Discos de Freio: quando manter, retificar ou trocar?

Autor: Full Pneus

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Discos de Freio: quando manter, retificar ou trocar?

Você sabe quando será o momento de fazer mudanças nos discos de freio do seu automóvel? Saber isto é primordial para o seu veículo!

Os automóveis possuem peças de suma importância para o seu bom funcionamento. Assim, com todas revisadas e adequadas, o motorista poderá trafegar tranquilo nas ruas e estradas. Como resultado, a performance e desempenho do veículo serão melhores. Existem alguns componentes, os quais se destacam por serem mais comuns na troca e em mudanças constantes. Este é o caso dos discos de freio.

Os discos de freio são elementos imprescindíveis para que o carro esteja seguro. Assim, precisam de uma revisão periódica, a fim de averiguar se estão com algum tipo de desgaste. Isto porque, caso estejam em um estado ruim, há uma grande possibilidade de que ocorra o comprometimento da frenagem.

Como resultado, este fato poderá implicar em acidentes e outros problemas graves. Além disso, provavelmente, afetará até outras partes do veículo.

Portanto, tanto esta peça automotiva, quanto outras, devem estar em um estado excelente. Assim, não ocorrerão contratempos indesejados. Neste artigo, iremos destacar a importância dos discos de freio.


Existem diversos tipos de discos de freio?

O disco de freio é uma peça única, desenvolvida com ferro fundido ou compostos de cerâmica. Assim, ele funciona como uma parte do sistema de frenagem. Como resultado, está conectado às rodas e aos eixos do veículo.

Porém, existem variações – quanto a algumas das características. Assim, os discos podem ser sólidos ou ventilados. Além disso, é comum existirem aplicações e diâmetros diferentes.

Curiosidade: os sólidos esquentam com uma maior facilidade. Assim, são utilizados, de modo mais comum, em carros leves ou antigos. Já os ventilados, proporcionam uma melhor circulação do ar, o que ajuda a arrefecer outros elementos do sistema do automóvel.


Quais são os “sintomas” mais comuns, que indicam que os discos de freio precisam ser trocados ou terem uma manutenção realizada?

Você, com certeza, sabe que que estes componentes são muito importantes e precisam de total atenção. Porém, deve estar com uma dúvida:

Ok, mas quando eu vou identificar que um disco está ruim ou próximo de gerar algum problema?

Pensando nisso, destacaremos uma lista dos “sintomas” comuns, que acontecem antes da peça proporcionar algum tipo de contratempo inesperado. Assim, confira abaixo os tópicos em destaque:

1- Dificuldade para frear o automóvel:

Um indicador comum, quando o assunto são os discos de freio. Em alguns momentos, pode ocorrer a formação de faixas porosas ou rebaixadas neste material. Como resultado, isto impede que a pastilha tenha um contato adequado com o disco. Assim, quando acionado, o freio demorará um pouco mais para surtir efeito. Portanto, é primordial que, ao primeiro sinal deste problema, o motorista procure resolvê-lo de forma imediata.

2- Vibração do veículo, quando há o acionamento dos freios:

Outro sinal, o qual pode indicar problemas nos discos de freio, são as trepidações constantes do automóvel, sempre que o motorista precisar realizar uma freiada no carro. Assim, um disco muito gasto pode estar empenado, o que causa estes movimentos bruscos ao entrar em contato com a pastilha. Portanto, realizar a manutenção será importante para que esta situação não tenha um agravante.

3- A importância da Revisão dos 40 mil km:

Para qualquer tipo de veículo (seja nacional ou importado), é muito importante que todo o sistema de freios (e os seus periféricos) seja revisado, quando a quilometragem do automóvel alcançar os quarenta mil quilômetros. Isto deve ser feito, porque este é o prazo em que os discos de freio alcançam o seu limite de uso especificados pelo fabricante.


Vale a pena retificar os discos de freio?

Além da possibilidade de troca e da manutenção deste componente, é possível realizar uma retífica.

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer para o leitor o que é uma retífica de discos de freio. Assim, é possível definir como um tipo de torno, que realiza um ajuste nos dois lados do componente. Como resultado, ficarão posicionados de maneira uniforme, corrigindo o defeito existente, até que ambos os lados atinjam a superfície perfeita.

Para desenvolver esta solução, é preciso realizar uma análise profunda:

  • Mensurar o disco (com o micromêtro);
  • Fazer o cálculo de quanto de material deve ser retirado para a correção do problema;
  • Avaliar se o disco conseguirá alcançar as medidas ideais.

Como resultado, será possível avaliar se o disco ficará – após o procedimento – abaixo dos parâmetros mínimos exigidos. Deste modo, caso seja identificado que retificar não é a solução ideal, mesmo que o motorista realize o procedimento, haverá o risco de trincar o disco ou comprometer a sua vida útil.

Portanto, a partir destas avaliações, observa-se se este serviço será o indicado.


Na Full Pneus, possuímos os serviços mais indicados para a troca, manutenção ou retífica dos seus discos de freio. Assim, além de equipamentos de última geração e de produtos de alta qualidade, atuamos com uma equipe de profissionais especializada em serviços automotivos. Como resultado, você terá a garantia de que o seu automóvel estará em ótimas mãos!


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