É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos?
Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle.
Talvez, você duvide disso. Contudo, podemos te explicar porquê o controle do carro manual é maior do que no carro automático.
Vamos a explicação?
Os carros manuais possuem a embreagem, que é acionada quando é pressionada pelo pé esquerdo.
Ao pressionar, engrenar a primeira marcha e soltar o pé da embreagem aos poucos, até mesmo sem acelerar, o carro começa a andar devagar.
Neste sentido, um exemplo que podemos citar é que é possível observar essa segurança em um semáforo.
Se você está dirigindo um carro manual e parar no semáforo, e percebe que um ônibus não está freando, é muito mais fácil engatar a primeira e acelerar para que não ocorra a batida.
Todavia, se você está na mesma situação e o seu carro é automático, você tenta acelerar para arrancar com o carro.
O nível de resposta de um carro automático é muito mais lento do que um carro manual. Isso porque, no carro automático, a embreagem é ‘governada’ por um sistema tecnológico. Portanto, até essa ferramenta entender que é para acelerar, demora um pouco.
Mesmo assim, dirigir um carro automático não é ruim, pelo contrário. Quem conduz um automóvel automático pela primeira vez, vai querer um para o resto da vida.
Neste sentido, o conforto de não ter que ficar trocando de marcha de tempo em tempo, faz com que o nível de tensão no trânsito diminua.
Esse tipo de carro é, principalmente, para quem precisa pegar trânsito todo dia e sabe que vai ficar sempre preso no engarrafamento.
Com o carro automático em questão de engarrafamento dá mais tranquilidade por não necessitar ficar pressionando a embreagem.
Mas, um ponto negativo de possuir um carro automático atualmente, é por conta do consumo.
Um carro manual versus um carro automático: o consumo do carro manual é menor que o carro automático.
Isso se dá por causa da troca de marcha.
Assim, um carro automático necessita de uma aceleração maior do que a mínima para fazer a troca da marcha. Enquanto um carro manual é possível fazer a troca com o mínimo de velocidade.
Neste sentido, a diferença dessa velocidade, significa que quando ele está com uma aceleração maior que o mínimo é que na câmara de combustão tem mais combustível.
Agora que entendemos como funciona um carro automático, suas vantagens e desvantagens, vamos ver como é dirigir um carro automático.
Câmbio automático: como dirigir carros automáticos?
Antes de darmos a dica fundamental para você sair dirigindo um carro automático, vamos explicar como funciona o câmbio.
O câmbio do carro automático possui diferença de carro para carro. Assim, pode ocorrer que o carro não possua um câmbio convencional.
Com isso, carros de luxo, como por exemplo a Land Rover não possuem câmbio, mas sim um botão.
Da mesma forma, o funcionamento é o mesmo, a única mudança é que ao em vez da pessoa usar a manopla do câmbio, ela vai apenas girar o botão.
Mas, você sabe o que é cada letra ao lado ou na manopla do câmbio?
Existem poucas diferenças de manoplas. Todavia, algumas letras são básicas em todos os câmbios.
Neutra (N): vem do inglês Neutro. Neutro significa que não está engatar nenhuma marcha, também conhecido como ponto morto;
Drive (Drive): vem do inglês dirigir, isso significa que o carro começa a andar;
Ré (R): sabemos que a ré é para ir para trás; e
Parking (P): traduzido do inglês estacionar, o carro no parking é similar ao N. Contudo, é para uma parada mais longa.
Em alguns carros existe a letra S de Sport, é uma função que é possível fazer a troca da marcha manualmente.
Esse modo é para quem quer acelerar um pouco mais e, dependendo do carro, é possível ver mais força nas rodas.
Dirigindo carro automático: como dirigir carros automáticos?
Agora que já sabemos melhor como um carro automático funciona e para que serve cada letra, vamos entender como dirigimos.
O primeiro passo para quem nunca dirigiu um carro automático é colocar o pé esquerdo fixo no assoalho.
Desse modo, nada de colocar um pé em cada pedal. Isso vai te causar problemas e você não vai conseguir sair com o carro.
Assim, para dar a partida no carro, é necessário que o pé direito esteja pressionando o freio.
Além disso, antes de virar a chave ou apertar o botão para dar a partida no motor, verifique se o carro está no P (parking).
Caso o carro não esteja no P e você tente ligar o mesmo, ele não vai dar a partida. Se não estiver, então coloque.
Dica: alguns câmbios possuem um botão ao lado da manopla. No caso, se tiver esse botão aperte para que você consiga mover o câmbio.
Se os primeiros passos estiverem de acordo é só dar partida, colocar no D para o carro ir para a frente ou no R para dar a Ré.
Depois de fazer isso, é só sair por aí dirigindo.
Dica 2: Nunca se esqueça de manter o pé esquerdo longe dos pedais, pois você pode causar um acidente caso pisar no freio como se fosse a embreagem de um carro manual.
O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nossoatendimento!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Em um mundo cada vez mais inseguro, a busca por proteção se torna cada vez mais importante. Dessa forma, para aqueles que exigem o máximo em segurança, os carros blindados oferecem um escudo contra diversos tipos de ameaças. Mas a blindagem do veículo não se limita à carroceria e vidros à prova de balas. A…
A saber, o mercado de carro elétrico no Brasil está em franca expansão. Dessa forma, com um crescimento de 146% nos emplacamentos no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Assim, com essa crescente popularidade, surge a dúvida: vale a pena…
Procurando um pneu que ofereça segurança, desempenho e durabilidade para o seu carro? Então, você precisa conhecer o Pneu 185 70 R14 Continental! Desenvolvido com tecnologias de ponta, este pneu garante dirigibilidade superior em diversas condições climáticas e de terreno. Dessa forma, proporcionando uma experiência de condução tranquila e prazerosa. Pneus Continental Aro 14: Como…
A saber, o mercado de carros elétricos no Brasil vem crescendo a passos largos. Dessa forma, em 2023, as vendas de EVs no país triplicaram em relação ao ano anterior, e a tendência é que esse crescimento continue nos próximos anos. O mercado de carros elétricos no Brasil segue em alta velocidade, com um crescimento…
10 de setembro foi a data dedicada ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, desde 2015 o mês passou a ser batizado de Setembro Amarelo por entidades que buscam conscientização sobre o tema. A campanha Yellow Ribbon (Laço Amarelo) começou nos EUA, depois que o jovem Mike Emme cometeu suicídio em 1994. Mike…