Super Banner

Como dirigir carros automáticos?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos?

Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle.

Talvez, você duvide disso. Contudo, podemos te explicar porquê o controle do carro manual é maior do que no carro automático.

Vamos a explicação? 

Os carros manuais possuem a embreagem, que é acionada quando é pressionada pelo pé esquerdo.

Ao pressionar, engrenar a primeira marcha e soltar o pé da embreagem aos poucos, até mesmo sem acelerar, o carro começa a andar devagar.

Neste sentido, um exemplo que podemos citar é que é possível observar essa segurança em um semáforo.

Se você está dirigindo um carro manual e parar no semáforo, e percebe que um ônibus não está freando, é muito mais fácil engatar a primeira e acelerar para que não ocorra a batida.

Todavia, se você está na mesma situação e o seu carro é automático, você tenta acelerar para arrancar com o carro.

O nível de resposta de um carro automático é muito mais lento do que um carro manual. Isso porque, no carro automático, a embreagem é ‘governada’ por um sistema tecnológico. Portanto, até essa ferramenta entender que é para acelerar, demora um pouco.

Mesmo assim, dirigir um carro automático não é ruim, pelo contrário. Quem conduz um automóvel automático pela primeira vez, vai querer um para o resto da vida.

Neste sentido, o conforto de não ter que ficar trocando de marcha de tempo em tempo, faz com que o nível de tensão no trânsito diminua.

Esse tipo de carro é, principalmente, para quem precisa pegar trânsito todo dia e sabe que vai ficar sempre preso no engarrafamento.

Com o carro automático em questão de engarrafamento dá mais tranquilidade por não necessitar ficar pressionando a embreagem.

Mas, um ponto negativo de possuir um carro automático atualmente, é por conta do consumo.

Um carro manual versus um carro automático: o consumo do carro manual é menor que o carro automático.

Isso se dá por causa da troca de marcha. 

Assim, um carro automático necessita de uma aceleração maior do que a mínima para fazer a troca da marcha. Enquanto um carro manual é possível fazer a troca com o mínimo de velocidade. 

Neste sentido, a diferença dessa velocidade, significa que quando ele está com uma aceleração maior que o mínimo é que na câmara de combustão tem mais combustível.

Agora que entendemos como funciona um carro automático, suas vantagens e desvantagens, vamos ver como é dirigir um carro automático.


Câmbio automático: como dirigir carros automáticos?

Antes de darmos a dica fundamental para você sair dirigindo um carro automático, vamos explicar como funciona o câmbio.

O câmbio do carro automático possui diferença de carro para carro. Assim, pode ocorrer que o carro não possua um câmbio convencional.

Com isso, carros de luxo, como por exemplo a Land Rover não possuem câmbio, mas sim um botão.

Da mesma forma, o funcionamento é o mesmo, a única mudança é que ao em vez da pessoa usar a manopla do câmbio, ela vai apenas girar o botão.

Mas, você sabe o que é cada letra ao lado ou na manopla do câmbio?

Existem poucas diferenças de manoplas. Todavia, algumas letras são básicas em todos os câmbios.

Em alguns carros existe a letra S de Sport, é uma função que é possível fazer a troca da marcha manualmente.

Esse modo é para quem quer acelerar um pouco mais e, dependendo do carro, é possível ver mais força nas rodas.


Dirigindo carro automático: como dirigir carros automáticos?

Agora que já sabemos melhor como um carro automático funciona e para que serve cada letra, vamos entender como dirigimos.

O primeiro passo para quem nunca dirigiu um carro automático é colocar o pé esquerdo fixo no assoalho. 

Desse modo, nada de colocar um pé em cada pedal. Isso vai te causar problemas e você não vai conseguir sair com o carro.

Assim, para dar a partida no carro, é necessário que o pé direito esteja pressionando o freio.

Além disso, antes de virar a chave ou apertar o botão para dar a partida no motor, verifique se o carro está no P (parking).

Caso o carro não esteja no P e você tente ligar o mesmo, ele não vai dar a partida. Se não estiver, então coloque.

Dica: alguns câmbios possuem um botão ao lado da manopla. No caso, se tiver esse botão aperte para que você consiga mover o câmbio.

Se os primeiros passos estiverem de acordo é só dar partida, colocar no D para o carro ir para a frente ou no R para dar a Ré.

Depois de fazer isso, é só sair por aí dirigindo. 

Dica 2: Nunca se esqueça de manter o pé esquerdo longe dos pedais, pois você pode causar um acidente caso pisar no freio como se fosse a embreagem de um carro manual.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Facebook                       Instagram

Matérias Relacionadas

Promoção de Pneus baratos é aqui na Full Pneus

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção