Se você busca uma maior vida útil para o seu pneu, evite ao máximo este tipo de reparo tão comum, mas que não é indicado!
Os pneusde um carro furarem é um problema comum em nosso dia a dia. Geralmente, nos direcionamos a um borracheiro, consertamos o pneu e tudo volta ao normal. Mas, como saber que se seu carro não está rodando com problemas? A maioria das manutenções feitas pelas borracharias do país é realizada com o tradicional “macarrão” – uma massa alongada que é colocada dentro do furo para tampá-lo.
Assim, os especialistas no segmento automotivo são enfáticos: o macarrão só deve ser utilizado em caso de emergência e por pouco tempo.
“Muitas vezes o ‘macarrão’ é aplicado sem sequer se remover o pneu do aro, o que não permite a limpeza e inspeção da parte interna do pneu”, explica o gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli. “Além disso, não costumam vedar o furo de forma adequada.”
Em algumas situações, o macarrão provoca vazamentos e infiltrações de sujeira ou água, o que pode comprometer sua estrutura metálica ou sua performance. Por isso, o conserto deve sempre ser executado de modo definitivo, com reparos que preencham a totalidade do furo e cubram toda parte interna.
Existem diversas técnicas para reparo de um pneu furado, porém uma das mais eficientes é o manchão a frio. Assim, a solução consiste em inserir um disco de borracha na parte interna do pneu, com auxílio da pressão e de um selante.
Os fabricantes de pneus, porém, estipulam que o ideal é utilizar a técnica do plugue ou cogumelo. Assim, trata-se de uma peça em formato de pino que é inserida no furo, também presa por prensagem a frio e cola, o que diminui ainda mais a chance de infiltrações. Entretanto, o problema é que ele é muito difícil de ser encontrado.
Um outro detalhe importante: Antes do conserto definitivo, é relevante ter ciência que nem todos os furos e rasgos podem ser consertados. Para isso, eles devem estar localizados só na banda de rodagem e ter até 6 mm nos carros de passeio e 10 mm em picapes e grandes SUVs, lembrando que todas as dicas se referem a pneus radiais sem câmara, que representam a maioria do mercado.
Conserto de Pneu: O que você precisa se atentar!
Sempre que seu pneu furar, procure fazer o conserto em um profissional de sua confiança e que utilize materiais de qualidade comprovada;
Nunca rode com o pneu furado, pois, fazendo isso, possivelmente você perderá o seu pneu, pois ele não terá mais conserto por conta da avaria que ocorrerá na lateral, uma vez que rodou com baixa ou sem nenhuma pressão;
Os consertos deverão ser limitados a uma área de 40% da banda de rodagem e deverão ser feitos do lado interno do pneu. Dessa forma, existem normas técnicas específicas para consertos e reparos. Como resultado, a manutenção de pneus radiais sempre deverá ser feita a frio com PRP – também conhecido como plug de reparação pneumático.
Em Nosso Centro Automotivo fazemos a venda e manutenção de Pneus para o seu veículo! Assim, faça-nos uma visita ou entre em contato conosco!
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo). Central de atendimento: 21 2765 6700.
Importante: a nossa empresa possui um espaço totalmente destinado às crianças. Assim, os seus filhos e filhas estarão seguros. Como resultado, você poderá acompanhar o serviço com tranquilidade.
No mundo dos pneus, duas marcas se destacam pela qualidade e confiabilidade: General Tire e Continental. Mas você já se perguntou se existe alguma relação entre elas? A resposta é sim! A saber, a General Tire, marca americana com mais de 100 anos de história, foi adquirida pela Continental em 1987. Desde então, a General…
Dirigir no Rio de Janeiro exige pneus que garantam segurança, desempenho e economia, não é mesmo? Dessa forma, é pensando nisso que a Full Pneus se orgulha de ser a revendedora autorizada Continental com os melhores preços do Rio de Janeiro. Então, quer saber mais? Acompanhe o artigo a seguir. Por que escolher Pneus Continental?…
Quando falamos de pneu, precisamos recordar que a marca, modelo e até mesmo o tipo de pneu influenciam no valor. Dessa forma, considerando uma Ferrari, por exemplo, o valor dos pneus tende a ser mais caro devido ao seu desempenho e características específicas. A saber, os pneus de alta performance para um modelo como a…
Uma das grandes questões para os proprietários de automóveis novos é: “Você perde a garantia de um automóvel novo se não rodar uma quilometragem mínima durante um ano?” Além disso, outra dúvida frequente é: “Caso o carro rode menos de 8 mil quilômetros em um ano, perde a garantia?” Neste artigo, vamos esclarecer esses pontos…
Durante muitos anos, os carros mais baratos dominaram o mercado brasileiro, atraindo uma vasta base de consumidores. Modelos como o Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroen C3, todos com preços na faixa dos R$70 mil, foram inicialmente bem recebidos, mas recentemente têm encontrado dificuldades em repetir o sucesso de seus predecessores. Essa mudança de preferência…