Caixa de Direção: como identificar problemas?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Caixa de Direção: como identificar problemas?

Um dos componentes mais importantes, a caixa de direção é muito útil para o bom funcionamento de um carro. Mas, como identificar quando alguns problemas surgirão?

Para que um veículo transite com o máximo de performance, é preciso que as peças estejam em ótimo estado. Como resultado, os passageiros e o motorista poderão usufruir ao máximo de suas viagens. Além disso, não irão acontecer contratempos, que prejudiquem o dia a dia. Portanto, é relevante saber como identificar situações ruins, com relação a caixa de direção.

Caixa de Direção: principais informações

Para um carro conseguir se movimentar, é necessário que as peças da caixa de direção atuem em conjunto. Assim, o veículo poderá rodar sem maiores dificuldades.

Ok, mas, como podemos definir este conjunto veicular?

Uma combinação de engrenagens, que atuam juntas, com a meta de converter a rotação do volante em movimento. Como resultado, a movimentação será transferida para as rodas. Além disso, as peças – que constituem este sistema de direção – apoiam o motor no desenvolvimento do processo.

Quais componentes participam de sua formação?

Para o seu conhecimento, existem algumas peças nesta caixa. Assim, quando atuam juntas, possibilitam todo o seu  funcionamento. Como resultado, conheça cada uma abaixo:

  1. Volante: em primeiro lugar, é importante falar sobre esta parte do sistema de direção. Assim, faz as rodas se movimentarem, conforme o desejo do condutor. Como resultado, funciona assim: a coluna entende a movimentação realizada e faz o mesmo giro. Após esta ação, isto é transferido para a caixa.
  2. Pinhão e Cremalheira: estes dois pontos são modelos antigos, os quais fazem parte do sistema. Assim, a coluna, mencionada no item 1, está ligada à caixa, por meio do pinhão. No caso, os dentes ligam-se neste componente, desenvolvendo a mudança de direção. Ao falarmos da cremalheira, podemos dizer que é uma parte simples de se entender. Assim, funciona como um trilho, onde haverá a transmissão da força do pinhão, no momento do giro das rodas para as laterais.
  3. Direção Assistida: não é encontrada em todas as caixas de direção. Apesar disso, é comum nos veículos mais novos. Assim, podemos definir como uma peça que “retira a força do volante”, com a finalidade de tornar mais simples para o motorista girar este componente. Como resultado, a direção estará muito leve e confortável. Observação: pode estar no sistema elétrico ou hidráulico (ou, até mesmo, uma junção dos dois).

Como identificar os problemas na caixa de direção?

Apesar de ser um conjunto de peças estruturado, a caixa de direção não está livre de passar por danos. Assim, alguns problemas podem acontecer em um dos equipamentos. Como resultado, poderá prejudicar – e muito – a performance do seu automóvel.

Portanto, alguns sintomas de “folga” podem ser encontrados neste material. Assim, a fim de que o condutor esteja preparado para uma situação ruim, preparamos uma listagem simples. Como resultado, em cada tópico a seguir, destacamos alguns pontos importantes para a sua boa manutenção:

Qual o modelo de caixa de direção do seu carro?

Em primeiro lugar, é necessário identificar qual é o tipo que existe em seu carro. Assim, será mais fácil identificar qualquer confusão que venha a ocorrer. Portanto, para lhe apoiar, conheça os modelos no mercado automotivo:

  • Pinhão e Cremalheira, sem auxílio (direção mecânica);
  • Com auxílio hidráulico ou direção hidráulica. Assim, neste sistema, existe uma bomba hidráulica, a qual está acoplada no motor. Como resultado, utiliza o fluido existente para exercer uma pressão sobre a direção. Desta forma, diminui a força necessária ao virar o volante.
  • Com auxílio elétrico ou direção elétrica. Aqui, no local da bomba hidráulica, existe um motor elétrico. Assim, ele fará força, o que tornará a direção mais leve – sem roubar a potência do carro.

 Agora, respondendo a sua dúvida: como identificar os problemas?

Neste tópico, iremos apresentar os sintomas mais comuns, que podem ajudar o motorista a encontrar um problema grave. Assim, acompanhe cada uma das dicas abaixo:

Folgas na Direção

Este é o sintoma mais normal. Assim, o que acontece é que – ao tentar virar o volante – o motorista percebe que as rodas não estão acompanhando o movimento. Isto ocorre, em grande parte, com automóveis antigos, que utilizam o sistema do eixo sem fim. Para averiguar se este é o problema, a melhor forma é testar o volante com o seu carro parado. Além disso, analise o desgaste de componentes internos e externos. Portanto, é necessário observar o pinhão e a cremalheira.

Sons e Ruídos Estranhos, ao realizar alguma manobra

Outro problema, que pode indicar uma caixa de direção defeituosa. Assim, é muito importante ficar atento(a), no primeiro momento em que aparecer algum som estranho. Porém, uma observação: um ruído estranho não estará, necessariamente, ligado a problemas na caixa. Assim, pode estar relacionado a outro componente veicular, como nível de óleo baixo ou mangueiras obstruídas. Portanto, antes de qualquer ação, procure o seu mecânico.

Trepidações no Volante

Este será outro fator, o qual demonstrará problemas no conjunto de componentes. Principalmente, se isto ocorrer  num automóvel em uma baixa velocidade. Caso ocorra em velocidades altas, observe outros componentes, como a junta homocinética, rodas empenadas e pneus defeituosos.

Direção muito dura

Em um sistema de direção hidráulico ou elétrico, não é normal que o ato de dirigir se torne algo difícil. Isto pode ocorrer, porque há uma falha na conexão com a caixa de direção.

Vazamentos

Por último, nunca deixe de verificar o nível de óleo neste conjunto de componentes. Assim, será possível identificar se existe algum vazamento ou problema semelhante. 


Precisa de ajuda para manter a sua caixa de direção funcionando corretamente? Fale com a gente agora! A nossa equipe está pronta para lhe atender!


Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Estamos próximos à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira