Calibragem correta ajuda na durabilidade do pneu?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Calibragem correta ajuda na durabilidade do pneu?

Faça a calibragem de seus pneus e tenha maior economia de combustível, além de fazer seus pneus durarem mais!

A calibragem é um dos procedimentos mais comuns e necessários para garantir maior desempenho, conforto e segurança dos pneus. Assim, o recomendado é manter a pressão correta para garantir a dirigibilidade do veículo ao trafegar.

Dessa forma, manter a pressão adequada dos pneus é importante para uma melhor aderência dos pneus ao solo, maior controle e estabilidade do veículo, além da redução na distância de frenagem e menor emissão de CO2 na atmosfera.

Quando os pneus estão murchos (com menos pressão) tendem a consumir até 20% a mais de combustível, furam com mais facilidade, desgastam-se 50% mais que um pneu calibrado e corre-se o risco dos pneus saírem do aro.

Já quando estão muito inflados não absorvem devidamente as irregularidades da pista e podem estourar, inclusive quando entram em contato com pequenos objetos.

Como calibrar os pneus corretamente

Agora que você já sabe o que é a calibragem de pneus para garantir o correto controle dos pneus, está na hora de aprender como fazer isso de forma correta. O primeiro passo é saber qual a pressão correta dos pneus. Essa informação é normalmente encontrada nos seguintes locais:

Repare que existe mais de uma informação sobre a pressão correta dos pneus. Elas variam em função do tamanho do pneu em seu veículo e se você está ou não andando carregado.

Para saber o tamanho do pneu do seu carro, basta olhar no próprio pneu as informações, e comparar com o que está escrito na indicação do manual.

Em algumas exceções, a pressão para andar com o veículo cheio e vazio é a mesma. Portanto é só seguir o que está no manual sem medo.

A calibragem de pneus economiza dinheiro e diminui o riscos de acidentes

Poucas pessoas sabem, mas, de acordo com uma pesquisa da Michelin, cerca de 50% dos veículos no brasileiro trafegam com a calibragem dos pneus incorreta e desse número 20% estão em condição perigosa.

Isso gera inúmeros problemas. Um deles é seu desgaste prematuro. Pneus com calibragem incorreta podem ter uma vida útil de até 8.500 km menor.

Além disso, andar com pneus muito cheios ou muito vazios aumentam o risco de acidentes e o consumo de combustível.

Na hora de calibrar, os pneus devem estar frios

O ideal é que tenha uma oficina ou loja de pneus próximos, em um raio de até 3km, para fazer a calibragem com os pneus ainda frios.

No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

Mas, cuidado! Engana-se quem pensa que encher um pouco a mais fará a calibragem durar mais tempo, pois dessa forma os pneus podem perder a aderência ao solo, colocando em risco a segurança dos passageiros.

Só faça se realmente não tiver opção. Assim que os pneus esfriarem totalmente, faça outra medição da calibragem por segurança.

Calibre o estepe

O estepe também deve estar calibrado para o caso de precisar usar. Ao menos duas vezes por mês, lembre-se de conferir a calibragem do estepe.

Procure enchê-lo um pouco mais do que o ideal porque ele vai ficar parado ou até pegando sol, o que acelera a perda da calibragem colocada.


Dessa forma, precisando fazer a calibragem de seus pneus, além de outros serviços automotivos, faça-nos uma visita hoje!


Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Preços de Pneus Promoção


Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

Qual a diferença de Pneus Remold para pneus comuns?

Com o aumento dos valores de todos os itens, muitas pessoas têm buscado formas diferentes de reduzir o custo. E com os pneus do carro, não é diferente. Saiba, neste artigo, sobre os pneus remold.  Na tentativa de diminuir o valor dos pneus e ainda conseguir trocar por outros pneus, a procura pelos modelos remolds…

Carro com câmbio automático consome mais?

Cada dia que passa o número de carros com câmbio automático aumenta. Isso porque cada vez mais as pessoas estão possuindo as coisas com mais rapidez. Com isso, sabemos que existem alguns tipos de câmbio. Assim, os câmbios manuais estão cada vez mais deixados de lado. Isso porque,  alguns anos atrás, o câmbio automático era…

promção