Conheça a importância da troca de óleo no tempo certo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Conheça a importância da troca de óleo no tempo certo

Toda manutenção em um veículo é muito importante, seja uma manutenção preventiva, seja uma manutenção corretiva ou uma manutenção preditiva. Neste sentido, independente do tipo da manutenção, é importante realizar a troca de óleo no tempo adequado para o seu veículo. Quer saber porquê? Acompanhe a seguir!

De modo geral, as manutenções, como bem sabemos, possuem o intuito de corrigir, consertar ou prevenir todo e qualquer peça que tenha uma danificação.

Para as pessoas que se preocupam minimamente com o estado do veículo ou que não querem ficar na estrada do nada devem se preocupar em manter o seu automóvel minimamente estável.

Desse modo, uma manutenção realizada de forma ideal, reduz ou minimiza outras manutenções.


Tipos de manutenção

A manutenção preditiva, diferente do que as pessoas imaginam, não é uma manutenção de prédio e sim uma manutenção de melhoria.

Quando é realizada uma manutenção preditiva, é para realizar uma melhoria.

Desse modo, as manutenções preditivas, geralmente, são feitas para os amantes de carro, que se preocupam com a potência, ou até mesmo o estado do veículo.

Alguns exemplos de manutenções preditivas em algumas partes do carro são as turbinas, buzina, estofados, entre outros.

Diferente da manutenção preditiva, a manutenção preventiva possui a intenção de antecipar a quebra de uma peça.

Toda peça possui um aspecto ideal ou uma durabilidade, seja ela pela quilometragem ou seja ela pelo tempo de uso.

Desse modo, a manutenção preventiva busca a substituição da peça antes mesmo que aconteça a quebra. Geralmente, esse tipo de manutenção é feito de modo a observar o estado da peça ou o tempo que está funcionando.

Normalmente, é praticada por pessoas que possuem uma utilização do carro como forma de sustento. Ou por pessoas que utilizam o carro só para andar para um lado e para o outro.

Desse modo, a manutenção corretiva é feita para corrigir algo que já está ruim, quebrado ou que não tem mais funcionamento.

Como podemos observar, cada tipo de manutenção possui uma intenção e um propósito. 

Mas o que a troca de óleo do carro tem a ver com isso? Entenda a seguir!


Troca de óleo

A troca de óleo é uma manutenção preventiva. Desse modo, como uma manutenção preventiva, o óleo possui um tempo de exposição ideal.

Vamos explicar porque esse tempo do óleo deve ser verificado e substituído dentro do prazo que já é previsto pelos fabricantes.

Assim, o óleo possui a intenção de lubrificar e diminuir o atrito entre as peças do motor.

Quando um óleo passa da quantidade do tempo ou da quilometragem, que é calculado pelos fabricantes, o óleo lubrificante começa a aumentar a viscosidade.

Já, quando o óleo aumenta a viscosidade, ele começa a escurecer e começa a queimar. E, se mesmo assim o óleo continuar funcionando dentro do motor, começa a queimar as peças, até que as peças do motor parem de funcionar.

Como podemos observar, o óleo é um importante intermediador entre as peças. Neste sentido, se uma peça não possui uma lubrificação ideal, começa a ter uma maior atrito.

Pois, sem uma lubrificação das peças, ao invés de deslizarem uma sobre a outra, elas começam a deslizar uma na outra.

Isso quer dizer que começam a se desgastar mais e mais. Então, ao invés de substituir o óleo, vai ter que substituir peças do motor ou até mesmo o motor.

Se pararmos para pensar, o gasto é muito maior. Mas quando fazer essa substituição?


Troca de óleo: quando fazer?

Se seu automóvel possui cerca de 10 mil quilômetros ou mais ou cerca de 12 meses deve procurar um mecânico para substituí-lo.

Juntamente com o óleo é ideal que seja feita a troca do filtro, pois se o filtro é justamente para conter a impurezas.

E a substituição  do óleo não for acompanhada da troca do filtro o óleo novo vai ficar sujo muito mais rápido.

Portanto, sempre procure uma pessoa ou um auto center de confiança para que seja realizada a substituição do óleo e/ou qualquer outro tipo de manutenção.

Com isso, a Full Pneus está te esperando para trocar o óleo do seu carro!


Tipos de óleo

Você sabia que existem alguns tipos de óleo? 

Cada óleo tem sua utilização especializada para cada tipo de motor e/ou para cada funcionamento.

Entretanto, podemos dividir basicamente em três grandes grupos os óleos utilizados em automóveis. São eles:

Os óleos sintéticos são óleos desenvolvidos em laboratório, possuem uma maior durabilidade; Responde melhor aos carros mais modernos do mercado; Propicia mais economia de combustíveis; relação custo/benefício e forma menos borra.

O óleo mineral é o subproduto do petróleo, possui uma durabilidade , possui um poder menor de limpeza, e uma viscosidade ideal, além de ser o mais barato do mercado.

O óleo semi-sintético é uma mistura de óleo mineral com óleo sintético.

O óleo semi-sintético é uma mistura dos dois mundos, pois tem a viscosidade do mineral e as propriedades de limpeza do sintético.

Antes de realizar a compra e a substituição de qualquer peça e lubrificante procure um especialista para saber qual é o melhor para o seu automóvel.

E quando realizar a compra de uma peça ou produto para o seu veículo, sempre procure colocar peças compatíveis com o ano, modelo e potência do mesmo.

Pois, pode comprar peças do mesmo ano e modelo, porém não encaixarem no local.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Assim, pneus baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

Prego no Pneu. Como resolver?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Quais as melhores marcas de Pneu?

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção