Como os pneus influenciam no gasto do combustível?
Você já parou para pensar que os pneus, tão simples e discretos, podem influenciar bastante no quanto você gasta com gasolina?
Dessa forma, é como se fosse um segredo bem guardado do seu carro!
Imagine os pneus como os pés do seu carro.
Se você estiver usando sapatos muito pesados ou desgastados, vai se cansar mais rápido ao caminhar, certo? Com os pneus é a mesma coisa!
Quando eles estão descalibrados, gastos ou com o tamanho errado, o motor do seu carro precisa fazer mais força para movimentá-lo.
E quando o motor se esforça mais, ele “consome” mais combustível!
Você deve estar se perguntando: será que os pneus influenciam tanto no consumo?
Para matar alguns mitos e te ajudar a guardar um dinheiro para sair com a família, amigos ou curtir a noite, aqui vão algumas dicas e observações que se deve ter.
- Pressão: É como se fosse a energia dos pneus. A saber, se a pressão estiver baixa, o pneu fica mais “mole” e aumenta o contato com o chão, como resultado, fazendo com que o carro “se arraste” um pouco. Essa resistência extra faz com que o motor trabalhe mais, assim, necessitando de mais combustível;
- Desgaste: Pneus carecas são como sapatos furados! Dessa forma, eles não oferecem a mesma aderência ao chão, fazendo com que o carro escorregue um pouco. Essa falta de aderência também aumenta o consumo de combustível, além de colocar a sua vida e a vida de quem está a seu redor em risco;
- Tamanho: Pneus muito grandes ou muito pequenos podem influenciar no consumo. A saber, pneus muito grandes aumentam a resistência ao rolamento, fazendo com que o motor trabalhe mais. Já os pneus muito pequenos podem causar problemas de superaquecimento e desgaste prematuro.
Em suma, devemos sempre recordar: quando esquecemos de cuidar de um componente do carro, seja o mais simples, como esquecer de calibrar os pneus, estamos fazendo com que o motor trabalhe de forma diferente do que ele foi projetado.
Quer saber como economizar não só nos pneus, mas também no combustível e em outras peças? Acompanhe este artigo e fique sabendo de tudo.
Peças que também sofrem com o mau estado dos pneus
Manter os pneus do carro calibrados e com as medidas corretas é fundamental não apenas para a segurança, mas também para a vida útil de outras peças do veículo.
Quando os pneus não estão nas condições ideais, diversos componentes sofrem desgaste prematuro, gerando custos adicionais para o motorista.
Por isso, na hora de sair para trabalhar, pelo menos uma vez por semana, se você pega estrada, faça a conferência da calibragem e do estado destas peças.
Quais peças são mais afetadas?
A suspensão é um sistema complexo responsável por amortecer as irregularidades do terreno e garantir o contato dos pneus com o solo.
Sendo assim, pneus descalibrados ou com medidas inadequadas sobrecarregam a suspensão, dessa forma, causando desgaste prematuro de amortecedores, molas, buchas e bandejas.
A saber, essa sobrecarga pode levar a ruídos estranhos, perda de estabilidade e até mesmo à quebra de componentes.
A direção é diretamente ligada aos pneus. Quando os pneus estão descalibrados ou com medidas incorretas, a direção fica mais pesada e imprecisa, assim, exigindo mais esforço do motorista para realizar manobras.
Além disso, o desgaste prematuro de peças como terminais de direção e bieletas pode ocorrer.
As rodas também sofrem com o uso de pneus inadequados.
Pneus descalibrados podem causar empenamento das rodas, enquanto pneus com medidas diferentes podem gerar atrito excessivo, causando desgaste prematuro e até mesmo rachaduras.
Além disso, pneus com pressão inadequada ou medidas diferentes do original podem desalinhar as rodas, como resultado, causando desgaste irregular do pneu, dificuldade em manter o carro em linha reta e maior esforço do motorista.
Com isso, o alinhamento das rodas é fundamental para garantir que o veículo siga em linha reta e tenha boa dirigibilidade.
Embora possa parecer estranho, os pneumáticos também influenciam no desempenho do motor.
A saber, pneus descalibrados ou com medidas incorretas aumentam a resistência ao rolamento, fazendo com que o motor trabalhe mais para mover o veículo. Isso resulta em maior consumo de combustível e, a longo prazo, pode danificar componentes do motor.
Como evitar esses problemas?
Algumas dicas já foram dadas anteriormente, mas é bom sempre ressaltar para que fique claro em nossas mentes e consigamos reduzir o desgaste dos pneus e o gasto do seu bolso.
- Verifique a pressão dos pneus regularmente: A pressão ideal dos pneus está indicada no manual do veículo ou em uma etiqueta localizada na porta do motorista.
- Utilize pneus com as medidas corretas: Consulte o manual do veículo para verificar as medidas recomendadas para os pneus.
- Opte por pneus de baixa resistência ao rolamento: Ao trocar os pneus, dê preferência a modelos com tecnologia de baixa resistência ao rolamento.
- Faça o alinhamento e balanceamento das rodas regularmente: O alinhamento e balanceamento garantem que as rodas estejam corretamente posicionadas e equilibradas.
- Observe sinais de desgaste: Verifique regularmente os pneus em busca de sinais de desgaste irregular, bolhas ou cortes.
- Evite sobrecarregar o veículo: O excesso de peso aumenta a carga sobre os pneus,como resultado, elevando o consumo de combustível.
De fato, a escolha e a manutenção adequadas dos pneumáticos podem gerar uma economia considerável no bolso.
Sendo assim, ao cuidar destas peças, você garante a segurança, o conforto e a economia do seu veículo, além de prolongar a vida útil de outras peças.
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
Confira nossas promoções da Continental em nossa loja!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook
Instagram
Matérias Relacionadas
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro