Super Banner

Dicas para escolher o pneu do seu carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Dicas para escolher o pneu do seu carro

Procurando dicas para escolher o pneu do seu carro? Você chegou ao lugar certo! Aqui na Full Pneus, contamos com uma equipe especializada para conduzir os motoristas a um cuidado melhor com o carro. 

A escolha de uma boa peça pneumática pode interferir diretamente na performance do carro nas estradas. Além disso, os pneus implicam também no bom estado do seu veículo. 

Por isso, os motoristas devem estar craques na escolha dessas peças. No entanto, muitos condutores ainda ficam perdidos na hora de comprar. Neste artigo, saiba algumas dicas para você escolher o pneu mais adequado para o perfil do seu carro.

Desse modo, todo motorista conhece bem o seu carro. Como ele é nas pistas; se ele ‘bebe’ muito ou pouco; como ele funciona em determinadas situações e por aí vai. Sendo assim, a percepção que os motoristas têm dos pneus nos carros não é diferente. 

Sabemos quando um pneu funciona de forma correta ou quando ele está ‘deixando a desejar’ ao usar o carro. Dessa forma, os motoristas podem ter diversas percepções enquanto dirigem.

É claro que isto depende de vários fatores. Como, por exemplo, o balanceamento e alinhamento, a cambagem, o bom estado do pneu. Mas, quando você coloca um pneu que não se alinha com o perfil do seu carro, dá para perceber a diferença na hora de dirigir. 

Com um pneu inadequado para o perfil do seu carro, a direção é comprometida. Impedindo que os motoristas possam dirigir com segurança em pistas e ruas. 

Por isso, é importante saber escolher os pneumáticos que dão match com o seu carro.

Quer saber mais? Confira a seguir!


Saiba escolher o pneu do seu carro

Como já citamos acima, temos vários tipos de pneus para todos os tipos de carros. Diante deste cenário, os motoristas precisam saber o perfil do próprio carro para ter um norte de qual pneu escolher. 

Sabendo qual o estilo e a medida do pneu, aí sim, o motorista pode seguir para escolher a linha, a marca e o design do pneu. 

Como resultado, confira as melhores dicas para a hora de comprar pneu para o seu carro nos tópicos abaixo:

1. Escolha a banda de rodagem correta

A banda de rodagem é o que garante tração, dirigibilidade, boa frenagem, entre outros componentes para os veículos. Por isso, precisa ter atenção ao adquiri-la.

Cada pneu conta com um modelo de banda de rodagem, que especifica em que espécie de estrada o carro deve transitar. Assim, existem pneus com sulcos mais apropriados para os dias de chuva, outros para estradas off-road, etc.

2. Busque pneus com maior durabilidade

A forma com a qual o motorista usa seu carro, geralmente determina sua durabilidade. Assim, as condições das estradas nas quais o veículo trafega, atrelada às corretas manutenções com o automóvel e os pneus, representam também fatores relevantes e que podem diminuir ou aumentar a vida útil destes itens.

Verificar o desenho da banda de rodagem, é indispensável para não errar aos adquirir seus pneus. Dessa forma, trata-se de um indicador de durabilidade do pneu e está associado à velocidade de desgaste do mesmo. Sendo assim, o pneu passa por avaliações a fim de saber o quanto ele perde de borracha em determinadas condições.

3. Tenha um controle maior na direção

A escolha da banda de rodagem do pneu garante também o maior controle do automóvel. Assim, pneus com treadwear mais baixa têm melhor aderência, assim como aqueles com uma largura maior.

4. Busque pneus apropriados para dias chuvosos

As novas tecnologias na fabricação de pneus permitem uma proteção maior para os dias de chuva. Assim, o desenho em pneus para chuva ou estradas molhadas, que pode ser observado na banda de rodagem, não está ali por acaso.

Dessa forma, trata-se de uma tecnologia que facilita a circulação dos veículos em locais em que ocorrem chuvas com frequência. São sulcos que dispersam a água e, assim, evitam que se forme uma camada entre o pneu e o asfalto. Isto impede que derrapagens ocorram com frequência.

Portanto, ao comprar os pneus, escolha aqueles que possibilitem uma condução mais segura, principalmente em dias chuvosos. Como resultado, evita-se as derrapagens e também a aquaplanagem.

5. Tenha mais conforto nas pistas

Otimizar o carro com pneus com perfil menor, com o objetivo de torná-lo esportivo, pode até agradar alguns usuários quanto à estética, porém, essa prática prejudica demais o conforto e a maciez do automóvel.

Assim, ao reduzir o perfil do pneu, ocorre também a diminuição da camada de ar que o amortece. Como resultado, aumentam os impactos com o solo.


Pneus e medidas: como entender?

Para você saber escolher o pneu do seu carro, é preciso se atentar também em alguns aspectos. Desse modo, a largura, altura e outras medidas dos pneus. Como entender tudo isso?

Primeiramente, largura e altura são dois números divididos por uma barra. Sendo assim, o primeiro número é a largura como o pneu de 185 cm.

Após a barra, é a altura do pneu, como 65cm. Com isso, a altura é do centro do pneu até o exterior. Isso medindo na vertical.

Então, lê-se 185/65, No entanto, tem um outro fator. Outra medida composta para compor o pneu é o raio. Geralmente caracterizado com a letra R e algum número. Em alguns casos, como por exemplo, é utilizado o número 15 após o R.

Esse tipo de pneu é utilizado no Versa da Nissan ano 2020 ou na Montana da Chevrolet ano 2013/ 2014.

É muito fácil saber o tamanho do pneu do seu carro, na lateral está escrito e é composto das medidas laterais e do raio.

Alguns modelos de carro possuem diferença entre os tamanhos de um ano para outro, como por exemplo um carro 2012 pode possuir uma medida diferente de um veículo 2013.

Ou essa diferença pode ser dada em veículos do mesmo ano, porém são categorias diferentes, sendo um mais completo que o outro.

Alguns vem com aros de liga leve e outros de ferro, isso não altera nas medidas dos pneus, porém podem possuir medidas diferentes ou apenas o raio diferente. Exemplo: um carro de aro de ferro pode possuir um raio 14 enquanto outro de liga leve possuir o raio 15.


Compareça à nossa loja: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 

Redes Sociais

Facebook                Instagram

 

Matérias Relacionadas

Principais Modelos de Pneus Continental

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção