Super Banner

Cuidados que precisa ter com o ar-condicionado automotivo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Cuidados que precisa ter com o ar-condicionado automotivo

Ter ar-condicionado no carro é um luxo, não é? Ainda mais naquelas épocas de calor, onde o sol escaldante não dá trégua e você precisa se locomover de um lado para o outro por conta dos afazeres do dia a dia.

A sensação de andar de carro com o ar-condicionado ligado dá mais conforto durante a viagem. Assim, podemos dirigir com melhores condições. 

Mas, por outro lado, para termos o ar-condicionado funcionando de forma adequada, precisamos fazer uma manutenção preventiva nesta peça. 

Desse modo, podemos aumentar a vida útil do ar-condicionado e evitar o desgaste das peças que se relacionam com o sistema de ar-condicionado. 

Acompanhe o artigo!


Cuidados com o ar-condicionado

Devemos ter alguns cuidados com o ar condicionado. 

Neste sentido, a limpeza adequada da máquina geralmente dura mais e é mais eficiente. 

Desse modo, a limpeza ajuda a eliminar ácaros, bactérias e fungos que crescem nos dutos de ar e filtros do sistema de refrigeração. 

Assim, quando ligamos os condicionadores de ar, eles produzem odores desagradáveis ​​e também podem causar problemas respiratórios para os usuários de automóveis.

Com isso, a recirculação do ar é uma função que impede a entrada de ar do exterior, de forma que apenas o ar da cabina pode ser recirculado no automóvel. Isso otimiza o processo de resfriamento e evita que a fumaça externa entre na cabine. 

No entanto, esse recurso também pode ser perigoso: pode aumentar a presença de dióxido de carbono no carro, o uso excessivo do sistema de recirculação pode causar sonolência e, em casos extremos, pode causar desmaios. 

Então, o carro esquenta com o sol? Você pode esfriar rapidamente, se o carro estiver ao sol. 

Além disso, o desempenho do ar condicionado do carro pode ser melhorado pelas seguintes etapas: 


Ar-condicionado veicular

Você pode pensar que o ar-condicionado é algo que pode ser utilizado para sempre ou que não precisa ter uma periodização.

Como toda peça, seja ela mecânica, elétrica, hidráulica, precisa passar por uma pequena manutenção.

Nem que essa manutenção seja básica. Como uma limpeza do filtro, uma lubrificação de uma peça que use graxa.

Desse modo, toda peça precisa passar por um olhar técnico, ainda mais se utilizada constantemente.

E o aparelho de ar-condicionado automotivo não é diferente. Se você só utiliza o ar e não faz nenhuma manutenção e está lendo essa matéria agora, vá o mais rápido para um auto center ou algum especialista.

Podemos dar alguns motivos para você fazer a manutenção do aparelho de ar. 

Mas se você é motorista de aplicativo e está rodando com o seu veículo com o ar condicionado, também é essencial você levar para  fazer uma análise e até mesmo um orçamento.


Manutenção preventiva do ar-condicionado veicular

O ar condicionado automotivo deve passar periodicamente por algumas manutenções para que esteja sempre em ótimo funcionamento.

A recarga do ar condicionado não é um item que é tão falado. Isto porque esse tipo de manutenção é mais vista como uma manutenção corretiva.

Manutenção essa que é para corrigir um mau funcionamento. Geralmente, para as pessoas poderem fazer esse tipo de manutenção espera o aparelho começar a apresentar defeitos ou dificuldades.

Frequentemente, as pessoas acham que os dias estão mais quentes, principalmente quem utiliza o dia inteiro, e não percebe que o mesmo aparelho está apresentando dificuldades.

Então, se o aparelho de ar-condicionado do seu veículo começa a aparentar dificuldade para gelar, o ideal é verificar se o mesmo está com gás no sistema.

O mais eficiente para o aparelho e para o motorista é a manutenção do gás a cada 2 anos. Isso garante que o aparelho esteja sempre em perfeito estado.

Além de manter o veículo em ótimo estado para a venda.

Outra manutenção que quase não é feita, só em alguns casos muito específicos é a limpeza do aparelho de ar.

Essa limpeza diminui a chance de ainda ter algum tipo de bactéria causadora de doenças respiratórias.

Também retira todo mau cheiro que o carro possui, quem faz esse tipo de manutenção sente que o automóvel fica com cheiro de novo.

Além de dar uma sensação de ar mais limpo, esse tipo de manutenção é ideal fazer também a cada 2 anos de uso, mesmo não utilizando tanto o aparelho.

 


Limpeza do ar-condicionado: quando fazer?

Como citamos anteriormente, é importante que os motoristas e os passageiros do carro se atentem ao ar-condicionado veicular. Assim, se tiver algum problema, a solução poderá ser realizada rapidamente. 

A seguir, veja alguns sinais do equipamento que devem ser analisados para uma limpeza: 

Sabe quando o calor está muito intenso e você coloca o ar na velocidade 4 ou à 18 Cº? Às vezes, só nesta velocidade é possível usar o carro. 

Mas, se você perceber que mesmo nesta velocidade o ar está fraco, é hora de limpar o equipamento. Por isso, limpar o filtro de cabine será uma boa solução. Este componente pode estar com acúmulo de poeira  

 Devido ao acúmulo de ácaros, bactérias, vírus e impurezas, o ar veicular estará exalando um mau cheiro no interior do carro. 

Por isso, para eliminar os fungos e bactérias do equipamento, é preciso que seja feita uma desinfecção e limpeza na peça do veículo.

Está percebendo que o seu aparelho demora a gelar o ambiente do carro? Isso pode ser um sinal de que está na hora de fazer uma limpeza nos filtros do ar. 

Mas, de quanto em quanto tempo, precisamos fazer a limpeza no ar condicionado? É importante que o motorista verifique no manual do fabricante do carro a periodicidade de higienização do ar condicionado veicular. Esse manual também pode ser acessado de maneira online na internet. 

De modo geral, essa limpeza deve ser feita a cada 1 ano ou a cada 30 mil km rodados. Mas, de qualquer forma, fique atento(a) ao funcionamento do ar-condicionado do seu carro.

 


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 Redes Sociais

Facebook                 Instagram

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção