Carro tem Alma? Confira sete segredinhos que poucos conhecem

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Carro tem Alma? Confira sete segredinhos que poucos conhecem

“Alma” é uma peça metálica no interior do veículo que serve para aguentar impacto em colisões. Deve ser substituída após o uso.

De repente seu carro leva um pequeno impacto traseiro. Os dois motoristas descem para examinar os carros e nenhum deles vê nada avariado, só um arranhadinho no para-choque.

E fica tudo por isso mesmo, até que o carro é levado na oficina para reparar e aí vem a surpresa. Como os parachoques atuais são de plástico, ao receber um impacto eles se deformam mas, em geral, voltam ao formato original. Mas o que aguentou o tranco foi sua “alma”, uma peça metálica em seu interior que se deformou com o choque e deve ser substituída, pois num próximo impacto ela será incapaz de amortecer o choque. E, geralmente, o estrago – aparentemente superficial e sem consequências – pode ter danificado até o assoalho do porta-malas. Ou seja, uma inesperada facada no bolso.

Ar-condicionado – São dois os comandos do ar-condicionado pouco utilizados pelo motorista. O primeiro aciona a recirculação: o ar interno não é renovado (pelo externo) e tem a finalidade de resfriar mais rapidamente o habitáculo de passageiros. O outro comando só tem ar-condicionado de carros importados, é tecla “Rest” que aciona o ventilador depois que o motor é desligado para aproveitar o calor do sistema de aquecimento durante mais alguns minutos.

Automático – Entre as opções deste câmbio, uma tem a letra “S”. E, poucos sabem que, curiosamente, pode ter dois significados. Nos modelos mais modernos, é símbolo de Sport, para uma condução mais esportiva e as marchas “esticam” mais, cambiam em rotações mais elevadas. Entretanto, nos carros mais antigos, “S” era de snow, ou neve, em inglês. Nesta posição, a primeira marcha não engatava e o carro arrancava sempre de segunda, evitando que as rodas motrizes deslizassem devido ao excesso de rotação.

Emergências – Alguns carros dispõem de recursos emergenciais no caso de pane elétrica do componente. A trava da alavanca do câmbio em “P”, por exemplo, pode ser desbloqueada manualmente retirando-se uma capa do console.

Fonte: UOL

Matérias Relacionadas

Cuidados que deve ter com seu carro em enchentes
Câmbio Manual Falso: Toyota registra patenta nos EUA. Entenda
Porsche 914 de 1976 foi descoberto em celeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção