Cuidado com o conserto de Pneu “Macarrão”!

Autor: Full Pneus

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Cuidado com o conserto de Pneu “Macarrão”!

Se você busca uma maior vida útil para o seu pneu, evite ao máximo este tipo de reparo tão comum, mas que não é indicado!

Os pneus de um carro furarem é um problema comum em nosso dia a dia. Geralmente, nos direcionamos a um borracheiro, consertamos o pneu e tudo volta ao normal. Mas, como saber que se seu carro não está rodando com problemas? A maioria das manutenções feitas pelas borracharias do país é realizada com o tradicional “macarrão” – uma massa alongada que é colocada dentro do furo para tampá-lo.

Assim, os especialistas no segmento automotivo são enfáticos: o macarrão só deve ser utilizado em caso de emergência e por pouco tempo.

“Muitas vezes o ‘macarrão’ é aplicado sem sequer se remover o pneu do aro, o que não permite a limpeza e inspeção da parte interna do pneu”, explica o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli. “Além disso, não costumam vedar o furo de forma adequada.”

Em algumas situações, o macarrão provoca vazamentos e infiltrações de sujeira ou água, o que pode comprometer sua estrutura metálica ou sua performance. Por isso, o conserto deve sempre ser executado de modo definitivo, com reparos que preencham a totalidade do furo e cubram toda parte interna.

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Conserto Ideal: O que dizem os especialistas!

Existem diversas técnicas para reparo de um pneu furado, porém uma das mais eficientes é o manchão a frio. Assim, a solução consiste em inserir um disco de borracha na parte interna do pneu, com auxílio da pressão e de um selante.

Os fabricantes de pneus, porém, estipulam que o ideal é utilizar a técnica do plugue ou cogumelo. Assim, trata-se de uma peça em formato de pino que é inserida no furo, também presa por prensagem a frio e cola, o que diminui ainda mais a chance de infiltrações. Entretanto, o problema é que ele é muito difícil de ser encontrado.

Um outro detalhe importante: Antes do conserto definitivo, é relevante ter ciência que nem todos os furos e rasgos podem ser consertados. Para isso, eles devem estar localizados só na banda de rodagem e ter até 6 mm nos carros de passeio e 10 mm em picapes e grandes SUVs, lembrando que todas as dicas se referem a pneus radiais sem câmara, que representam a maioria do mercado.

Conserto de Pneu: O que você precisa se atentar!

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Fonte: Site Quatro Rodas


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