Direção Defensiva: o que é?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Direção Defensiva: o que é?

Para que o motorista trafegue nas ruas e nas estradas, sem muitas dificuldades, é preciso conhecer as principais práticas da direção defensiva. Assim, poderá prevenir acidentes, durante o seu passeio ou viagem.

Em qualquer escola de formação de condutores, muitos procedimentos práticos e teóricos são repassados para os alunos. Assim, a partir de boas orientações e um ensino excepcional, os professores têm o objetivo de educar os futuros motoristas. Como resultado, o trânsito e o respeito às regras será algo presente no dia a dia. Portanto, dentre as lições mais relevantes, estão as medidas de direção defensiva.

Principais Informações sobre a Direção Defensiva

Em primeiro lugar, para que o condutor entenda tudo sobre este tema, é preciso definir o que é este modelo de direção. Assim, podemos caracterizar este termo como:

“Um conjunto de instruções, as quais têm o objetivo de apoio à prevenção de possíveis acidentes.”

Estas medidas surtem efeito, porque irão indicar ao motorista algumas posturas a serem adotadas. Como resultado, a partir da aplicação dessas dicas, a diminuição de possíveis contratempos se tornará uma realidade.

Uma curiosidade: a direção defensiva é muito importante, atualmente, para qualquer pessoa que deseja conseguir a primeira habilitação ou para os motoristas que querem renova-la. Assim, desde o ano de 2004, o curso é uma exigência em nosso país.

Por que este assunto é tão relevante no Brasil?

Em nossas ruas e estradas, existe uma enorme quantidade de motoristas imprudentes. Como resultado, todos os dias, acontecem vários acidentes (sejam comuns ou graves), os quais prejudicam o bom andamento das vias e causam muita dor nos parentes das vítimas.

Segundo esta reportagem do Estado de São Paulo, o número de acidentes fatais no trânsito brasileiro é assustador. Assim, de 15 em 15 minutos, 1 pessoa morre, devido a algo relacionado a este segmento específico.

Infelizmente, poucos indivíduos estão atentos à necessidade de conhecer maiores informações sobre como dirigir de um modo defensivo. Assim, sem o entendimento adequado, poucos irão saber como se prevenir.

Além disso, a tendência é que – com uma pouca instrução sobre a direção defensiva – um grande número de condutores arrisque não só a sua própria vida, mas as de outras pessoas que poderão estar envolvidas.

Portanto, é imprescindível que todos os condutores adotem essas boas práticas, com a meta de que – aos poucos – ajudem na diminuição de acidentes e contratempos no trânsito.

Medidas Simples que irão apoiar na sua direção no dia a dia

Neste momento, provavelmente, você deve estar com diversas dúvidas, sobre quais seriam as medidas mais adotadas pelos condutores, a fim de implementarem – na sua direção – um estilo defensivo.

Assim, com isto em mente, nossa equipe gostaria de proporcionar algumas dicas excelentes. Como resultado, caso seja possível utilizá-las na sua rotina, você e sua família estarão muito seguros e precavidos.

Além disso, poderão transitar em qualquer localidade, sem uma preocupação constante e com a postura correta – em caso de qualquer imprevisto que venha a acontecer.

Portanto, observe abaixo cada medida em destaque e comece agora a melhorar a sua direção defensiva:

1- Mantenha a atenção sempre redobrada

Em primeiro lugar, a fim de iniciar a inserção destas dicas no modo de dirigir, será necessário que o condutor se mantenha atento em tempo integral. Isto porque, muitas coisas inesperadas podem acontecer. Exemplo: transitar em um asfalto ruim ou encontrar algumas pessoas atravessando a rua fora da faixa.

Portanto, é preciso manter a tranquilidade, mas sem deixar o foco de lado. Além disso, conhecer bem o destino para onde se quer ir é muito importante. Assim, antes de sair de casa, observe no GPS o caminho a ser traçado, procure saber a condição da pista e verifique se existe alguma parte do percurso que necessite de um maior cuidado.

2- Não descarte a sua Segurança em nenhum momento

Outro ponto importante: o seu comportamento nas ruas e estradas precisa ser muito eficiente. Assim, o ideal é que se evitem ultrapassagens perigosas, não ande no acostamento e não desrespeite as sinalizações no local.

Isto é muito relevante, porque – caso o motorista cometa estes atos perigosos ou algumas infrações – poderá estar colocando os seus passageiros e a si mesmo em um alto risco.

Portanto, “segurança em primeiro lugar” é uma expressão famosa, que deve ser observada como uma regra 100% fundamental e indispensável!

3- Respeite as Placas de Sinalização

No trânsito, é imprescindível observar as placas que aparecem, durante o trajeto. Isto porque, podem conter algumas informações úteis para que o motorista entenda melhor o ambiente em que está. Um exemplo: a placa de velocidade máxima em uma rua indicará ao condutor que ele não pode ultrapassar o limite estabelecido.

Além disso, elas servem como um aviso e prevenção para diversas situações ruins, as quais podem acontecer com os motoristas desavisados. Portanto, não desrespeite nenhuma e fique atento(a) nas ruas e estradas!

4- Procure dirigir de modo constante, a fim de praticar sempre o que aprendeu

Procure dirigir, de forma constante, a fim de manter a aptidão e habilidade atualizadas. Assim, você terá reflexos e reações rápidas, em caso de qualquer contratempo. Assim, de 1 a 2 vezes na semana, procure transitar com o seu carro. Isto será muito bom, porque manterá a sua confiança e calma ao dirigir!

4- Não deixe de realizar uma Revisão e Manutenção periódica completa no seu veículo!

Por último, esta dica é de suma importância para que qualquer motorista dirija nas vias urbanas e outros locais, sem nenhum problema inesperado.

Isto porque, de vez em quando, podem acontecer acidentes, decorrentes da falta do cuidado maior com o automóvel. Por exemplo: motor superaquecido, devido ao esquecimento da troca de óleo!

Assim, ir com o automóvel até um Centro Automotivo de confiança, que possua bons profissionais e equipamentos modernos é primordial. Como resultado, você e sua família irão transitar tranquilos, sem o risco de que alguma peça ou componente do carro tenha um defeito ou dano.

Portanto, se possível, todo mês procure observar todo o seu automóvel. Assim, ao menor sinal de qualquer problema, não deixe de procurar um mecânico de qualidade, com um ótimo custo / benefício!


Não deixe a manutenção veicular para depois! Para que o seu automóvel transite em qualquer tipo de pista, sem maiores dificuldades, conte com o apoio da Full Pneus! Assim, em nosso Centro Automotivo, temos os melhores produtos e serviços automotivos!


Venha nos fazer uma visita agora e conheça todas as nossas soluções!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira