Carros seminovos estão com os dias contados no Brasil
No cenário automotivo, é comum encontrar antigos defensores do carro zero quilômetro migrando para o de seminovos. Na prática, se tornou mais melhor pagar R$ 70 mil por um veículo com até três anos de uso ‘completo’, ou seja, com ar-condicionado, central multimídia e, com sorte, câmbio automático, do que investir o mesmo valor em um subcompacto novo. A má notícia é que essa fórmula está com os dias contados.
Desde a pandemia, em 2020, diversos carros “de entrada” deixaram de ser comercializados no país. A escassez de peças para a produção de veículos obrigou as montadoras a reduzirem os volumes de produção, o que levou à priorização de modelos mais lucrativos.
A fórmula deu tão certo que a maior parte delas deixou de investir em carros de volume para apostar em automóveis com alto valor agregado. O caso mais emblemático é o da Ford, que deixou de lado Ka e Fiesta para apostar em modelos acima de R$ 300 mil.
Outro fator é que, durante os anos de 2020 e 2021, centenas de milhares de carros deixaram de ser produzidos devido à escassez de peças. Diversas fábricas brasileiras ficaram fechadas por semanas e até meses, o que reflete diretamente na quantidade de carros com até três anos de uso no mercado. Com menos opções disponíveis e a procura impulsionada para cima por causa da falta de opções de carros zero-quilômetro a preços módicos, é natural que os seminovos custem cada vez mais.
Já a Volkswagen, que vai investir mais R$ 9 bilhões no país entre 2026 e 2028, confirmou que lançará uma picape que deve concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana, um novo motor e uma nova plataforma, os dois últimos serão utilizados em veículos híbridos. Ou seja, nenhum deles ocupará a posição que o antigo Gol tinha em sua linha de produtos.
No mesmo caminho, Renault, Nissan e Caoa Chery – marcas que anunciaram aporte de recursos para aumentar o portfólio no país – também apontam suas velas para eletrificação e produtos de maior valor agregado.
Fonte: Uol
Matérias Relacionadas:
Redução do IPI: Carros Usados ficarão mais baratos com desconto em zero KM?
Quais os pneus mais baratos em 2023?
Carros elétricos mais vendidos do Brasil