser substituído.

4. Ruídos

O ruído excessivo no uso da embreagem não é comum. Em geral, junto com a dificuldade para engatar marchas, é o principal sinal de que pode estar na hora de fazer a substituição do kit completo.

Normalmente, esse chiado é causado pelo desgaste no rolamento, que não funciona mais como deveria. Oriente seus clientes a levarem o veículo à sua oficina imediatamente quando isso acontecer. Caso contrário, a caixa do câmbio pode ser danificada, provocando prejuízos bem maiores.

Desse modo, com essas excelentes dicas, o motorista poderá ficar alerta quanto aos possíveis problemas de embreagem em seu carro.


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