Super Banner

Carro automático consome mais combustível. Verdade ou mito?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Carro automático consome mais combustível. Verdade ou mito?

Fizemos este artigo para tirar uma dúvida que muitos podem ter em relação ao carro automático e o seu consumo de combustível. Afinal, o carro automático consome menos ou mais combustível do que um carro automático?

Neste contexto, o carro com câmbio automático possui uma peça chamada conversor de torque, que fica entre o motor e a transmissão e banhado no óleo hidráulico. Neste sentido, quando o motor aciona este conversor, gerando perdas de energia e aumento do consumo de combustível. Isso porque, quando o óleo está dentro do conversor, este fluido transmite energia do motor para as engrenagens planetárias da caixa de transmissão. 

Para quem tem este tipo de veículo, é importante ficar de olho na rotação do motor. E isso, você deve compensar em uma direção menos agressiva. 

Deste modo, evite passar de 3000 a 3500. A partir daí, o consumo de combustível aumenta muito. 

Outro fator importante é: tente fazer as trocas de marcha com o aumento da velocidade do carro sem acelerar o motor, nem fazendo com que a rotação do motor e a pressão de óleo aumentem.

Assim, colocando esses pontos em prática, você vai gastar menos combustível.  


Câmbio automático: o que você precisa saber

Apesar de começarmos a falar sobre consumo de gasolina dos carros automáticos, é importante saber que existem alguns tipos de câmbio e para você entender melhor essas diferenças, vamos explicar um pouco melhor sobre cada um de cambio.

Como bem sabemos, os carros mais novos utilizam o famoso câmbio CVT, que significa “Continuously Variable Transmission” em inglês. Para esse câmbio que pode ser livremente traduzido, em português, por “Transmissão Continuamente Variável”.

Neste sentido, a diferença do câmbio CVT se dá justamente na troca de marcha. Enquanto alguns modelos utilizam outro meio de troca de marcha, o câmbio CVT apresenta uma formalidade de marchas.

Caso o carro que você utiliza possui outro tipo de câmbio ou fique de fora da listagem de veículos que comentamos, a seguir, indicamos a procura no próprio manual do veículo ou na montadora do seu carro.


Câmbio automático: como funciona?

Para entendermos o consumo de um carro, temos que entender como ele funciona.

Outro fator que também deve ser levado em conta, é o modo que os carros são dirigidos.

Apesar do consumo ser maior em relação aos câmbios tradicionais, o nível de consumo de um carro pode ser bem maior por conta do modo que as pessoas dirigem.

Neste sentido, pessoas que aceleram muito, dão arrancadas, gostam de correr com o carro, faz com que a quantidade de combustível gasto seja maior do que as pessoas que andam mais devagar, que não dão arrancadas e nem correm.

Porém, se você pensa que o consumo de um carro é menor só porque você não corre ou não arranca, pode estar enganado.

Assim, o funcionamento de um câmbio é basicamente responsável por fazer a ligação do motor com as rodas.

Neste sentido, o câmbio é composto por diversas engrenagens. Cada engrenagem é responsável por transmitir uma força para as rodas.

Como nós conhecemos, a primeira marcha é a marcha da força, que é quando o carro está parado e faz a força para sair do momento parado.

Assim, a engrenagem dessa força é menor. Por ser menor, ele faz mais força, proporcionalmente.

As engrenagens maiores são menos fortes. Porém, conseguem atingir uma maior velocidade.

Por isso, que a quarta e quinta marcha são responsáveis por maior velocidade. 

Neste sentido, o funcionamento dos câmbios é praticamente igual. A diferença entre ambos são os seus componentes de construção.


Como dirigir um carro automático?

É simples: se você dirigir um carro que possui um câmbio automático, basta pisar no pedal do freio e mover a alavanca do câmbio para a posição ‘D’.  

Assim que você soltar o pedal do freio, o carro já pode começar a se movimentar.

Vai passar por uma subida? Os câmbios automáticos possuem um recurso chamado ‘kickdown’. Esse recurso permite que a caixa reduza uma ou mais marchas quando você pisar fundo no acelerador. 

Então, se você precisar de mais força para vencer a subida, basta pressionar o pedal do acelerador até o fundo e controlar a velocidade posteriormente. 

Algumas versões de câmbio trazem ainda a posição “L” (de “Low”, ou “reduzida”), na qual a primeira marcha é ‘travada’ para vencer aclives. 

Basta selecioná-la e voltar a alavanca para a posição “D” após passar pela subida.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de pneus novos e com qualidade e excelência no desempenho ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Assim, produtos e serviços baratos e de qualidade estão na Full Pneus!

Confira, também, nossas promoções de pneumáticos em nossa loja! 

Ao escolher o pneu ideal, o seu automóvel poderá transitar nas ruas, sem dificuldades. Portanto, se você necessita de algum destes materiais, conheça a Full Pneus e o seu portfólio! Portanto, podemos observar que vale a pena conhecer mais de perto os pneus Continental. 

Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook   Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

promção