Ar-condicionado veicular: Faça a manutenção preventiva

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Ar-condicionado veicular: Faça a manutenção preventiva

Apesar de estarmos no outono, uma das estações do ano que possuem temperaturas mais agradáveis, não deixamos de usar o ar-condicionado veicular.

Isso porque, no estado do Rio de Janeiro, ainda parece que é verão. Assim, sentimos sensações térmicas próximas aos 39ºC ao longo do dia.

Hoje em dia praticamente ninguém consegue mais ficar andando de carro sem ter ar-condicionado.

Enquanto, há mais ou menos duas décadas era considerado artigo de luxo possuir um veículo que tivesse ar-condicionado.

Atualmente, o ar condicionado veicular deixou de ser algo que poucos possuíam. Agora a pergunta se inverteu. Não é mais, “quem tem ar-condicionado?” e sim, “quem NÃO tem ar-condicionado?”

E isso, não é só para os aparelhos residenciais. Agora, até os veículos de entrada possuem ar e direção elétrica ou vidros elétricos.

Há alguns anos,  o ar condicionado veicular aumentava o valor do carro significativamente. Isso acontece mesmo estando saindo de uma pandemia e o valor dos automóveis terem subido significativamente.

No entanto, ainda é um item não de luxo, mas sim essencial. Não é um item que chama a atenção e sim um item que a maioria dos condutores acham normal estarem ali.

Mas, você já cuidou do ar-condicionado do seu veículo? Já fez alguma manutenção?

Acompanhe a seguir!


Ar-condicionado veicular

Você pode pensar que o ar-condicionado é algo que pode ser utilizado para sempre ou que não precisa ter uma periodização.

Como toda peça, seja ela mecânica, elétrica, hidráulica, precisa passar por uma pequena manutenção.

Nem que essa manutenção seja básica. Como uma limpeza do filtro, uma lubrificação de uma peça que use graxa.

Desse modo, toda peça precisa passar por um olhar técnico, ainda mais se utilizada constantemente.

E o aparelho de ar-condicionado automotivo não é diferente. Se você só utiliza o ar e não faz nenhuma manutenção e está lendo essa matéria agora, vá o mais rápido para um auto center ou algum especialista.

Podemos dar alguns motivos para você fazer a manutenção do aparelho de ar. 

Mas se você é motorista de aplicativo e está rodando com o seu veículo com o ar condicionado, também é essencial você levar para  fazer uma análise e até mesmo um orçamento.


Ar-condicionado veicular: motivos para fazer a manutenção

Podemos começar pelo simples motivo da pandemia que estamos saindo. Apesar das autoridades liberarem a utilização da máscara, o Coronavírus ainda está rondando a gente.

Alguns lugares do mundo ainda estão apresentando o famoso lockdown para tentar minimizar a proliferação do vírus.

E como o ar-condicionado possui o filtro e onde o vírus fica instalado e acaba contaminando outras pessoas.

Outro motivo é o próprio filtro do ar-condicionado, além do coronavírus. O acúmulo de poeira cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias, protozoários e parasitas

Essas bactérias, protozoários e parasitas se acumuladas e instaladas nas vias respiratórias causam as doenças mais conhecidas, como:

Tais doenças são causadas pelo excesso do uso do aparelho de ar-condicionado, mas não pense que é só o uso do ar, e o uso do aparelho sem manutenção.

Isso ocorre por conta da falta da substituição do filtro do aparelho.


Quando fazer a manutenção e o que fazer?

Esse tipo de manutenção geralmente é realizada quando se faz a troca de óleo e os filtros (óleo, gasolina e de ar).

Se você está prestes a fazer a troca de óleo e filtros, procure com o seu mecânico substituir também esse filtro.

O filtro antipólen, não é um filtro caro que pode ser encontrado facilmente em auto peças. E, dependendo da loja, o filtro pode sair com o preço mais em conta.

Mas, se você já fez a troca de óleo e filtros e não fez a troca do filtro antipólen, indicamos que faça o mais breve possível.

Isto para que não adquira doenças respiratórias causadas por esse ar contaminado e nem contamine outras pessoas que utilizem o mesmo automóvel.


Manutenção do ar-condicionado veicular

Existem outros tipos de manutenção que o ar condicionado automotivo deve passar periodicamente para que esteja sempre em ótimo funcionamento.

A recarga do ar condicionado não é um item que é tão falado. Isto porque esse tipo de manutenção é mais vista como uma manutenção corretiva.

Manutenção essa que é para corrigir um mau funcionamento. Geralmente, para as pessoas poderem fazer esse tipo de manutenção espera o aparelho começar a apresentar defeitos ou dificuldades.

Frequentemente, as pessoas acham que os dias estão mais quentes, principalmente quem utiliza o dia inteiro, e não percebe que o mesmo aparelho está apresentando dificuldades.

Então, se o aparelho de ar-condicionado do seu veículo começa a aparentar dificuldade para gelar, o ideal é verificar se o mesmo está com gás no sistema.

O mais eficiente para o aparelho e para o motorista é a manutenção do gás a cada 2 anos. Isso garante que o aparelho esteja sempre em perfeito estado.

Além de manter o veículo em ótimo estado para a venda.

Outra manutenção que quase não é feita, só em alguns casos muito específicos é a limpeza do aparelho de ar.

Essa limpeza diminui a chance de ainda ter algum tipo de bactéria causadora de doenças respiratórias.

Também retira todo mau cheiro que o carro possui, quem faz esse tipo de manutenção sente que o automóvel fica com cheiro de novo.

Além de dar uma sensação de ar mais limpo, esse tipo de manutenção é ideal fazer também a cada 2 anos de uso, mesmo não utilizando tanto o aparelho.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook           Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção