Combustível adulterado: Saiba como identificar

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Combustível adulterado: Saiba como identificar

Confira no post algumas dicas para identificar postos que vendem combustível adulterado e preserve seu carro!

Abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para o carro. Entre os problemas que pode gerar, estão desde os corriqueiros perda de potência e rombo no bolso, até a contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e – em casos extremos e muito raros – deformação dos pistões e de outros componentes. Por isso, fique de olho no que você está colocando no tanque do seu carro.

5 sinais de que o combustível é adulterado

Agora, confira alguns sinais de que você abasteceu seu carro com combustível adulterado. Assim, observe os tópicos abaixo:

1. Luz de alerta do motor

Quando se acende no painel uma luzinha de alerta com o desenho de um motor, que indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, o combustível adulterado pode ser uma das causas.

Esse sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas para lidar com etanol ou gasolina adulterados. Assim, a luz pode aparecer no painel e se manter acesa.

Claro que não é a única coisa que a leva a se acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto. O que acontece é que o combustível não foi reconhecido pela sonda lambda.

2. Aumento de consumo

Outro dos sinais de que o combustível é adulterado é quando o consumo do carro aumenta. Assim, se você abasteceu em um posto novo, no qual não costuma ir, e notou que o líquido acabou com mais rapidez que o normal, mesmo sem ter feito estripulias com o carro, pode ser esta a razão.

3. Óleo contaminado

Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Como resultado, neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.

4. O carro perde performance

Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. Lembrando que, para todas essas dicas, pode existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar as outras possibilidades e sempre fazer as revisões do seu carro.

5. Carro começa a engasgar

Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequena falhadas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de o combustível no tanque pode estar adulterado.


Quais peças podem ser afetadas?

A resposta para esta pergunta depende do caminho por onde esse combustível percorre. Tudo começa pela bomba de combustível, que logo se estende para o medidor de nível (boia do tanque), o filtro de combustível, o bicos injetores, as velas, o sensor de oxigênio, o catalizador e, por fim, chega a todo o sistema de escape (silencioso e abafador).

Como evitar esse tipo de combustível?

Antes de tudo, sempre abasteça em um posto de confiança. De preferência um que esteja instalado há bastante tempo no mesmo endereço e que possua uma bandeira (marca do posto/distribuidora) conhecida.

Peça nota fiscal. É a partir dela que poderá exigir seus direitos em situações delicadas. Também observe o preço do combustível. Desconfie se os valores da gasolina, etanol ou diesel estiverem muito abaixo do normal.

O que fazer após ser lesado?

Denuncie o posto ou distribuidora que vende o combustível adulterado. Para isso, basta encaminhar a denúncia para o Centro de Relações com o Consumidor da ANP pelo telefone 0800-970-0267 ou pela página na internet do Fale Conosco da agência.


Portanto, se você precisa fazer uma revisão em seu carro ou qualquer outro serviço automotivo, conte com nossa equipe. Iremos lhe proporcionar uma solução ótima, adequada ao seu veículo!


Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Preços de Pneus Promoção


Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >