Cuidado com o conserto de Pneu “Macarrão”!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Cuidado com o conserto de Pneu “Macarrão”!

Se você busca uma maior vida útil para o seu pneu, evite ao máximo este tipo de reparo tão comum, mas que não é indicado!

Os pneus de um carro furarem é um problema comum em nosso dia a dia. Geralmente, nos direcionamos a um borracheiro, consertamos o pneu e tudo volta ao normal. Mas, como saber que se seu carro não está rodando com problemas? A maioria das manutenções feitas pelas borracharias do país é realizada com o tradicional “macarrão” – uma massa alongada que é colocada dentro do furo para tampá-lo.

Assim, os especialistas no segmento automotivo são enfáticos: o macarrão só deve ser utilizado em caso de emergência e por pouco tempo.

“Muitas vezes o ‘macarrão’ é aplicado sem sequer se remover o pneu do aro, o que não permite a limpeza e inspeção da parte interna do pneu”, explica o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli. “Além disso, não costumam vedar o furo de forma adequada.”

Em algumas situações, o macarrão provoca vazamentos e infiltrações de sujeira ou água, o que pode comprometer sua estrutura metálica ou sua performance. Por isso, o conserto deve sempre ser executado de modo definitivo, com reparos que preencham a totalidade do furo e cubram toda parte interna.

Matérias Relacionadas

Conserto Ideal: O que dizem os especialistas!

Existem diversas técnicas para reparo de um pneu furado, porém uma das mais eficientes é o manchão a frio. Assim, a solução consiste em inserir um disco de borracha na parte interna do pneu, com auxílio da pressão e de um selante.

Os fabricantes de pneus, porém, estipulam que o ideal é utilizar a técnica do plugue ou cogumelo. Assim, trata-se de uma peça em formato de pino que é inserida no furo, também presa por prensagem a frio e cola, o que diminui ainda mais a chance de infiltrações. Entretanto, o problema é que ele é muito difícil de ser encontrado.

Um outro detalhe importante: Antes do conserto definitivo, é relevante ter ciência que nem todos os furos e rasgos podem ser consertados. Para isso, eles devem estar localizados só na banda de rodagem e ter até 6 mm nos carros de passeio e 10 mm em picapes e grandes SUVs, lembrando que todas as dicas se referem a pneus radiais sem câmara, que representam a maioria do mercado.

Conserto de Pneu: O que você precisa se atentar!

Reparo de Pneus

  • Sempre que seu pneu furar, procure fazer o conserto em um profissional de sua confiança e que utilize materiais de qualidade comprovada;
  • Nunca rode com o pneu furado, pois, fazendo isso, possivelmente você perderá o seu pneu, pois ele não terá mais conserto por conta da avaria que ocorrerá na lateral, uma vez que rodou com baixa ou sem nenhuma pressão;
  • Os consertos deverão ser limitados a uma área de 40% da banda de rodagem e deverão ser feitos do lado interno do pneu. Dessa forma, existem normas técnicas específicas para consertos e reparos. Como resultado, a manutenção de pneus radiais sempre deverá ser feita a frio com PRP – também conhecido como plug de reparação pneumático.

Em Nosso Centro Automotivo fazemos a venda e manutenção de Pneus para o seu veículo! Assim, faça-nos uma visita ou entre em contato conosco!


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  Central de atendimento: 21 2765 6700.

Importante: a nossa empresa possui um espaço totalmente destinado às crianças. Assim, os seus filhos e filhas estarão seguros. Como resultado, você poderá acompanhar o serviço com tranquilidade.

Fonte: Site Quatro Rodas


Redes Sociais

Facebook                          Instagram

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira