Como dirigir carros automáticos?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos?

Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle.

Talvez, você duvide disso. Contudo, podemos te explicar porquê o controle do carro manual é maior do que no carro automático.

Vamos a explicação? 

Os carros manuais possuem a embreagem, que é acionada quando é pressionada pelo pé esquerdo.

Ao pressionar, engrenar a primeira marcha e soltar o pé da embreagem aos poucos, até mesmo sem acelerar, o carro começa a andar devagar.

Neste sentido, um exemplo que podemos citar é que é possível observar essa segurança em um semáforo.

Se você está dirigindo um carro manual e parar no semáforo, e percebe que um ônibus não está freando, é muito mais fácil engatar a primeira e acelerar para que não ocorra a batida.

Todavia, se você está na mesma situação e o seu carro é automático, você tenta acelerar para arrancar com o carro.

O nível de resposta de um carro automático é muito mais lento do que um carro manual. Isso porque, no carro automático, a embreagem é ‘governada’ por um sistema tecnológico. Portanto, até essa ferramenta entender que é para acelerar, demora um pouco.

Mesmo assim, dirigir um carro automático não é ruim, pelo contrário. Quem conduz um automóvel automático pela primeira vez, vai querer um para o resto da vida.

Neste sentido, o conforto de não ter que ficar trocando de marcha de tempo em tempo, faz com que o nível de tensão no trânsito diminua.

Esse tipo de carro é, principalmente, para quem precisa pegar trânsito todo dia e sabe que vai ficar sempre preso no engarrafamento.

Com o carro automático em questão de engarrafamento dá mais tranquilidade por não necessitar ficar pressionando a embreagem.

Mas, um ponto negativo de possuir um carro automático atualmente, é por conta do consumo.

Um carro manual versus um carro automático: o consumo do carro manual é menor que o carro automático.

Isso se dá por causa da troca de marcha. 

Assim, um carro automático necessita de uma aceleração maior do que a mínima para fazer a troca da marcha. Enquanto um carro manual é possível fazer a troca com o mínimo de velocidade. 

Neste sentido, a diferença dessa velocidade, significa que quando ele está com uma aceleração maior que o mínimo é que na câmara de combustão tem mais combustível.

Agora que entendemos como funciona um carro automático, suas vantagens e desvantagens, vamos ver como é dirigir um carro automático.


Câmbio automático: como dirigir carros automáticos?

Antes de darmos a dica fundamental para você sair dirigindo um carro automático, vamos explicar como funciona o câmbio.

O câmbio do carro automático possui diferença de carro para carro. Assim, pode ocorrer que o carro não possua um câmbio convencional.

Com isso, carros de luxo, como por exemplo a Land Rover não possuem câmbio, mas sim um botão.

Da mesma forma, o funcionamento é o mesmo, a única mudança é que ao em vez da pessoa usar a manopla do câmbio, ela vai apenas girar o botão.

Mas, você sabe o que é cada letra ao lado ou na manopla do câmbio?

Existem poucas diferenças de manoplas. Todavia, algumas letras são básicas em todos os câmbios.

Em alguns carros existe a letra S de Sport, é uma função que é possível fazer a troca da marcha manualmente.

Esse modo é para quem quer acelerar um pouco mais e, dependendo do carro, é possível ver mais força nas rodas.


Dirigindo carro automático: como dirigir carros automáticos?

Agora que já sabemos melhor como um carro automático funciona e para que serve cada letra, vamos entender como dirigimos.

O primeiro passo para quem nunca dirigiu um carro automático é colocar o pé esquerdo fixo no assoalho. 

Desse modo, nada de colocar um pé em cada pedal. Isso vai te causar problemas e você não vai conseguir sair com o carro.

Assim, para dar a partida no carro, é necessário que o pé direito esteja pressionando o freio.

Além disso, antes de virar a chave ou apertar o botão para dar a partida no motor, verifique se o carro está no P (parking).

Caso o carro não esteja no P e você tente ligar o mesmo, ele não vai dar a partida. Se não estiver, então coloque.

Dica: alguns câmbios possuem um botão ao lado da manopla. No caso, se tiver esse botão aperte para que você consiga mover o câmbio.

Se os primeiros passos estiverem de acordo é só dar partida, colocar no D para o carro ir para a frente ou no R para dar a Ré.

Depois de fazer isso, é só sair por aí dirigindo. 

Dica 2: Nunca se esqueça de manter o pé esquerdo longe dos pedais, pois você pode causar um acidente caso pisar no freio como se fosse a embreagem de um carro manual.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Facebook                       Instagram

Matérias Relacionadas

Promoção de Pneus baratos é aqui na Full Pneus

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Pneus Continental têm garantia?

A Continental é uma das líderes em venda de pneus. Desse modo, ela possui uma vasta experiência no meio e muita tecnologia para auxiliar. Neste artigo, saiba se os pneus Continental têm garantia.  Pensar em pneus Continental é pensar em tecnologia e qualidade. Não é à toa que a empresa tem crescido tanto. Neste sentido,…

Porsche Carrera GT: Nem Michael Schumacher resistiu a essa máquina

Na época em que pilotava para a Ferrari, o alemão Michael Schumacher não podia ser visto rodando com carros de outras marcas. Porém, acabou usando “escondido” um Porsche Carrera GT durante alguns anos. E essa unidade agora está à venda em uma loja especializada em modelos da Porsche na Alemanha. A loja informou que o…

Problema no escapamento do Corolla Cross leva Toyota a Prestar esclarecimentos no MP

Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre problema no escapamento do Corolla Cross. A Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre o polêmico abafador do escapamento do Corolla Cross. A Secretaria Nacional do Consumidor notificou a montadora sobre o possível baixo padrão de qualidade da peça, além da solução para…

Preciso trocar as molas ao colocar GNV no meu carro?

Sabemos que a cada dia que passa, o valor do combustível aumenta. Muitas pessoas têm procurado cada vez mais substituir a famosa gasolina pelo GNV. O Gás Natural Veicular, o famoso GNV, apesar de ter um poder de explosão menor que a gasolina, tem se mostrado mais atraente para muitas pessoas. Neste sentido, os condutores…

A Full Pneus tem uma gama de rodas para você

Você já sabe que a Full pneus é a maior vendedora de pneus do estado do Rio de Janeiro? Nós possuímos uma diversidade de pneus, com diversas medidas, modelos e estilos. Se você está procurando pneus para 4×4 na Full Pneu você encontra. Se for para um veículo de passeio, aqui você também encontra. Mas,…

promção