Ar condicionado automotivo: instalação em carros antigos

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Ar condicionado automotivo: instalação em carros antigos

Em carros mais antigos, instalar um bom ar condicionado é muito importante para que o motorista e os passageiros tenham uma experiência tranquila ao viajarem nas ruas e estradas.

O estado do Rio de Janeiro possui uma característica admirada pelos seus moradores: as altas temperaturas. Como resultado, as praias sempre lotam, quando o sol está forte. Porém, existe um grupo de pessoas que – quando o calor chega – se encaminha para as motanhas, para fugir deste período quente. No caso dos automóveis, há uma unanimidade: usar, neste período, o ar condicionado automotivo, é algo sem discussão!

O ar condicionado refresca o ambiente e impede que acumule um calor exagerado no veículo. Como resultado, deixa a temperatura agradável. Apesar disso, vários automóveis antigos ainda não têm esta solução. Desta forma, o seu proprietário e passageiros sofrerão e muito com o Verão. Mas, esta é uma situação simples de resolver. Assim, com a instalação do ar refrigerado neste modelos, a questão do calor se extinguirá.

Portanto, a partir de um Centro Automotivo de referência, você poderá implementar este serviço com qualidade, muita atenção e garantia.


A importância do ar condicionado automotivo

Este equipamento, bastante comum em veículos novos, tem um funcionamento similar, independente do modelo de automóvel. Assim, quando o motorista procura uma Loja Automotiva de alto gabarito, a sua equipe de profissionais saberá, com certeza, desenvolver a revisão necessária.

Porém, é importante que o condutor entenda o procedimento, a fim de se interar melhor sobre este tema.

Portanto, a fim de auxiliar o seu conhecimento, conheça a operação desta peça.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer os elementos, os quais fazem parte deste componente. Assim, os mesmos são: compressor, mangueiras, conectores e tubos de circulação do gás.

Além disso, a fim de que não traga problemas, existem alguns cuidados que são indispensáveis:

  • O gás é um insumo indispensável para que o ar condicionado automotivo funcione perfeitamente. Como resultado, é necessário que o condutor observe se existe um vazamento em um dos tubos. Portanto, se houver, não perca tempo: confira qual é o defeito e, se necessário, providencie a troca do material.
  • Os fusíveis são outros pontos muito importantes. Desta forma, é preciso analisar se algum deles queimou ou se encontra com problemas visíveis. Caso haja a constatação, faça o procedimento de substituição.
  • O compressor precisa estar em giro contínuo. Assim, para desenvolver uma boa verificação, em primeiro lugar, ligue o seu carro. Após este passo inicial, acione o ar condicionado. Por último, observe a parte inferior do capô. Como resultado, caso o ventilador funcione, mas o centro da polia não gire, é possível que haja um problema na embreagem elétrica do compressor.
  • Além disso, há outros pontos relevantes a serem verificados em um sistema de ar automotivo. Assim, são eles: fios partidos, problemas nos interruptores, dano no selamento interno e a soltura inesperada das correias.

Existem alguns defeitos no ar condicionado automotivo muito comuns. Como resultado, na maioria das vezes, ocorrem em automóveis antigos, prejudicando o funcionamento do equipamento. Portanto, conheça alguns:

  1. Problemas na ventoinha do condensador;
  2. Defeito no compressor;
  3. Vazamento no gás refrigerante;
  4. Fusível do compressor queimado;
  5. Dano na correia do compressor.

Observação: a falta de gás para o funcionamento do ar é a causa que acontece com uma maior frequência. Assim, fique atento(a) a necessidade de renovar este material.


Como funciona a instalação do componente em automóveis antigos?

Nesta etapa, onde foi possível entender algumas informações sobre o ar para carros, valerá a pena conhecer todo o processo de aplicação do componente em um automóvel antigo. Assim, quando for realizar este serviço automotivo, poderá acompanhar de forma tranquila.

Porém, deve-se ressaltar um fato: quando o carro é entregue com o ar condicionado automotivo de fábrica, o seu projeto é adaptado para suportar este conjunto de peças. Como resultado, o radiador, as molas de suspensão e a parte elétrica possuem a dimensão para suportar os impactos deste material.

Além disso, como a instalação em um veículo que (originalmente) não foi desenvolvido para isto, há maiores chances de que – no carro antigo – ocorram contratempos. Portanto, ao fazer a sua instalação, procure um Centro Automotivo que proporcione qualidade e garantia.

Dicas para não acabar com um “problemão” no futuro

Para que não aconteça nada de negativo, será necessário saber alguns procedimentos. Como resultado, a instalação deste produto alcançará muito sucesso. Portanto, veja as dicas que separamos para você:

  • Evite o uso de peças usadas: observe as peças escolhidas para o ar condicionado do carro. Assim, veja se são novas ou de reposição. Isto porque, caso sejam usadas, o tempo de vida será menor.
  • A conexão deve ser muito bem feita: outro ponto importante é que as conexões existentes estejam 100% para funcionar de modo correto. Como resultado, caso alguma extremidade esteja frouxa ou com um pequeno buraco, a tendência é que ocorra um vazamento.
  • Solicite a equipe da loja que fique atenta aos fusíveis, fios e relês: uma área muito frágil e que deve ter uma preocupação especial é a parte elétrica. Assim, um exemplo de mudança é a substituição da bateria. Como resultado, troca-se este equipamento por outro, que possua uma amperagem maior e adequada a nova realidade do automóvel.
  • Cuidado com o seu carro 1.0: o ar condicionado automotivo possui um peso alto e consome muita potência do veículo, ao transitar nas ruas. Assim, caso o seu carro tenha um motor 1.0, será necessário desligar o componente para subir ladeiras e andar mais rápido. Como resultado, o desempenho será muito melhor.

Portanto, a partir destas informações, esperamos que o seu automóvel tenha uma performance excelente, mesmo que o ar condicionado automotivo esteja ligado. Além disso, temos a certeza de que – ao realizar este serviço veicular na Full Pneus – os resultados finais serão espetaculares. Desta forma, você terá um equipamento “gelando” do modo correto e esperado!


Quer realizar este serviço automotivo agora? Nós temos o que o seu carro precisa! Assim, não deixe de vir em nosso estabelecimento comercial e conferir esta e outras soluções automotivas.

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira