Super Banner

Como seu carro pode te enganar sobre a velocidade real

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como seu carro pode te enganar sobre a velocidade real

A Velocidade  Real e Quilometragem do carro podem ser alterados pela alteração no diâmetro da roda.

Com um número cada vez maior de radares espalhados pelas vias públicas de todo o país, é importante se atentar a certos detalhes para evitar o susto de ver a multa na caixa de correios.

A boa notícia é que a própria montadora, propositalmente, faz o velocímetro marcar uma velocidade maior do que a real, para a maior parte dos carros que estão em circulação hoje em dia. Como funciona:

Na prática, se o velocímetro, por exemplo, acusa 50 km/h, a velocidade real do carro será menor do que isso. A comprovação é possível de ser feita ao confrontar o que o painel diz com o que aparelhos GPS informam.

A lógica que embasa essa sábia decisão das fabricantes de veículos é que o motorista precisa sempre calcular as reações ao volante em função da velocidade. O ponto que faz tudo isso cair por terra é a alteração do diâmetro do conjunto de rodas e pneus, algo proibido pela resolução 292 do Contran, de 2008.

O condutor que desrespeitar, ao ser parado, corre o risco de ser multado em R$ 195,23 e receber cinco pontos na CNH. Já os veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, poderão ter alterado o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu, observadas restrições impostas pelo fabricante e exigências fixadas pelo Contran.

Até é possível refazer a calibração para adequar a leitura da velocidade pelo painel do carro, mas como muitos nem se dão conta de que essa divergência existe, pode-se concluir que não irão atrás de readequar.

Quando o carro passa a marcar uma velocidade sempre menor, o registro da quilometragem total do carrofica defasado. A quilometragem real desse carro será maior do que o que o painel indicará. O quão maior, vai depender de quanto tempo o antigo dono rodou com o carro.

Fonte: Uol carros

Matérias Relacionadas:

Motorista foi preso por tomar duas multas de alta velocidade em menos de dois minutos
Entenda o que são pneus Run Flat
Por que os SUVs estão com pneu de estepe mais finos?

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção