Quais são os sinais de desgaste do filtro de ar?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quais são os sinais de desgaste do filtro de ar?

Em qualquer veículo, é muito importante conhecer um pouco sobre cada componente. Assim, vale a pena saber mais sobre o filtro de ar e como ocorre o seu desgaste natural.

Todo automóvel precisa de cuidado, manutenção recorrente e atenção. Como resultado, a partir destas ações, o seu veículo terá uma vida útil muito maior. Além disso, o condutor conseguirá evitar diversos problemas no dia a dia. Assim, as suas viagens serão mais produtivas e seguras. No artigo em destaque, falaremos sobre um componente mecânico que é relevante, mas pouco falado. Portanto, aqui destacaremos o filtro de ar.

O que é o filtro de ar e qual é a sua função?

Por definição, é um dispositivo, o qual faz parte do sistema de admissão de ar do motor. Assim, o seu uso tem por objetivo principal reter as impurezas, presentes no ambiente. Isto porque, estas sujeiras podem afetar, de modo negativo, o bom funcionamento do veículo.

Como funciona? O produto, normalmente, possui um elemento filtrante (o qual é feito de papel especial ou uma malha de aço). Assim, ele impede a entrada de um material particulado, que danificaria o motor (exemplo: poeira). Como resultado, o filtro de ar poupa o veículo dos detritos, os quais poderiam chegar a câmara de combustão. Desta forma, impede que o automóvel tenha o seu desempenho reduzido e aumente o consumo de combustível.

Além disso, há algo que é muito necessário que todos os motoristas saibam: este componente precisa ser trocado, de tempos em tempos. Assim, a partir deste cuidado, o condutor poderá transitar – com tranquilidade – nas ruas e  estradas.

Outra vantagem: o filtro irá colaborar para que o ar interior mantenha-se sem nenhuma poluição. Portanto, pode ser considerado um equipamento que colabora para a manutenção da saúde dos presentes no automóvel.

Quando é necessário trocar este componente?

Não há um prazo definido, o qual irá determinar a troca adequada do filtro de ar. Assim, isto pode variar, de acordo com o manual de cada automóvel e das condições que se encontra.

Por exemplo: quem percorre muito as estradas ou utiliza mais o carro nas cidades, provavelmente, necessitará realizar uma troca mais constante.

Apesar disso, existem alguns indicadores que podem ajudar no controle deste equipamento. Como resultado, você poderá acompanhar e saberá quando é o momento de realizar a troca:

  • O motorista pode observar a quilometragem do seu automóvel. Assim, irá calcular a troca de 10 em 10 mil km percorridos (no caso de rodagem nas cidades).
  • De um modo diferente, os condutores que trafegam em estradas e ruas de terra deverão fazer esta mudança de 5 em 5 mil quilômetros.

Além disso, existe outra forma de evitar o desgaste do seu filtro de ar. Portanto, você pode solicitar uma mudança completa deste equipamento ou uma limpeza (quando o componente for feito de fibras de algodão), no período de seis em seis meses.

Quais são os principais sinais de desgaste do filtro de ar?

Em primeiro lugar, é importante que o motorista verifique o equipamento, de forma visual. Assim, apenas com uma olhada simples, será possível observar a quantidade de impurezas presentes neste material.

Importante: é comum que os mais variados filtros não apresentem uma aparência limpa, mesmo quando não estiverem 100% desgastados. Apesar disso, pode-se identificar quando a sujeira está excessiva. Como resultado, quando isto for constatado – será necessário fazer a troca.

Dica: saiba como realizar a troca segura deste material!

Agora, que você entende da importância deste componente veicular, é importante saber como fazer a troca. Como resultado, poderá desenvolver este procedimento, sem maiores dificuldades.

Assim, vamos a melhor forma de desenvolver esta atividade.

Em primeiro lugar, não esqueça de desligar o seu carro e esperar um tempo para realizar a troca. Isto porque, o filtro de ar retém muito calor. Como resultado, há riscos de que você acabe com alguma queimadura na mão.

Para iniciar este processo, realize a abertura do capô do automóvel. Assim, localize onde está o filtro de ar. Depois, com uma chave de fenda, retire os parafusos, os quais vedam a caixa que envolve este material.

Finalmente, faça a troca do filtro de ar por outro novo. Este procedimento é muito simples e sem maiores dificuldades!

Importante: assim que encerra a mudança, não esqueça de apertar os parafusos e colocar a caixa que envolve o filtro de modo correto e seguro!


Se o seu carro necessita de manutenção, revisão e serviços automotivos, a melhor escolha será a Full Pneus! Assim, em nosso Centro Automotivo, nós temos uma equipe treinada e equipamentos de alta tecnologia. Além disso, dispomos de um custo / benefício excepcional!


Não perca tempo! Venha nos fazer uma visita e confira nossas promoções!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Além disso, estamos próximos à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira