Super Banner

Como saber a hora de trocar o amortecedor do carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como saber a hora de trocar o amortecedor do carro?

Sabemos que investir em um carro é necessário para podermos fazer as nossas tarefas cotidianas. Por isso, precisamos sempre estar atentos no funcionamento de cada peça. Desse modo, você sabe a hora de trocar o amortecedor do carro?

De fato, um automóvel é um meio de transporte muito importante para a maioria dos brasileiros. Quem aqui não precisa se locomover dentre vários lugares todos os dias?

Sabemos da realidade do uso de transportes públicos na maioria das cidades. No entanto, o uso do carro de passeio também possui um alto índice. E o que vemos são inúmeros motoristas de carro se deslocando entre um lugar e outro. 

Assim, conhecemos diversos perfis de motoristas nas ruas e estradas. Mas o fator unânime entre eles é a importância de cuidar do veículo para que eles possuam um bom funcionamento por um maior espaço de tempo.

Diante deste cenário, os automóveis precisam de uma boa manutenção regularmente. Pneus, troca de óleo, freios, entre outros. 

Neste sentido, os amortecedores são peças que também precisam receber manutenção regularmente. Por isso, todo motorista precisa entender os sinais que o próprio carro está dando para trocar esta peça. 

Assim, conheça o funcionamento do amortecedor no carro. Além disso, entenda quais os detalhes que indicam a troca desta peça automotiva. 


Como funciona um amortecedor em um carro?

Como todos sabemos o funcionamento de um veículo como um todo depende de um sistema complexo. Desse modo, são feitas diversas articulações entre várias peças. 

Neste sentido, os amortecedores e as molas são os exemplos dessas articulações internas do carro. Juntos, esses elementos formam o sistema de suspensão.

Assim, eles são responsáveis pela estabilidade do veículo e por aumentar o atrito entre os pneus e o solo. Desse modo, é este sistema que garante a segurança e conforto dos ocupantes do carro quando o motorista precisa trafegar em pistas esburacadas e estradas de terra.

Neste sentido, o amortecedor: 

Além disso, a mola é um elemento elástico da suspensão e pode ser do tipo feixe ou helicoidal. Depois de instaladas, elas já começam a atuar sustentando o peso e controlando a altura do veículo. 

Dessa forma, amortecedor e mola juntos são essenciais para o equilíbrio e alinhamento da suspensão, sendo assim, deve-se ter muito cuidado ao passar por buracos e lombadas.


Trocar o amortecedor? Saiba quando!

É importante trocar o amortecedor antes dos 40 mil quilômetros rodados. Dessa forma, a substituição das molas helicoidais é feita com 60 mil km e para os feixes de mola aos 70 mil quilômetros. 

Ainda assim, consulte o manual do fabricante e não deixe de realizar a revisão periódica, pois mesmo com toda a precaução, problemas podem aparecer.


Manutenção preventiva: redução de acidentes

Quer realizar a manutenção preventiva no seu carro? 

Um dos benefícios da manutenção é a diminuição do risco de acidentes. Com isso, todo acidente, principalmente, de veículo se dá por conta de uma falha.

Seja uma falha humana ou uma falha mecânica do próprio veículo. 

E na tentativa de reduzir e minimizar todos os riscos por falha mecânica o ideal é sempre manter o automóvel em perfeito estado.

Como já falamos, o desgaste dos materiais é muito comum em todos os tipos motores, sejam eles a álcool, gasolina ou a diesel.

Sendo assim, a manutenção é uma parte fundamental para que o veículo permaneça em pleno funcionamento.

Dessa forma, o funcionamento de um motor não depende apenas de combustível. Ele também necessita de uma boa pressurização e, principalmente, se manter resfriado.

Com isso, quando um motor não recebe o resfriamento de forma ideal, a chance do mesmo de vir a queimar ou causar alguma parada por conta da falta de refrigeração é muito grande.

Assim, a refrigeração de um motor é tão fundamental que quando um motor não é resfriado, ele começa a esquentar. Como resultado, ele causa aquele fumaceiro em carros que vemos em longos engarrafamentos.

Assim, o que acontece basicamente é que o motor esquentou tanto que a junta do cabeçote queimou e misturou água no óleo lubrificador.

Dessa forma, a questão da fumaça se dá porque o óleo quente com a água começa a entrar em estado de ebulição causando a queima do motor.

Geralmente, isso se dá por conta da falta da manutenção do veículo.

Assim, a manutenção preventiva existe, especialmente, para evitar uma futura dor de cabeça e um prejuízo bem maior.

Com isso, a manutenção preventiva pode ser feita em todo o motor. Como resultado, reduz o gasto de tempo.


Manutenção preventiva do seu carro: Conheça a Full Pneus

Para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!

Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto! Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:

Além disso, contamos com um amplo mix de produtos pneumáticos e rodas. Todos eles, fabricados pelas melhores marcas do planeta (como Pirelli, Michelin, Goodyear, Ruff Racing, TSW, dentre outras famosas).


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 Redes Sociais

Facebook                  Instagram

Matérias Relacionadas

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro 

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção