Super Banner

Balança e coifa da homocinética. Quando trocar?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Balança e coifa da homocinética. Quando trocar?

Manter a balança e coifa da homocinética em dia é importante para que possamos impedir que impurezas ou ‘corpos estranhos’ nas ruas e estradas entrem no sistema de funcionamento das rodas do carro. 

Por isso, precisamos cuidar e estar em dia com a manutenção dessas peças para que possamos realizar movimentos à direita, à esquerda e passar por um lugar que tenha uma depressão ou lombada, por exemplo. 

Desse modo, sabemos que, a cada dia que passa, os carros vêm se tornando fundamentais para o deslocamento do ser humano. 

Há alguns anos, nem era fundamental uma família ter carro. Hoje, no entanto, a grande maioria das famílias não possuem apenas um carro, mas sim dois.

Esse aumento tem sido observado pelo grande volume de carros nas ruas e tem ficado mais visível a cada dia pelo aumento dos engarrafamentos.

Neste sentido, muitas dessas pessoas que utilizam o carro diariamente não tem se mostrado preocupadas com a manutenção dos seus veículos.

E a manutenção é fundamental para tudo na nossa vida. Se fizermos uma analogia, toda vez que vamos ao médico é para fazer uma espécie de manutenção.

Seja uma manutenção para melhorar alguma coisa que está boa, ou uma manutenção para consertar algo que quebrou.

Com os carros, essa manutenção não é diferente, devem ser sempre verificados de forma regular e em caso de quebra repentina, a substituição deve ser mais rápida possível.

Já que estamos falando sobre manutenção, o tema deste artigo é sobre a balança e a coifa da homocinética. Você quer saber mais sobre isso e não ser passado para trás na hora de substituir essa peça?

Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre balança e a coifa da homocinética.


Balança e coifa da homocinética: você sabe como funciona?

Quando falamos de deslocamento para o carro, a homocinética é um item fundamental.

Neste sentido, essa peça é responsável por fazer a transmissão de velocidade, que sai do diferencial e vai até as rodas do carro.

Além disso, a homocinética também é responsável pelos movimentos angulares e telescópicos. Esses movimentos são responsáveis por auxiliar a suspensão.

Com isso, todos os veículos que não são 4×4, possuem o movimento da homocinética. Como falamos, esses movimentos auxiliam a suspensão do carro e possibilitam passar em lombadas e as famosas trepidações.

Sendo assim, o movimento da homocinética se tornou fundamental nos carros. Quando um carro se desloca para frente, necessariamente precisa realizar uma curva. Neste sentido, quem faz o movimento é a homocinética.

E caso não existisse a homocinética, o motor iria transmitir o giro para as rodas traseiras e isso mudaria a dirigibilidade e a estabilidade do veículo.


Coifa da homocinética

A coifa da homocinética é responsável por fazer a cobertura da homocinética. 

Essa cobertura é fundamental para conter a poeira, sujeiras e, principalmente, manter a graxa que é responsável por fazer a lubrificação do movimento da homocinética.


Balança da homocinética

A balança é uma peça que auxilia na suspensão do carro. 

O movimento de subir e descer que a roda faz ao passar em um burraco, lombada ou em um asfalto que gera trepidação, o movimento de subir e descer é balanceado com a utilização da balança. 


Balança e coifa da homocinética: substituição das peças

Agora que entendemos para o que serve a homocinética, coifa e a balança, podemos te explicar quando é que deve ser feita a substituição e o que fazer para manter essas peças inteiras por mais tempo.

A manutenção das peças depende muito de como o carro é utilizado e como a pessoa dirige.

Nesse sentido, esses fatores influenciam muito por conta do estresse que é causado na peça, sendo maior desgaste em algumas peças do que em outras.

Assim, a substituição dessas peças deve acontecer a cada 50 mil km rodados.

Contudo, pode existir casos que essa substituição aconteça bem mais tarde ou nem aconteça.

Por isso, não podemos afirmar que essa substituição tem que ser feita, mas sim pode ser feita.

Essa diferença depende muito se as peças estão mais desgastadas, se a coifa está rasgada, se a balança está funcionando perfeitamente, ou se está com problema nas buchas.

Cada caso é um caso. Por isso, há a necessidade de avaliação de um profissional experiente.

Essa avaliação pode ocorrer de forma simples, fácil e rápida. Para facilitar para os clientes e para você que está lendo essa matéria a observação e até mesmo a substituição das peças podem ocorrer quando for realizada o rodízio dos pneus.

Caso você já tenha feito o rodízio e/ ou a substituição dos pneus, ainda tem como realizar essa verificação.

Não é um serviço que demora muito tempo para ser observado e dependendo do que o profissional necessite fazer, é rápida essa substituição.

Mas, caso não seja observado a necessidade de troca, o ideal para manter o melhor estado de conservação da coifa e da balança é sempre evitar passar por cima de buracos, passar correndo e lombadas e evitar superfícies que não estão regulares.


Full Pneus: conheça os nossos serviços!

Temos cada área bem definida em nosso Centro Automotivo. Assim, existem setores diversos. Dessa forma, eles atendem a cada tipo de demanda específica. 

Precisa fazer uma manutenção no seu carro ? Alinhar e balancear o seu veículo ? Ou simplesmente trocar uma peça? Conheça os principais serviços que temos para oferecer ao seu carro!

Saiba quais são:


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matérias Relacionadas

Promoção Pneus Continental

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção