Super Banner

Carro movido a água: Fake ou verdade?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Carro movido a água: Fake ou verdade?

Anúncios Prometem carro movido a água contra gasolina cara.

Com o preço da gasolina e dos demais combustíveis nas alturas, não faltam anúncios de acessórios que prometem reduzir o consumo de veículos. A lista inclui a conversão de automóveis convencionais em carros “movidos a água”, por meio de um produto conhecido como kit de hidrogênio.

A alegada tecnologia é oferecida nas redes sociais e sites de comércio eletrônico com preço inicial inferior a R$ 200, podendo passar de R$ 1.000, dependendo da marca e da configuração.

Uma coisa é sempre igual: o equipamento supostamente utiliza a eletricidade do alternador para extrair hidrogênio da água, que é armazenada em um tanquinho. Inflamável, o hidrogênio então é direcionado para o sistema de admissão de ar do motor, para gerar combustão interna em conjunto com gasolina, etanol ou diesel.

Alguns sites prometem redução superior a 80% no consumo graças a esse kit. Mas será mesmo que funciona ou é uma roubada?

Segundo o engenheiro Everton Lopes, mentor de energia a combustão da SAE Brasil, adquirir os tais kits de hidrogênio equivale a jogar dinheiro fora, pois a quantidade de gás gerada é insuficiente para causar mudança significativa no consumo do motor. Países como a Alemanha têm direcionado muito dinheiro para desenvolver e aprimorar a tecnologia de uso do gás como forma de reduzir e, futuramente, cortar a dependência dos combustíveis fósseis.

Já existem há um bom tempo centenas de estudos e patentes nesse sentido, mas ainda há muito o que ser desenvolvido e aprimorado.

Além de servir para sintetizar combustível líquido, o hidrogênio também é visto como alternativa às caras e pesadas baterias de veículos a propulsão elétrica.

Por meio das chamadas célula de combustível, incorporadas a automóveis, o gás é utilizado para gerar a eletricidade necessária para a propulsão das rodas.

Modelos como o Toyota Mirai, comercializado no Japão e alguns outros poucos mercados, já trazem essa tecnologia e são abastecidos com hidrogênio.
.
Fonte: Uol Carros

Matérias Relacionadas:

As 5 picapes mais econômicas do Brasil
A Coleção de Carros do Hulk
Conheça as 10 viaturas policiais mais velozes do mundo

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Retífica de Disco de Freio

Muitas vezes, a retífica de disco de freio surge como uma opção para economizar, mas você sabe quando ela é realmente segura e quando é hora de trocar a peça?  Na Full Pneus, nossa prioridade é a sua segurança nas ruas do Rio e em qualquer estrada que você pegue.  E, quando o assunto é…

205/55 R16: O Pneu Versátil Que Conquista as Ruas do Rio!

Se você precisa trocar os pneus do seu carro, é bem provável que já tenha se deparado com a medida 205/55 R16.  Essa medida se tornou um verdadeiro padrão para diversos carros médios e compactos vendidos no Brasil, desde sedans populares até SUVs e hatches.  Mas o que exatamente ela significa e por que é…

Coifas Automotivas: Como Evitar Prejuízos no Seu Carro?

Aqui na Full Pneus, sempre falamos sobre pneus, alinhamento e balanceamento, mas hoje vamos destacar uma peça pequena, barata, mas de importância gigantesca para a saúde do seu carro: a coifa automotiva.  Em geral, muitos motoristas só se lembram dela quando o estrago já está feito, mas entender sua função pode te salvar de gastos…

Pneu 195/55 R15: sua melhor escolha é na Full Pneus!

A decisão de comprar pneus novos para o seu carro vai muito além de um simples número na lateral. Para motoristas, escolher o pneu certo 195/55 R15 pode significar a diferença entre uma viagem tranquila e econômica ou dores de cabeça inesperadas.  Afinal, seus pneus são o único ponto de contato entre seu carro e…

Molas para Carros com GNV

As molas para carros com GNV têm um papel fundamental. Aqui na Full Pneus, a gente sabe que a economia que o GNV traz é um atrativo enorme para os motoristas.  Mas, para aproveitar essa vantagem sem dor de cabeça (e sem dor no bolso!), é crucial entender como o GNV impacta a suspensão do…

promção