Como alcançar o balanceamento perfeito dos pneus?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como alcançar o balanceamento perfeito dos pneus?

O serviço de balanceamento é um processo realizado para que os pneus rodem de forma que a maior parte da banda de rodagem tenha contato com o solo.

Agora que entendemos, basicamente, o que é o processo de balanceamento, devemos encontrar o balanceamento perfeito para seu carro.

Você sabe quando fazer o balanceamento? O por que deve fazer balanceamento?

Neste sentido, muitas pessoas não entendem ou não sabem para o que serve o balanceamento.

Como já falamos aqui, em diversas matérias, como é fundamental fazer as manutenções periódicas nos veículos. Independente de serem manutenções preventivas, corretivas ou preditivas.

Sendo assim, esses tipos de manutenções são fundamentais para os veículos. Isso porque, através dessas manutenções, são resolvidos problemas que já existem, que podem existir ou até mesmo que vão existir.

Neste sentido, o balanceamento dos pneus pode auxiliar em uma redução dos desgastes excessivos dos pneus e até mesmo uma deformação dos mesmos.

Com isso, existem basicamente dois tipos de balanceamento: o balanceamento estático e o dinâmico.

Ficou curioso para saber como são esses tipos de balanceamento? 

Acompanhe nossa matéria e saiba tudo sobre balanceamento.


Balanceamento estático e dinâmico

Se o pneu estiver apenas levemente desbalanceado, o balanceamento estático é a técnica correta e relativamente fácil de fazer.

Neste sentido, o conjunto roda e pneu é colocado em um suporte vertical com um eixo, ou equivalente, para medir o equilíbrio no eixo.

Além disso, o lado mais pesado se inclina mais em direção ao solo do que o lado mais leve. Uma vez determinado, o mecânico colocará um pequeno peso de 180 graus no outro lado do pneu até que o equilíbrio seja restaurado.

Para situações mais complexas, o balanceamento dinâmico é uma técnica que utiliza um balanceador computadorizado para medir o pneu nos três eixos.

Com isso, o mecânico coloca as rodas e pneus totalmente montados na máquina e a máquina gira de 16-25 km/h (10-15 mph) a 88-96 km/h (55-60 mph).

À medida que gira, os sensores da máquina detectam quaisquer defeitos de peso.

Uma vez que a análise esteja completa, o computador especifica quanto peso o mecânico deve aplicar e onde balancear os pneus.

Como resultado, o peso é adicionado no interior e no exterior do aro para máxima precisão e equilíbrio.

Na prática, é difícil encontrar desequilíbrios estáticos ou dinâmicos na forma pura. 

Mas, ambos, são misturados e requerem equilíbrios diferentes no interior e exterior, além de 180°C.

Nesta prática, os pneus também devem ser girados na roda para encontrar a posição mais equilibrada, levando em consideração a posição da válvula.

Para facilitar o equilíbrio em situações críticas:


Sinais da falta de balanceamento

Quando se deve fazer o balanceamento das rodas? 

O desequilíbrio pode se desenvolver, ao longo do tempo, à medida que a banda de rodagem se deteriora com o uso e as mudanças na distribuição de peso. 

Esse processo pode ser ainda mais acelerado expondo os pneus às condições de pressão excessiva. Como, por exemplo, dirigir em estradas irregulares, frear com força e fazer curvas com força.

Neste sentido, existem vários indicadores comuns quando um ou mais pneus do seu veículo estão desbalanceados:

Se você notar, um ou mais desses aspectos – mesmo que os pneus sejam relativamente novos – pode ser que os pneus do seu carro estejam desbalanceados.


Balanceamento e alinhamento: uma dupla inseparável

Antes de comentar sobre o balanceamento, precisamos falar um pouco sobre o alinhamento. 

Assim, o alinhamento, como o próprio nome sugere, possui a função de alinhar os pneus para a mesma direção.

Esse alinhamento garante aos motoristas e aos donos dos veículos uma maior segurança ao dirigir ao fazer curvas.

Você pode se perguntar: “Mas e os carros 4×4?”

Esse tipo de modelo de veículo também deve passar pelo alinhamento e balanceamento, apesar dos mesmos possuírem o sistema de cada pneu rodar para um lado.

Deste modo, o alinhamento, além de dar essa segurança para quem está dentro do veículo, é também para quem está ao redor.

Não sei se já viram um carro andando igual ao caranguejo. Andando de lado, em uma rodovia, mas um dos grandes motivos disso acontecer é justamente a falta de alinhamento.

Já o balanceamento, é fundamental para saber a posição que o pneu vai se adequar ao solo. Sendo assim, ao fazer o balanceamento de um pneu, corrigimos o modo que o pneu se comporta ao solo.

Existem alguns carros como o de drift que tem como personalizar o balanceamento e o alinhamento.

Para que seja feito o melhor desgaste do pneu, para que durante a realização do drift não desgaste o pneu em apenas um lugar.

Mas você deve estar se questionando sobre o porquê de se fazer balanceamento e alinhamento.

Como já falamos, o alinhamento é para dar mais segurança ao fazer as curvas e que a traseira do veículo esteja alinhada com a dianteira.

Neste sentido, o balanceamento é para fazer que o desgaste do pneu seja por igual. Isto porque, se o pneu estiver desbalanceado, pode se desgastar o lado mais interno mais rápido que o lado externo ou vice versa.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

 Redes Sociais

Facebook               Instagram

 

Matérias Relacionadas

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção