Carro parado: este veículo precisará de uma revisão?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Carro parado: este veículo precisará de uma revisão?

Quando o carro fica muito tempo parado, é preciso realizar uma boa revisão de todo o seu veículo? É importante saber a resposta.

Desde o começo da pandemia, muita coisa mudou na vida dos motoristas do Rio de Janeiro. Assim, uma parte deles passou a desenvolver as suas atividades em casa (modelo de home office), respeitando a necessidade do isolamento social. Como resultado, cada indivíduo passou a utilizar muito menos o seu carro. Desta forma, muitos automóveis estão estacionados nas garagens, com pouquíssimo uso.

A partir destas informações, muitos leitores devem estar concluindo que:

Com o veículo parado, terei menos gastos e não precisarei fazer a manutenção!

Porém, esta afirmação não é correta. Assim, mesmo com um veículo sem uso, o motorista precisará ficar atento a alguns procedimentos. Como resultado, a partir destes cuidados, o carro poderá realizar uma rodagem segura, sem nenhum problema inesperado.

Neste texto, iremos dar algumas dicas importantes, a fim de que o seu automóvel esteja 100% pronto para transitar. 


O que pode acontecer com um veículo parado, há muito tempo, na garagem?

Como informado anteriormente, deixar um veículo parado não irá aumentar a vida útil. Assim, na maioria dos casos, isto acabará por diminuir o seu potencial e elevar a depreciação natural.

Por que isto acontece? Porque, mesmo com o pouco uso de peças e componentes, a sua deterioração continuará a ocorrer normalmente. Ou seja: não haverá uma mudança.

Além disso, o motor é outro ponto que poderá sofrer alguns problemas. Assim, no decorrer do tempo, a partida ficará mais difícil para ser efetuada, o que prejudicará o desempenho no dia a dia.

Quando acontecem os primeiros sinais que podem se tornar grandes problemas?

Normalmente, logo depois de 30 dias sem utilização, alguns sinais são percebidos em um automóvel. Assim, seja um problema com a calibragem dos pneus ou a bateria, alguma coisa terá acontecido de ruim.

Como resultado, o condutor terá que se preocupar em resolver algumas coisas, para que o carro possa retornar às ruas sem nenhum risco.


Quais são os principais componentes e peças que o motorista precisa observar em um veículo parado?

Em primeiro lugar, a fim de alcançar o melhor desempenho e realizar uma manutenção adequada, é necessário identificar quais partes podem estar danificadas. Assim, há alguns pontos específicos que merecem uma atenção maior, por serem muito importantes dentro do sistema automotivo:

1- Bateria

Um dos principais componentes de um veículo é a bateria. Assim, quando o automóvel está há um bom tempo parado, diversos contratempos podem ocorrer. Normalmente, o tempo de vida de um componente como este é de 2 a 3 anos. Apesar disso, em caso de um longo período sem utilização, a bateria de um automóvel pode perder a carga, muito mais rapidamente. Como resultado, ficaria inutilizável em menos de 1 ano.

Portanto, é muito importante nunca deixar o carro por muito tempo desligado e funcionando.

2- Sistema de Alimentação do Combustível

Este sistema é de suma importância para o automóvel. Isto porque, todos os seus componentes permitem que um automóvel funcione, de modo adequado, com um ótimo desempenho nas ruas e estradas. Assim, ele precisa estar operando de uma forma consistente. Isto porque, quando um veículo encontra-se por muito tempo sem uso, o combustível comum, em seu envelhecimento, pode acabar soltando alguns resíduos.

Como resultado, as partículas irão se fixar em partes do sistema, o que prejudicará o fluxo e causará entupimentos.

3- Pneus

Outros componentes importantes, que sofrerão com a não utilização do veículo, serão os pneus. Assim, após um período amplo sem obterem nenhum tipo de função, estes materiais poderão se deformar ou perder pressão.

Como resultado, a segurança do condutor, ao transitar novamente, estará em risco. Portanto, é necessário verificar sempre a pressão e o estado geral destes produtos pneumáticos.

4- Óleo do Motor

Os fluidos do veículo (como o fluido dos freios e o óleo lubrificante), também, são pontos cruciais. Assim, precisam ser observados, quando for necessário, para averiguar se não existe algum problema.

Aqui, iremos destacar o óleo do motor. Mesmo que, com o carro parado, este material não fique contaminado, pode ocorrer uma alteração em sua composição. Como resultado, isto poderá causar prejuízos.

Portanto, é muito importante o nível de óleo, antes de recomeçar a transitar nas ruas.

Observação: o óleo do motor possui data de validade para o seu uso. Desta forma, é imprescindível atentar a sua data de vencimento e realizar a substituição, quando necessário.

5- Correias

Por último, mas não menos importante, deve-se prestar atenção nestas peças. Assim, como fazem parte do sistema, que realiza a sincronização do motor, é crucial que estejam em um bom estado.

As correias possuem um desgaste natural com o passar do tempo. Isto porque, elas ficam muito ressecadas e frágeis. Portanto, realizar uma troca adequada ou observar se estão em bom estado é de suma relevância para o motorista!


Como o motorista pode se prevenir e manter o carro funcionando de forma correta?

A melhor forma de alcançar estas metas é contar com um Centro Automotivo de qualidade. Assim, uma ótima escolha será a Full Pneus! Nossa loja automotiva possui equipamentos modernos e profissionais capacitados para realizarem os serviços mais renomados do mercado no RJ!


Venha conhecer a nossa Loja! Temos o que você precisa por um excelente custo / benefício!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Além disso, estamos próximos à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira