Super Banner

Correia dentada: quando trocar?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Correia dentada: quando trocar?
Você sabia que a correia dentada possui um papel de relevância na composição do seu veículo?

Sabendo disso inicialmente, você, como condutor, terá a certeza de que implementar os melhores cuidados com a correia dentada do seu automóvel será uma decisão correta.

Primeiramente, a correia dentada é o elemento central para que o motor funcione.

Neste sentido, a peça é responsável por realizar uma conexão entre o comando de válvulas ao virabrequim, o que possibilita que ocorram as explosões para uma boa queima de combustível. 

Portanto, esse processo permite que o seu carro se movimente sem nenhuma dificuldade.

Então, já deu para entender que é preciso ter os melhores cuidados com esse produto, não é mesmo?! 

Isso também vai depender do tipo de motorista. 

Neste sentido, caso o motorista goste de dirigir em altas velocidades, haverá o risco do rompimento desta peça, principalmente, se estiver com uma enorme depreciação.

Como resultado, esse fator pode gerar muitos prejuízos, como o empeno de alguns componentes ou a quebra de outros elementos cruciais para o dia a dia das viagens e passeios.

Diante disso, é importante conhecer mais sobre esta peça e as formas de cuidado diário.

Quer saber mais sobre a correia dentada? Acompanhe a seguir!


Correia dentada: composição

Sobre a formação da correia dentada, podemos destacar a existência do compensado de lonas não inflamáveis. Assim, esse material necessita de atenção, porque o seu desgaste pode acontecer de forma rápida, dependendo do uso do carro.

Além disso, todo esse composto possui uma outra função relevante. Trata-se da coordenação dos movimentos de cada válvula e pistão. Como resultado, ajuda no trabalho sincronizado destes elementos. Portanto, a partir desse procedimento, o movimento uniforme contribui para repassar a força, que movimenta as rodas do veículo.

Observação: a correia dentada também ajuda no fechamento das válvulas de escapamento, o que mantém uma maior segurança na locomoção do veículo.

Sendo assim, todos os condutores precisam ter uma atenção especial com esse material. Isso porque, caso aconteça algum dano ou defeito, as consequências financeiras e para o veículo como um todo serão impactantes. Desta forma, não deixe de realizar a conferência do seu estado sempre que for necessário.


A hora certa de trocar a correia dentada do seu carro

É fato que, à medida em que vamos usando o carro, temos que levá-lo para uma manutenção preventiva. 

Neste sentido, saber a hora de realizar os serviços automotivos vai permitir com que os motoristas possam aproveitar melhor o carro. 

Isso nós aprendemos nas aulas de autoescola, vendo o pai mexendo no carro ou algum familiar especialista no assunto. 

Mas, independentemente de qual origem sabemos sobre manter o carro com a manutenção em dia, faz com que a vida útil do automóvel se prolongue. 

E, quando o assunto é saber qual a quilometragem certa para troca da correia dentada, o conhecimento precisa ser certeiro para evitar desgastes nas peças. 

Sabemos que ter um carro novo, é uma das sensações mais prazerosas da vida. Mas, para manter o carro sempre ‘novo em folha’ é importante que o condutor realize serviços automotivos regularmente. 

Por isso, está ouvindo um barulho estranho na hora de dirigir? Então, está na hora de averiguar este ‘problema’ com o mecânico. 

Neste sentido, outros serviços precisam ser realizados quando as peças automotivas dão esses tipos de ‘sinais’ para serem trocadas. 

Desse modo, a troca da correia dentada faz parte desses serviços automotivos de uma manutenção preventiva. 

Mas, temos um momento certo para troca da correia dentada. De modo geral, devemos trocar esta peça automotiva quando o carro atingir uma quilometragem de 50 mil km. 

Por isso, cada motorista deve averiguar quantos quilômetros seu automóvel já percorreu. De maneira geral, isso vai balizar quando o condutor deverá procurar um mecânico para realizar a troca da correia dentada.


Correia dentada: cuidados de uso

Já comentamos neste artigo sobre a importância que a correia dentada possui no funcionamento do carro como um todo. 

Sendo assim, para que você e todos os outros motoristas possam ter acesso a melhores formas de cuidado com esta peça, elaboramos uma pequena lista de práticas cuidadosas para serem realizadas em relação a esta peça.

Neste sentido, podemos evitar um desgaste maior da correia dentada, fazendo com que a sua vida útil se prolongue e o seu uso no carro seja benéfico sem interferir negativamente no funcionamento de outras peças automotivas.  

Desse modo, com algumas atitudes no seu dia-a-dia, é possível prevenir danos na correia dentada. Alguns deles são:

  1. Evite reduzir a marcha drasticamente ou na hora errada;
  2. Não cante pneu.
  3. Evite dar trancos no motor para que ele funcione;
  4. Fique atento aos prazos de validade ou em casos de alta quilometragem do carro.
  5. Faça a revisão do seu carro periodicamente.
  6. Se estiver comprando um carro usado, peça um mecânico de confiança que avalie as condições da correia dentada.
  7. Descubra se seu carro tem correia ou corrente, a diferença é que a correia é feita de borracha e a corrente de metal. A corrente é mais resistente e mais cara.
  8. Se a sua correia for de borracha, você pode fazer a substituição por uma corrente de metal.

Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos ou serviços no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção