Super Banner

Antes das férias, analise o sistema de freio do seu carro 

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Antes das férias, analise o sistema de freio do seu carro 
Estamos no melhor mês do ano para fazer aquela viagem planejada! Mas, antes de colocar o carro na estrada, verifique o sistema de freio do seu automóvel!

Passamos, praticamente, o ano inteiro preparando para uma viagem de fim de ano. Neste sentido, são meses e meses economizando, olhando o destino da viagem, vendo quais lugares são importantes para conhecer e visitar. 

Sendo assim, em uma viagem de férias são muitos pontos a serem analisados. 

Além disso, para quem escolhe se aventurar com seu automóvel, os pontos de análises aumentam. Isso porque vários itens do automóvel precisam ser avaliados antes de cair na estrada. 

E o sistema de freio faz parte desses itens que precisam ser verificados. 

Com isso, o sistema de freio funciona como um conjunto de elementos que permitem a interrupção da aceleração do veículo. Sendo assim, este grupo de peças precisa estar muito bem alinhado e em bom estado antes de você e sua família saírem de férias. 

Com isso, quando um automóvel possui um sistema de frenagem excepcional, dificilmente acontecerá algum problema sério.

Além disso, em conjunto com a parte da suspensão e os componentes da direção, o freio proporcionará um suporte para a manutenção da segurança no automóvel.


Sistema de freio: componentes

É importante que todo motorista saiba sobre as peças que compõem o sistema de freios do carro. Conheça as principais:

  • Pedal

O pedal é o mais famoso entre os materiais desse sistema. Isto porque, um motorista sempre irá pensar em acionar o freio de um veículo quando tocar no componente. 

Neste sentido, o pedal possui um funcionamento simples: quando o condutor pisar neste local, as rodas do automóvel serão impedidas de prosseguirem com o seu movimento naquele momento.

  • Alavanca

Esta parte é considerada a segunda parte do conjunto. Porém, quando há o acionamento desta área, apenas as rodas de trás do veículo terão a ação de frear.

Neste sentido, este é o motivo principal para que o uso desse freio de mão ocorra apenas quando o automóvel estiver em repouso. Assim, é importante que você não o utilize para parar o carro, quando o mesmo estiver em uma alta velocidade.

Uma observação: o pedal e a alavanca são materiais do sistema de freio. Porém, essas duas peças atuam de forma independentes uma da outra.

  • Disco de Freio

Normalmente, esta peça detém um formato circular. Assim, o disco de freio possui conexão direta com a roda e a função de acompanhar o movimento do veículo. 

Além disso, ele realiza a desaceleração e uma interrupção da velocidade no automóvel (isto, quando um material abrasivo sofre uma pressão contra ele).

  • Tambor

Este componente tem uma funcionalidade semelhante ao disco de freio. 

Assim, cria um atrito específico, com a meta de impedir a aceleração do carro. 

Além disso, o tambor possui uma forma similar a uma panela e, na maioria dos automóveis, se encontra nas rodas traseiras.

  • Pastilha

A pastilha é um elemento de renome dentro deste sistema. Assim, esta é uma das peças automotivas responsáveis por desacelerar o veículo. 

Desse modo, a pastilha necessita de trocas recorrentes, porque possui uma utilização constante: o seu material desenvolve a fricção entre os freios e as rodas. 

Como resultado, esse atrito gera a resistência, que interrompe o deslocamento comum.

Outro ponto importante: as pastilhas são peças exclusivas dos sistemas de freio a disco. Assim, os insumos, materiais usados para criar este componente, são devidamente escolhidos, como forma de tornar o material mais funcional e menos prejudicial à saúde.

  • Lona

A lona é uma outra possibilidade de atrito para reduzir a velocidade do automóvel. 

É muito comum em veículos clássicos ou que se enquadram na categoria dos populares, está presente nos sistemas de freio a tambor. 

Para funcionar, as lonas devem se aproximar do tambor, para que ocorra a fricção. Como resultado, isso irá desacelerar o veículo.

  • Pinça

A pinça é o material responsável por realizar a atuação no sistema de freio a disco. Assim, esta peça atua como suporte e proteção das pastilhas. 

Além disso, emite a pressão contra o disco por meio de um ou mais cilindros hidráulicos com os pistões internos.

Importante: pinças flutuantes ou deslizantes é a nomenclatura dos materiais que têm apenas 1 cilindro. No caso de versões com mais de 1 pistão, o nome é pinça tipo fixa.

  • Fluido

Considerada uma das partes mais importantes. 

Neste sentido, o fluido é o material responsável por transferir o movimento responsável por proporcionar o bom funcionamento do sistema hidráulico.


Manutenção preventiva é mais barata

Como já respondemos, a manutenção preventiva é quase sempre mais barata que em manutenção corretiva.

Quando você possui um planejamento de manutenção, você terá menos gastos com a manutenção do seu automóvel.

Pois, com um planejamento de manutenção a compra de material pode sair mais em conta, pois a pessoa vai ter mais tempo para pesquisar e encontrar um valor mais agradável.

Outro fato que também é favorável para quem realiza um planejamento de manutenção é a questão do tempo.

Em uma troca de óleo, por exemplo, se a pessoa não puder parar o carro naquela semana, não tem risco de outras peças virem a quebrar.

Além do fato de quando algo é planejado, o gasto também é planejado. Então, não sendo um susto como é em uma manutenção corretiva.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita de melhores serviços e produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

promção