Correia Dentada: O que é e quando substituir?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Correia Dentada: O que é e quando substituir?

Para você que deseja substituir a correia dentada do seu carro e quer entender mais sobre o assunto, saiba tudo na matéria!

A correia dentada de um veículo é o componente mais relevante presente no motor. Isso porque ela é a peça central para todo o seu funcionamento — fazendo a ligação do comando de válvulas ao virabrequim, permite que as explosões de queima de combustível movimentem o veículo.

Por ser tão essencial, ela requer cuidados especiais. Assim, dirigir em alta velocidade usando uma correia desgastada pode gerar grandes prejuízos como o empenamento de peças e a necessidade de consertar todo o interior do motor.

Dessa forma, conheça tudo sobre a correia dentada e quais cuidados você deve ter para o seu funcionamento.

O que é correia dentada e como ela funciona?

É uma peça composta, em geral, de um compensado de lonas não inflamáveis. Por ser um item extremamente importante, ela precisa de revisões periódicas.

A correia dentada coordena a movimentação das válvulas e pistões para que eles trabalhem em sincronia. Assim, o movimento uniforme contribui para repassar a força visando movimentar as rodas do veículo.

Além disso, seu funcionamento permite que as válvulas de escapamento e admissão se fechem na hora certa, fazendo com que o carro consiga se locomover com segurança.

Desse modo, caso a correia venha a se romper, os pistões e as válvulas baterão entre si causando o empenamento desses componentes, tornando necessária a retífica.

Cuidados e dicas para evitar problemas

Com algumas atitudes no seu dia-a-dia é possível prevenir danos na correia dentada. Alguns deles são:

1. Evite reduzir a marcha drasticamente ou na hora errada;
2. Não cante pneu.
3. Evite dar trancos no motor para que ele funcione;
4. Fique atento aos prazos de validade ou em casos de alta quilometragem do carro.
5. Faça a revisão do seu carro periodicamente.
6. Se estiver comprando um carro usado, peça um mecânico de confiança que avalie as condições da correia dentada.
7. Descubra se seu carro tem correia ou corrente, a diferença é que a correia é feita de borracha e a corrente de metal. A corrente é mais resistente e mais cara.
8. Se a sua correia for de borracha, você pode fazer a substituição por uma corrente de metal.

Quais são os sinais de desgaste?

O maior problema envolvendo desgaste ou danos na correia dentada é que ela não emite sinais tão perceptíveis, como odores ou barulhos. Normalmente, esse componente é envolto em um plástico.

Para ver se existe alguma anomalia — como lona desfiada ou borracha trincada —, é preciso remover a capa protetora e checá-lo com o automóvel desligado. Caso seja notada alguma irregularidade, faça a troca assim que possível.

Verifique também se o esticador da correia está operando perfeitamente para garantir que a correia não escape das polias e cause estragos no motor.

Como fazer a troca da correia dentada?

A atitude correta é levar seu carro a um estabelecimento especializado confiável para comprar e trocar a correia, visto que uma peça de má qualidade tem vida útil bem curta e alguns tipos podem não suportar o calor do motor.

Existem também veículos que possuem corrente dentada em vez de correia. Ela é mais cara e é feita a base de metal, o que impede o seu rompimento. Infelizmente, ainda não é possível fazer a mudança de um sistema de correia por um que utilize corrente.

Como você pode ver, a correia dentada é uma peça que demanda muita atenção dos motoristas. Como resultado, a dica é sempre cuidar das peças e componentes do veículo para mantê-lo em bom funcionamento e evitar prejuízos.

Campanha Natal dos Sonhos Campanha Natal dos Sonhos


Assim, para fazer uma Revisão de Segurança em seu Carro e ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


Venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Assim, ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

Qual a diferença de Pneus Remold para pneus comuns?

Com o aumento dos valores de todos os itens, muitas pessoas têm buscado formas diferentes de reduzir o custo. E com os pneus do carro, não é diferente. Saiba, neste artigo, sobre os pneus remold.  Na tentativa de diminuir o valor dos pneus e ainda conseguir trocar por outros pneus, a procura pelos modelos remolds…

Carro com câmbio automático consome mais?

Cada dia que passa o número de carros com câmbio automático aumenta. Isso porque cada vez mais as pessoas estão possuindo as coisas com mais rapidez. Com isso, sabemos que existem alguns tipos de câmbio. Assim, os câmbios manuais estão cada vez mais deixados de lado. Isso porque,  alguns anos atrás, o câmbio automático era…

promção