Cambagem. Quando fazer?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Cambagem. Quando fazer?

Muitas pessoas não se importam com os pneus dos carros, por achar que são itens secundários. No entanto, é muito importante realizar a cambagem no veículo. Confira neste artigo quando fazer esse serviço.

Diante disso, a grande verdade é que os pneus são de muita relevância. Principalmente, quando falamos na questão de segurança.

Assim, já ouvimos muito que veículos podem ser uma arma. Mesmo que saibamos dirigir com atenção e cuidado. Além de respeitar as sinalizações e a velocidade da via.

Ainda assim, podemos causar acidentes de formas mais incomum e até mesmo prestando toda a atenção possível.

E falando de segurança, não queremos colocar as nossas vidas em risco. Muito menos a de quem amamos ou estão conosco no veículo.

Na realidade, quando não cuidamos dos pneus, estamos sendo negligentes. E não só colocando a nossa vida em risco.

Mas a das pessoas que rodeiam a nossa volta ou estão passando na rua.

Porém, o que é cambagem? Confira, a seguir, sobre como funciona esse serviço automotivo.


Cambagem: o que é?

A grosso modo, a cambagem é um processo onde são verificados a rodagem dos pneus.

Dessa forma, o processo é bem simples. No entanto, ele deve ser feito por um profissional especializado.

Quer saber como funciona esse processo? Vamos te explicar.

Muitas vezes, acontece quando você leva o seu veículo para fazer a troca de um ou mais pneus. Assim, o mecânico tira os pneus do veículo, coloca o mesmo em uma desmontadora de pneus. 

Com isso, nesse mesmo lugar, ele tira a pneu da calota. Logo depois, com a ajuda de um lubrificante – geralmente óleo – ele coloca o outro pneu no lugar.

Após esse processo, a roda é cheia de ar. Em seguida, é  levada até uma balanceadora. Nela, é verificado o desnível dos pneus, antes de colocar de volta no carro.


Cambagem: como funciona?

Mas o que é verificar o desnível ou a famosa cambagem?

Assim, como já citado antes, a cambagem nada mais é do que saber para onde a roda está se desgastando mais.

E como isso é resolvido?

Sendo assim, é resolvido de duas formas: a primeira é colocando um pedaço de chumbo, para zerar esse desnível. E a segunda é fazer o alinhamento.

Agora, você deve estar se perguntando: então sempre que eu for levar o veículo para fazer a cambagem, vai ter que ser feito o alinhamento?

A resposta é sim. Dessa forma, pode acontecer que alguns profissionais digam que não. No entanto, é o ideal a se fazer.

Isto porque a cambagem pode estar feita da maneira correta. No entanto, outras peças da suspensão estão fazendo com que o pneu fique com a posição positiva ou posição negativa.

Essas posições dizem para onde o pneu vai se desgastar mais rápido, seja ela para a parte de dentro, ou para a parte dele fora. Como resultado, isto diminui o tempo de vida dos pneus.

No entanto, queremos ressaltar que nem sempre que for fazer o alinhamento é necessário que seja feito o processo de cambagem.

Mas como economizar dinheiro?

Da mesma forma que é uma maneira de segurança, a calibragem é um item crucial para garantir a vida dos pneus.

Além disso, outra forma é fazendo a limpeza das rodas.


Cambagem: quando fazer?

Nos casos mais comuns, a cambagem é realizada quando é feita a troca do pneu.

Entretanto, outro caso que deve ser feito a cambagem é quando faz o rodízio dos pneus.

Sendo assim, o rodízio deve ser feito a cada 6 meses ou 10 mil km ou quando é feita a troca de 2 pneus.

Outro motivo de fazer a cambagem é por conta dos buracos encontrados nas vias.Dessa forma, esses buracos ajudam a borracha do pneu a se desorganizar. Como resultado, eles podem causar deformações no pneu.

Contudo, ainda existe outro motivo para se fazer a cambagem dos pneus. Dessa forma, se após a batida em um buraco, a nível de trepidação do volante ou até mesmo do carro ficar fora do comum.

Indicamos procurar um mecânico o mais rápido possível. Isto porque não prejudica só o pneu. No entanto, também toda a suspensão, podendo soltar alguma peça.

E sendo mais uma risco para as pessoas em volta.


Como aplicar o ajuste da cambagem?

Sabemos que a maioria dos motoristas é leiga em alguns assuntos automotivos. Assim, muitos consumidores não conhecem a fundo o serviço de cambagem que é oferecido pelos profissionais. 

Ao entender melhor um pouco mais sobre a cambagem, com certeza você deseja descobrir o momento certo para fazer esse serviço. Assim, existe um passo a passo. 

Assim, ele proporcionará uma orientação muito boa sobre como proceder com a sua cambagem. Como resultado, vale a pena conferir e se orientar a partir destas informações:

  • Observar Erros no Ângulo do Camber

Em primeiro lugar, deve-se observar esse ambiente – a fim de que o motorista confirme a suspeita de que há um problema. Assim, ao comprovar que o ângulo do camber se encontra na medida errônea, o condutor deverá descobrir o que aconteceu. Isso porque, esse infortúnio deve ter origem no defeito de alguma peça automotiva.

  • Verificação do nível do Problema

Posteriormente, para constatar a gravidade do defeito, o ideal seria “correr” para o Centro Automotivo. Assim, com uma análise minuciosa e cuidadosa, o especialista do estabelecimento comercial avaliará o grau deste contratempo.

Como resultado, infelizmente, há chances de que uma intervenção complexa seja necessária. Porém, na maioria das vezes, apenas um ajuste simples resolverá este empecilho. Portanto, não haverá a necessidade de uma mudança nas peças ou componentes próximos a este espaço.

Importante: em alguns casos, a origem do problema é a má conservação e péssimas condições de algum material ou componente. Desta forma, a fim de evitar o camber, mantenha a manutenção do veículo em dia!

Além disso, para alguns carros, há uma boa notícia. Assim, nos automóveis que funcionam com uma suspensão independente, não existirá uma complexidade no conserto desta ocorrência de cambagem.

  • Colocar em prática a solução

Finalmente, quando o motorista autorizar a realização do procedimento, os especialistas da Full Pneus terão a oportunidade de instalar esta solução com muita qualidade.

Portanto, compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 Redes Sociais

 Facebook                        Instagram

 

Matérias Relacionadas

Calibragem dos pneus: qual é a sua importância?

Amortecedor. Quais as melhores marcas?

Tesla vira alvo de autoridades após série de acidentes

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira