Cambagem: Entenda porque deve ser feita

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Cambagem: Entenda porque deve ser feita

Como em todos os carros, devemos fazer uma boa manutenção das peças. Sendo assim, é importante que os motoristas saibam dos serviços automotivos que devem estar em dia. E a cambagem é um deles.  

Neste sentido, é necessário que sempre observemos se as peças estão funcionando direito. Além disso, os condutores precisam verificar se as mesmas devem ser substituídas ou até mesmo sofrer alguma manutenção.

Desse modo, um dos itens mais utilizados, e muitas das vezes deixado de lado, são os pneus.

Até mesmo os amantes de automobilismo, que sempre vivem cuidando do seu carro, acabam deixando de lado os pneus.

Sendo assim, é fundamental manter os pneus limpos e em bom estado para evitar dores de cabeça maiores ainda.

Você deve estar se perguntando: “Limpos, como assim?”

Quando um pneu fica muito tempo sujo sem que sejam lavados ou removidos qualquer tipo de lama, esse tipo de sujeira pode e vai prejudicar outras peças, principalmente a parte do freio.

Quando o excesso de lama ou sujeira se incrusta no disco de freio ou nas pastilhas, causam arranhões e desgastes desnecessários.

Por isso, serviços como alinhamento e balanceamento são fundamentais para manter os pneus com uma boa performance. Além disso, a cambagem também é necessária para os automóveis. 

Acompanhe a seguir esses serviços!


Rodízio

O rodízio ocorre quando os pneus são trocados de posição. Com isso, o mais comum dos rodízios é feito em diagonal.

Essa substituição ocorre, por exemplo, com a mudança do pneu dianteiro do lado esquerdo que vai para o local do pneu traseiro direito e vice-versa.

Isso ocorre por conta do peso do veículo. Geralmente, esse tipo de inversão é ocasionado por causa do motor.

O pneu dianteiro sofre um desgaste maior por conta do peso. Quanto mais peso, maior é o contato com o solo. Assim sendo maior o desgaste dos pneus.

Esse tipo de revezamento deve ser feito a cada 5 a 10 mil km rodados ou a cada 4 a 6 meses.


Alinhamento 

Já o alinhamento deixa o carro alinhado. Isso significa que o mesmo tem a posição dos pneus traseiros e dianteiros na mesma direção.

Isso é feito para que o motorista tenha mais segurança na hora de trafegar com o carro e não seja um caranguejo andando de lado.

É importante que os motoristas busquem fazer o alinhamento também junto com o rodízio e com a cambagem.


Cambagem

Como já falamos, a cambagem deve ser feita sempre que os pneus forem substituídos ou quando for feito o rodízio.

Com isso, a função da cambagem é diminuir o desgaste desnecessário do pneu.

Geralmente, esse processo é feito para que não haja um desgaste em um local específico do pneu. E sim, um desgaste por completo do pneu, em todas as bandas de rodagem.

Mas, você sabe como é feito esse processo?


Cambagem: como funciona? 

Esse tipo de processo ocorre da seguinte forma.

Se for pneu novos, devem ser montados nas respectivas calotas. Após esse processo de montagem, os pneus são levados para o maquinário responsável para fazer a cambagem.

Já se o pneu está só no processo de rodízio, é apenas removido do local e levado para fazer todo o processo de cambagem.

Geralmente, é nessas horas que empresas sérias como a Full pneus observam para ver se o pneu está propício a voltar a rodar ou se é necessário a substituição.

Já no aparelho, é removido o chumbo que fica preso na calota. E a máquina gira em alta velocidade e demonstra para que lado o pneu está desnivelado.

Normalmente, todos os pneus necessitam desse chumbo, o chumbo é responsável por fazer o nivelamento do pneu.

Dependendo do que o aparelho indicar, o profissional vai rodar até a posição ideal e prender outro chumbo para que o pneu rode mais perfeitamente.

Mas você sabia que existem tipos de cambagem? Confira, neste artigo, quais são os tipos de cambagem automotiva.


Tipos de cambagem

A cambagem nula é a mais ideal como podemos falar, pois com a cambagem nula os pneus fazem o ângulo reto como o solo.

Isso quer dizer que o centro da banda de rodagem do pneu toca diretamente ao chão.

Quando o pneu precisa desse tipo de cambagem, quer dizer que os pneus estão com a parte interna sendo mais desgastados.

Vulgarmente, a cambagem quando está assim, os especialistas falam que está comendo por dentro.

Para melhor entendimento desse tipo de cambagem é o seguinte: o pneu com essa configuração fica com a parte de dentro (lado que fica virado para o carro) tocando o solo. Então, esse lado se desgasta mais rápido.

Já quando a cambagem é positiva, o pneu está voltado para o lado de fora.

Isso quer dizer que a parte externa do pneu toca mais o solo. Sendo assim, se desgasta muito mais rápido do que a parte interna.

Então, antes de fazer qualquer serviço desses, leve em uma pessoa de confiança e que vai garantir uma maior vida útil para os seus pneus.


Conte com uma equipe especializada

Quando o motorista vai a uma loja para consertar algum problema no seu carro ou buscar novos componentes veiculares, é importante que ele encontre profissionais capacitados que te auxiliem nas demandas de melhoramento do seu veículo. 

Portanto, a Full Pneus é formada por especialistas que cuidam do seu carro de forma excelente! 

Assim, desde os profissionais da área mecânica até a nossa recepcionista, todos os funcionários de nossa loja automotiva têm o melhor treinamento.

Como resultado, nós buscamos a sua plena satisfação.

Além disso, outra vantagem em adquirir as melhores soluções da Full Pneus são os nossos equipamentos de última geração. Consequentemente, por meio de peças e materiais inovadores, nós oferecemos serviços rápidos para cada uma das demandas do consumidor.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção